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Por que você precisa ter um site?

O seu site é a sua casa no digital e, por isso, deve obter os mesmos cuidados que um estabelecimento físico receberia para impactar positivamente os seus clientes. Entenda melhor no artigo!

Por que ter um site, se eu posso divulgar minha empresa só pelas redes sociais? Esse tende a ser o principal argumento de micro e pequenas empresas que, naturalmente, tentam reduzir, ao máximo, custos de tempo e de dinheiro para ver o seu negócio crescer.

Para esclarecer as funções específicas de um site e para quais tipos de negócio ele é indicado, acompanhe o artigo.

Por que ter um site?

O seu site é a sua casa no digital e, por isso, deve obter os mesmos cuidados que um estabelecimento físico receberia para impactar positivamente os seus clientes.

Entenda melhor a seguir.

Sua casa, suas regras (e o seu canal de vendas 24h por dia)

Diferentemente das redes sociais, ao ter um site você tem total controle sobre o que acontece ali dentro e pode obter dados precisos da sua audiência; ou seja, das pessoas que visitam o seu site.

Talvez você pense ter o mesmo controle das suas redes sociais, mas reflita:

  • O que aconteceria se o Instagram ou WhatsApp ficasse fora do ar por um dia inteiro?
  • E quanto às mudanças constantes de algoritmo de plataformas, como Facebook e Instagram?
  • E se a partir de amanhã fosse necessário que todos os perfis comerciais pagassem por todas as suas comunicações na rede social?

Casos de instabilidade, como de queda de rede social, já aconteceram e tendem a deixar muitos empresários preocupados com a queda de vendas nesse período. Mas muito além desses casos específicos, depositar todas as suas fichas em canais de terceiros, cujas regras não são suas, é assumir o risco de ter todo o histórico com o seu potencial cliente gerenciado também por essas redes. Qualquer mudança na regra do jogo que você não possa arcar, já pode te levar pra estaca zero no relacionamento e prospecção de clientes.

Quando você tem um site, por sua vez, você tem controle de todos os dados, assim como é você quem administra o contato com o servidor do seu site. Ele pode até sair de ar por alguma instabilidade, mas você terá meios para recorrer e ajustar o mais breve possível.

E, claro, seu site será o seu canal de vendas 24 horas por dia. Mesmo que você não realize vendas online, isso significa que seu cliente poderá entrar em contato com a sua marca a qualquer momento, aguardando o seu retorno breve.

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Seu portal de produtos e serviços na internet

Uma rede social dificilmente será mais eficaz que um site para expor seus produtos ou serviços. E o consumidor, mesmo que possa visitar sua loja, tende a pesquisar bastante sobre suas opções antes. Nesse ponto, ter um site que detalhe as especificações dos seus produtos ou dos processos por trás dos seus serviços, fará toda diferença na etapa de decisão, e pode antecipar um convite para o contato com a empresa.

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Chances de se posicionar de forma orgânica no Google

“Empresa de consultoria jurídica em brasília”, “bolos caseiros taguatinga”, “lavanderia asa sul”, “formatação notebook asa norte”,... Todos nós utilizamos o Google rotineiramente para buscar por produtos ou serviços do nosso interesse. 

Embora as redes sociais já tenham até começado a se posicionar para oferecer essa facilidade de busca, ainda temos o seguinte cenário em evidência:

  • se eu não tenho indicação de empresa, vou ao Google pesquisar;
  • se eu já tenho a indicação de uma empresa, posso ir ao Google ou buscar por seu nome nas redes sociais.

O ponto em questão, portanto, é que o potencial novo cliente que não tem nenhuma empresa em mente, tenderá a escolher pelo que o Google indicar nas primeiras opções. Se você tiver um site rastreável com as principais palavras-chave relacionadas ao seu serviço, terá mais chances de aparecer entre as primeiras opções.

Mais credibilidade

É bem simples entrar nas redes sociais. Tão simples que é critério básico possuir conta nessas redes e dificilmente algum consumidor te destacará por isso. O site, por sua vez, é o que irá conferir à sua empresa mais credibilidade, profissionalismo e fortalecimento de marca. O potencial cliente pode até começar visitando suas redes sociais, mas é um caminho natural que, em seguida, ele busque pelo seu site para a pesquisa de um produto ou serviço.

Se você tem um site, sabemos que já não é qualquer empresa, e o sentimento de “mais confiança” em relação a sua marca será automático. Aliado a uma boa presença nas redes sociais (com divulgação de conteúdo de qualidade constante), você aumenta suas chances de atrair clientes para o seu negócio. 

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Quando ter um site é ou não é indicado?

Um site só não será indicado em caso de negócios in loco muito pontuais, sem interesse algum em expandir a clientela, realizar pré-atendimentos ou até reservas. Podemos dar como exemplo um profissional que vende pipoca na frente de uma escola, e que já administra um público de clientes ativo e suficiente para seus objetivos.

Por outro lado, caso o mesmo profissional tenha interesse em se projetar para trabalhos em festas infantis, por exemplo, ele já seria muito beneficiado com um site em que poderia detalhar esse serviço e gerenciar pedidos de reserva. É sempre uma questão de posicionamento.

Reflita: quando as pessoas pesquisam no Google pela sua oferta, você gostaria de aparecer para elas? Se sim, tenha um site.

Como fazer um site?

Fazer um site pode ser mais simples do que parece quando você envolve os profissionais certos na missão.

Contacte profissionais de marketing para desenvolvê-lo focado na atração do público certo para a sua marca. Os profissionais envolvidos costumam ser: um(a) web designer (para toda parte visual do site); um(a) conteudista ou copywriter (para escrever todo o texto do site); e um(a) desenvolvedor web (para programação de códigos do seu site).

Caso queira realizá-lo de forma autônoma, há muito conteúdo disponível na internet, além de templates prontos para o design de sites. Seja qual for o caminho que optar seguir, lembre-se: não adie mais. É hora de profissionalizar o seu negócio.

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