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Redes sociais para pequenos negócios: por onde começar?

Saiba como iniciar uma estratégia de redes sociais, visando aumentar a audiência e o engajamento com o seu pequeno negócio.

Se as redes sociais da sua empresa estão às moscas, está na hora de mudar o jogo. Saiba como iniciar uma estratégia de redes sociais para pequenos negócios, visando aumentar sua audiência e o engajamento com a sua marca. Acompanhe!

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Estratégia de redes sociais para pequenas empresas

Vamos ao passo a passo do que deve incluir o seu planejamento de redes sociais.

Desenhe sua persona: quem é o seu cliente ideal?

Antes de pensar nos conteúdos em si que você pode produzir, estude mais sobre o público e a persona que deseja alcançar. Como análise de público, levante características mais genéricas, como: região onde mora (quando relevante), faixa etária, poder aquisitivo, o que gera a demanda pelo seu produto ou serviço. 

Já na análise de persona, levante características ainda mais específicas daquele que tende a ser o seu cliente ideal: estilo de vida, estrutura familiar, dores e desejos, frases que geralmente diz quando está em negociação ou para avaliar o seu produto, motivações emocionais que possui ao buscar pela sua solução.

Caso sua empresa esteja partindo do zero e você não tenha dados de clientes ou seguidores para analisar, investigue o público cativo de seus concorrentes diretos. Avalie as interações nas redes sociais desses concorrentes, pesquise pelas temáticas da sua solução no Youtube e cheque os comentários; aja como um investigador do seu público em potencial.

Faça um benchmarking focado na análise de redes sociais

Faça um levantamento sobre a atuação de seus concorrentes diretos e indiretos nas redes sociais, mapeando o posicionamento de marca dessas empresas, os principais temas abordados por elas nas redes e formas de engajamento com o público. 

Vale pesquisar, também, por marcas que sejam referências de mercado para o seu segmento. Mesmo que a realidade delas seja muito distinta da sua pequena empresa, essa análise poderá te dar muitos insights para um posicionamento maduro da sua marca.

A recomendação é que você faça uma planilha expondo todos os principais pontos de análise. Exemplos de critérios de análise de contas no Instagram:

  • Quantidade de seguidores
  • Texto da biografia
  • Links presentes na Bio
  • Organização de destaques
  • Formatos de conteúdo explorados
  • Temas principais abordados
  • Média de curtidas e comentários por post

Estudar os seus concorrentes é fundamental para manter sua marca competitiva e uma das etapas de um plano de negócios bem estruturado. Saiba como rever o seu a seguir: Como fazer o seu plano de negócios: o passo a passo em 8 etapas

Crie sua linha editorial: sua marca fala sobre o quê?

Com base no estudo de persona mais o benchmarking realizado acima, comece a definir quais editorias serão foco da sua estratégia.

Lembre-se: a produção de conteúdo nas redes sociais deve ir muito além da exposição de características dos seus produtos ou serviços. Foque em educar seus potenciais clientes com conhecimentos e informações atreladas à sua marca.

Exemplos:

  • Se a empresa vende consultoria para negócios, você pode produzir conteúdo sobre os principais problemas vivenciados por empresas que limitam o seu crescimento. Contextualize sobre o cenário e dê indicações relevantes de como essas empresas podem melhorar sua performance. Por melhor que seja o seu conteúdo, a dificuldade de implementação prática de todos os conceitos e insights que apresentar é o que fará aquele potencial cliente ver sentido em te contratar.
  • Se a empresa vende serviços vinculados à informática, você pode gravar vídeos educativos ensinando a formatar um computador, deixá-lo mais rápido etc. Você sempre terá o público que assistirá a esses conteúdos, identificará a complexidade dos passos, e irá preferir contratar os seus profissionais.
  • Se a empresa vende produtos sustentáveis de higiene pessoal (como shampoo e sabonete), você pode produzir conteúdos focados na conscientização do público para a importância de checar a composição e formas de distribuição desses mesmos produtos, como forma de cuidado ao corpo, à pele e ao meio ambiente.

Perceba que falar da sua solução em si deve ser algo natural, acompanhado de uma comunicação útil e relevante ao internauta. Não tenha medo de dar informação demais. Nas redes sociais, vale muito o gatilho da reciprocidade: quanto mais você engajar e contribuir com a vida da sua audiência, mais chances você terá de convertê-la em novos consumidores da sua marca. 

Distribua sua presença digital: em que redes sociais seu público está?

Ainda com base no estudo de persona e de benchmarking, defina em que redes sociais sua marca deve estar. Vamos listar as principais delas aqui:

  • Instagram: rede social pilar atualmente. Mesmo sem conhecermos a sua marca, já podemos afirmar: esteja no Instagram.
  • Facebook: se o seu público é mais velho (50+), pode ser interessante distribuir seu conteúdo nesta rede social também. Avalie o engajamento, em comparação com as demais redes, para tomar sua decisão. Seja como for, para anunciar no Instagram, você precisará de uma conta de anúncios do Facebook e uma Página do Facebook. Portanto, crie o seu @ na rede e depois avalie se vale a pena distribuir seu conteúdo por lá também. Gestão de redes sociais é sobre testar continuamente o que dá mais certo para a sua marca.
  • TikTok: a queridinha do momento tem valor e pode ter um impacto muito positivo a depender do seu segmento e público alvo. Basicamente, a chance de viralizar no TikTok é muito maior do que nas demais redes. Por esse mesmo ponto, também é difícil focar em um público geográfico. Se as suas soluções atendem ao Brasil todo, por exemplo, como um e-commerce ou venda de mentoria/atendimento online, a rede pode ser muito estratégica. Avalie o quanto esse potencial alcance desenfreado pode te ajudar e se o seu público está presente nessa rede.
  • Twitter: o Twitter pode ser útil para marcas que desejam se posicionar em assuntos atuais, interagindo com outras personalidades e empresas na rede. Nesse caso, é menos sobre falar da sua marca e divulgar suas soluções de forma “crua”, e mais sobre engajar com outras publicações em alta, posicionando a opinião da marca própria em notícias, opiniões, piadas, memes etc.
  • Linkedin: excelente canal para empresas B2B. Para atingir outras empresas, ou empresários, a rede é um canal quase que obrigatório para expor a trajetória da sua empresa, seus cases e seu conhecimento a respeito da solução que vende.

Mantenha uma identidade visual em suas publicações: abuse de fotos próprias em boa qualidade!

Caso ainda não tenha uma identidade de marca, contrate um profissional de design para seguir com esse trabalho, que pode incluir toda uma definição de branding também.

Para que suas comunicações tenham a cara da sua empresa, é básico seguir a paleta de cores da marca, seguir um conjunto de tipografias específico e uma estrutura visual harmônica.

Para dar o toque único, priorize, sempre que puder, imagens próprias que apresentem a estrutura física da sua empresa (se houver) ou os processos de trabalho nos bastidores da empresa (seja onde for) ou até os seus clientes usufruindo da sua solução. Humanize sua marca, sempre que puder.

Mantenha constância nas publicações e engaje com o seu público

Iniciadas as produções de conteúdo, mantenha uma constância para que consiga manter sua marca na mente dos seus potenciais consumidores. Invista, também, em comunicações que despertem o desejo pelo engajamento.

Na definição de um cronograma editorial, cuidado para não definir metas irreais para a sua empresa. Mais importante do que tentar se fazer presente todos os dias, é definir uma frequência possível de se cumprir. 

Tipos de conteúdos que podem embasar sua estratégia:

  • tira-dúvidas e curiosidades gerais de temas relacionados à marca;
  • conteúdos educativos;
  • rotina da empresa e bastidores da produção;
  • detalhamento de processos;
  • depoimento de clientes;
  • exemplificação de soluções;
  • exibição de produtos em uso;
  • cases de sucesso.

Sempre que possível, priorize conteúdos em vídeo, já que estão sendo mais valorizados pelos internautas, tal como favorecidos pelo Instagram e TikTok.

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