Marketing

Anúncios na internet: como fazer?

“Quem não é visto não é lembrado.” A partir dessa premissa é extremamente necessário investir, não só em conteúdo, mas em anúncios na internet. Saiba como!

“Quem não é visto não é lembrado.” A partir dessa premissa é extremamente necessário investir, não só em conteúdo, mas em anúncios na internet, independentemente do porte da sua empresa. O seu público navega por ela diariamente e eventualmente buscará pela sua solução. Então, como aparecer para ele? 

Neste artigo, vamos explicar sobre as possibilidades para anúncios no Google e em redes sociais, como Facebook e Instagram. Complete a leitura e saiba como iniciar ou aprimorar a sua estratégia de alcance de público.

Leia também: 

Marketing digital para pequenos negócios: o básico e essencial

Estratégia de anúncios na internet

Os dois principais caminhos para anúncios na internet são: por meio do Google Ads ou do Facebook Ads (contemplando também o Instagram). Você também pode investir em anúncios para outras redes sociais (como Linkedin, TikTok e outros), mas vamos concentrar este artigo nesses dois caminhos principais até que possa estudar outros meios.

Anúncios pelo Google

Há 7 formatos distintos de anúncio pelo Google Ads, cabendo a você escolher os que forem mais estratégicos para alcançar o seu público.

Entenda cada um deles a seguir:

Campanhas de pesquisa

O formato mais conhecido é, sem dúvida, o de campanha de pesquisa; ou seja, um usuário digita por determinadas palavras-chave no Google e encontra logo no início da página empresas anunciando determinada solução relacionada.

Indicação: use para palavras-chave de fundo de funil do seu negócio, quando o cliente já tem intenção de compra. Palavras-chave de exemplo: “advogado brasilia”; “escritorio de arquitetura asa sul”; “contador taguatinga”.

Campanhas de display

Campanhas de display já são um excelente recurso para quem deseja alcançar o seu público em sites de terceiros ou aplicativos.

Conforme a sua segmentação de público, o Google encaminha seu anúncio para portais que recebem esse perfil e aumenta a visibilidade de sua marca, mesmo para quem não está procurando ativamente pela sua solução.

Indicação: especialmente para campanhas de remarketing e de fortalecimento de marca. Você pode reforçar a sua marca para aqueles que já visitaram o seu site, as suas redes sociais e até já se tornaram lead. Sabemos que de “visitante a cliente” o caminho pode ser longo, mesmo quando tal visitante se torna um lead (um cadastro) na sua base. Campanhas de remarketing cumprem o papel de deixar sua marca em evidência para esse potencial cliente. E, no caso do fortalecimento de marca, você pode alcançar um público distinto do que já possui.

Campanhas de vídeo

Nas campanhas de vídeo é a sua possibilidade de anunciar para usuários no Youtube. A estratégia aqui é um tanto questionável por, em algumas opções, se qualificar como um marketing de interrupção: a pessoa opta por assistir a um vídeo até que é interrompida pela sua propaganda. Embora seja uma opção, há formas mais positivas de impactar sua potencial audiência.

Se for o caso, dê preferência a estas opções:

  • anúncios out-stream: exibidos em sites parceiros, indo além do alcance do Youtube (funciona apenas para usuários em smartphones ou tablet);
  • video discovery: espaço do Youtube dedicado a usuários que desejam descobrir novos conteúdos (podemos considerar uma influência do Tiktok que já dita um novo comportamento de consumo de conteúdo com base nas indicações).

Campanhas no Google Shopping

Aqui é especialmente para e-commerces que podem — e devem — exibir seus produtos, com todos os informativos de preço e forma de pagamento na área do Google Shopping a fim de já encaminhar o usuário à compra. 

Nesse tipo de campanha, a empresa anunciante só paga quando há clique em seu anúncio, o que garante uma qualificação melhor dos usuários que visitam a página de venda.

Indicação: para todos os e-commerces.

Campanhas para apps

Aqui é realmente específico para empresas que desejam divulgar o seu app, tanto no Google Play, como no Youtube, Rede de Display.

Indicação: sempre que desejar aumentar o número de usuários e de downloads em seus aplicativos. 

Campanhas locais

Se possui uma loja física, as campanhas locais são essenciais para que atraia o público da sua cidade e, especialmente, de bairros mais próximos. 

Indicação: para comércio local que deseja aumentar o número de clientes em suas lojas.

Campanhas inteligentes

Essa ferramenta utiliza a inteligência do próprio Google para formatar suas campanhas, a partir da disponibilização de formatos distintos de anúncios e textos.

Indicação: para otimização de campanhas e melhor entendimento sobre a segmentação do seu público e inteligência da plataforma.

Anúncios no Facebook e Instagram

Inicialmente, utilize sempre o Gerenciador de anúncios do Facebook para promover suas campanhas e jamais atalhos como o de “Impulsione a sua Publicação”.

Ao formatar seu anúncio, você pode escolher por objetivos distintos, como reconhecimento, consideração e conversão; por perfil de público (dados demográficos, interesses e outros); além de escolher sobre a forma como gostaria de investir o seu orçamento.

Os lugares onde seu anúncio pode aparecer são: stories, feed e nas colunas da direita no Facebook. Para cada um desses lugares, criativos em formatos distintos devem ser utilizados, tal como acontece no Google.

Leia também: 

Redes sociais para pequenos negócios: por onde começar?

Anúncios no Google ou no Facebook e Instagram?

O importante é perceber a diferença entre o impacto de cada plataforma de anúncio. O Google é excelente, principalmente, quando se deseja impactar o público já engajado para o momento de compra; ele já busca por uma solução imediata.

No Facebook e Instagram, por sua vez, você consegue atuar a favor de um comportamento de consumo de conteúdo em alta, vinculado ao excesso de uso das redes sociais. Seu público certamente navega por essas redes e a sua marca pode pegar carona na inteligência que o Facebook possui sobre seus usuários para ter campanhas segmentadas aos interesses do seu público.

Pontos essenciais para um bom anúncio

Seja qual for o lugar em que opte por anunciar, tenha clareza sobre cinco tópicos em especial:

  • Objetivo da campanha;
  • Público;
  • Orçamento;
  • Conteúdo do anúncio (criativos e mensagem pilar);
  • Página de destino.

Se você não tem um objetivo claro do que deseja obter de resultado, seja em reforço de marca na mente de um público ou uma conversão em determinado formulário ou na venda de um produto, não terá como ter uma estratégia bem definida em seus anúncios.

Da mesma forma, se não conhece as características pilares do seu público, tanto em dados demográficos, como em dados de interesses e comportamentos, não terá muito repertório para utilizar da inteligência das plataformas nas segmentações.

E, claro, o orçamento disponível para anúncios será um norte fundamental para direcionar as prioridades das suas campanhas, assim como os formatos de anúncios adequados para uma melhor performance de acordo com as possibilidades de investimento.

Quanto ao conteúdo do anúncio e página de destino, tenha em mente que sua mensagem deve ser consistente, tanto em termos visuais (alinhado à identidade visual da sua marca), como em termos de conteúdo, assim como deve focar em uma necessidade/benefício claro para o usuário.

Leia também:

Por que você precisa ter um site?

Às vezes o conteúdo do anúncio desperta uma curiosidade ou necessidade real que leva o usuário a clicar na sua campanha. Mas, ao chegar na página de destino, por exemplo, ele visualiza informações confusas, vagas ou nada alinhadas com a “promessa” do anúncio. Nesses casos, o mais provável é que o usuário abandone a página e desconsidere qualquer tomada de decisão.

Mapeie bem esses cinco itens (objetivo da campanha; público; orçamento; conteúdo do anúncio e página de destino), inicie seus testes e analise constantemente os resultados.

O esforço em otimizações deve ser contínuo, assim como o esforço para mapear o que mais funciona e o que não funciona para o seu negócio.

Deseja aprimorar sua gestão de NF-e? Conheça o sistema Digisan!

Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria de marketing voltada às micro e pequenas empresas. A iniciativa visa contribuir com o crescimento do seu negócio a partir de estratégias de empreendedorismo que, bem aplicadas, irão fortalecer a sua marca no mercado, assim como aumentar o faturamento e a rentabilidade da sua empresa.

Se você cresce, todo o ecossistema de pequenos negócios cresce junto. E, nesse ponto, podemos te ajudar com a emissão de notas fiscais eletrônicas de cada uma de suas vendas.

Deseja incluir tecnologia na sua gestão fiscal e contábil com total integração com seu contador? Comece a testar o sistema Digisan. Nosso objetivo é te ajudar a reduzir tempo com burocracias, te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio. 

Você pode ler mais sobre as vantagens do sistema Digisan aqui e realizar o seu teste gratuito aqui. Para solicitar a emissão de certificado digital, você também pode acionar nosso contato aqui.

Você também pode gostar

Voltar ao blog