Certificado Digital

O que é Certificado Digital e sua relação com Notas Fiscais

O Certificado Digital é um documento digital da sua empresa que pode ser utilizado para diversas ações. Por exemplo, acessar sua conta do banco, acessar alguns sites específicos do governo ou você pode usar seu Certificado Digital A1 ou A3 de pessoa jurídica para emitir suas notas fiscais eletrônicas.

O Certificado Digital é o documento digital da sua empresa que pode ser utilizado para diversas ações. Por exemplo: acessar sua conta do banco, acessar alguns sites específicos do governo ou usá-lo para emitir suas notas fiscais eletrônicas.

Entenda quais são os modelos de Certificado Digital.

Existem dois modelos de certificado. O Certificado A1 e o Certificado A3, ambos possuem a mesma finalidade na emissão da sua nota fiscal eletrônica, que é assegurar a identidade autoral de sua empresa. O Certificado A1 é um arquivo digital que fica salvo no seu computador. O Certificado A3 é um aparelho físico, que pode ter a aparência de um pendrive ou uma leitora e um cartão que é conectado via USB no seu computador.

Qual é o melhor modelo de Certificado Digital para Notas Fiscais?

Apesar de ambos os formatos funcionarem para a emissão de notas fiscais, normalmente indicamos sempre o Certificado A1, ainda mais se você pretende utilizar um sistema emissor de nota fiscal eletrônica. Se você ainda não sabe como emitir notas fiscais com o seu Certificado Digital, veja o nosso artigo: Como Emitir Notas Fiscais (NFe) em Brasília.

Qual é a validade do meu Certificado Digital?

É importante que você saiba também que o Certificado A1 possui validade de 1 ano. Já o Certificado A3 possui validade de 3 anos, ou seja, durante esse período você conseguirá emitir suas notas fiscais. Após isso, será necessário renová-lo.

Como conseguir ou renovar um Certificado Digital?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que o Certificado Digital pode ser emitido apenas por empresas autorizadas pelos órgãos reguladores do Brasil. Caso sua empresa esteja em Brasília você pode comprar o seu Certificado Digital conosco, esses são os pré-requisitos:

  • Será necessário que o sócio-administrador da empresa compareça em um dos nossos pontos de atendimento em Brasília.
  • Ele deverá levar consigo o Contrato Social da empresa e se houve alguma alteração, a última alteração contratual, também original.
  • O sócio-administrador deverá levar também seu documento oficial com foto, no caso o RG.

O processo de renovação ou confecção de um novo certificado é rápido e simples, durante o processo, o agente responsável solicitará algumas assinaturas e coletará sua digital. Ao final do processo você receberá o número do protocolo e uma senha de acesso, a qual você usará para fazer o download do seu Certificado Digital A1 para o seu computador.

Leia também:

Como renovar um certificado digital?

Quais os tipos de certificados digitais e como escolher o meu?

O que ocorre quando o certificado digital vence?

Você também pode gostar

Voltar ao blog