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Marketing digital para pequenos negócios: o básico e essencial

O marketing digital para pequenos negócios deve se pautar na presença ativa em pelo menos quatro canais digitais: site próprio, Google meu Negócio, redes sociais e canal de comunicação direta. Entenda melhor no artigo!

O marketing digital para pequenos negócios deve se pautar na presença ativa em pelo menos quatro canais digitais: site próprio, Google meu Negócio, redes sociais, como Instagram, canal de comunicação direta (WhatsApp ou e-mail, por exemplo).

Se você não sabe nem por onde começar, fique neste artigo, pois vamos te ajudar a clarear a mente.

A estrutura básica do marketing digital para pequenos negócios

Obtenha o direcionamento necessário para começar a estruturar o seu marketing digital agora. Seguindo esse "pacote básico" que detalhamos neste conteúdo. você já estará a frente de muitos concorrentes.

Tudo começa pelo seu site

O site é o canal que dará mais credibilidade à sua empresa no digital, pois é como a sua casa própria na internet. Invista em um e, se possível, tenha também um blog em seu site. Nesse blog você poderá divulgar conteúdos a respeito das palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio e, assim, aumentará suas chances de atrair usuários que pesquisam por esses termos no Google.

Para a estrutura básica do seu site, considere as seguintes sessões para adequação: 

  • Sobre: canal para detalhar mais sobre a sua empresa. 
  • Serviços/produtos: canal para detalhar mais sobre aquilo que você vende para realizar a venda ou atrair o visitante para um primeiro contato.
  • Cases: canal para expor seus clientes atendidos e resultados, em geral, sempre que fizer sentido e for permitido para o seu segmento. Essa sessão poderá contribuir muito para a tomada de decisão do cliente.
  • Blog: canal para atrair visitantes orgânicos que possuem curiosidades/dúvidas a respeito de temáticas que envolvem a sua solução.
  • Contatos: canal para listar contatos (e-mail, WhatsApp) ou para deixar campos abertos para que a pessoa deixe uma mensagem à sua empresa.

Ainda não se convenceu? Então, leia aqui:

Por que você precisa ter um site?

Google Meu Negócio

Um dos erros básicos de micro e pequenas empresas é não se atentar a recursos básicos e gratuitos de divulgação, como o Google Meu Negócio.

Quando um potencial cliente procura pela sua empresa no Google, é importante que ele veja uma tela como a que exponho abaixo, referente à Digisan.

Repare que nesse pequeno espaço, aparecem informações essenciais para convidar ao contato com a empresa:

  • nome da empresa
  • site
  • como chegar
  • avaliações de outros clientes
  • horário de funcionamento
  • telefone de contato

Mas o que é preciso ser feito para aparecer no Google desse jeito? Bom, basta acessar a página do Google Meu Negócio e preencher as devidas informações na aba “Adicionar seu negócio” ou simplesmente editá-las.

Dos erros mais frequentes, estão:

  • sequer aparecer no Google Meu Negócio;
  • aparecer com informações desatualizadas, dificultando o contato do cliente com a sua empresa;
  • falta de gestão de comentários negativos;
  • falta de estímulo para que clientes avaliem sua empresa na ferramenta.

Leia também:

Marketing de indicação: saiba como potencializar

Redes sociais

É inegável a importância de estar presente nas redes sociais. O Instagram é a principal delas atualmente, quando se fala de uma presença digital básica. Mas, a depender do seu público, também pode ser interessante estender ao Facebook, Linkedin (especialmente para empresas B2B) ou TikTok. Estude o seu segmento e onde o seu público está.

Se focarmos no Instagram, por exemplo, concentre-se nos seguintes tópicos:

  • Foto de perfil: deva destacar o logo da sua empresa ou, em casos de marcas pessoais, ter uma imagem de boa qualidade do(a) empreendedor(a).
  • Biografia: deve conter a principal informação sobre o negócio, podendo incluir o que faz, para quem faz, e um canal de links, como Linktree, para incluir os links do seu site, Blog, WhatsApp, dentre outros importantes.
  • Destaques: essa sessão é excelente para organizar informações estratégicas, como listar unidades e horários de atendimento, detalhar produtos e serviços, expor depoimentos de clientes ou marcações deles na rede, dentre outros. Pense nessa área como a mais estratégica para o potencial cliente encontrar informações rápidas para fechar com a sua empresa.
  • Publicações: mantenha uma constância de publicações, tanto no feed, como nos stories, para engajar-se com os seus seguidores e se manter na mente deles. Dê preferência a conteúdos em vídeo que estão sendo priorizados na plataforma.

Canal de comunicação direta

Em todas as suas ações de marketing, é importante que você tenha como foco capturar uma forma de contato direta com seu potencial cliente, como e-mail ou telefone. Isso porque ao invés de depender exclusivamente do algoritmo das redes sociais para entregar seus conteúdos, ou da visita espontânea do potencial cliente ao seu site, você poderá impactá-lo nesses canais de contato direto com conteúdos vinculados à sua marca, informativos, lembrete de descontos (quando conveniente e sem papo chato de vendas), mensagens de aniversário, dentre outras possibilidades.

Mapeie as preferências do seu público para esse tipo de contato, podendo ser via e-mail ou WhatsApp, por exemplo, acompanhe as pessoas mais e menos engajadas com a sua marca, e invista nesse relacionamento a fim de aumentar a relevância da sua marca na mente desse potencial consumidor. 

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Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria de marketing voltada às micro e pequenas empresas. A iniciativa visa contribuir com o crescimento do seu negócio a partir de estratégias de empreendedorismo que, bem aplicadas, irão fortalecer a sua marca no mercado, assim como aumentar o faturamento e a rentabilidade da sua empresa.

Se você cresce, todo o ecossistema de pequenos negócios cresce junto. E, nesse ponto, podemos te ajudar com a emissão de notas fiscais eletrônicas de cada uma de suas vendas.

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