Gestão de negócios

Precificação para produtos e serviços: saiba como fazer

Como definir a precificação dos seus produtos e serviços? Como incluir a margem de lucro, assim como estabelecer uma margem para descontos, quando for o caso? Aprenda a precificar da forma correta!

Como definir a precificação dos seus produtos e serviços? Como incluir a margem de lucro, assim como estabelecer uma margem para descontos, quando for o caso? Como quantificar todos os seus custos de operação e não sair do prejuízo?

Essas são algumas das perguntas que iremos responder neste artigo. Acompanhe até o fim para que consiga rever seus preços ou defini-los do zero.

Você também pode se interessar:

O processo de precificação em etapas

Para chegar ao preço final de um produto, alinhado com o seu custo de compra, recomendamos que utilize a fórmula Markup:

[custo de compra] x 100 ÷ [100 – (porcentagem das despesas variáveis + porcentagem das despesas fixas + porcentagem de lucro desejada)]

Na aplicação da fórmula, caso tenha comprado uma camiseta por 30 reais para revender, com a expectativa de obter 20% de lucro, e considerando 5% de influência nas despesas fixas e nas variáveis, teríamos o seguinte cálculo:

30 x 100 ÷ [100 – (5 + 5 + 20)] = 

30 x [100 ÷ 70] =

30 x 1,428 = 42,85

A camiseta, portanto, poderia ser vendida a partir de R$42,85. Já qualquer desconto que pretenda-se conceder, deverá levar em conta a redução da margem de lucro, cuidando para jamais zerá-la.

Já para chegar ao preço final de um serviço, adapte o cálculo acima considerando o custo de produção em tempo investido, juntamente com os custos aplicados para agregar valor à sua solução.

Considere todos os fatores a seguir para o seu cálculo.

Mapeie os custos fixos e variáveis da empresa como um todo

Se a sua empresa possui uma estrutura física e operacional para viabilizar a produção ou venda de produtos, é importante considerar o custo alocado nessa estrutura como um percentual a mais em seu processo de precificação.

Em resumo, suas vendas devem cobrir todos os custos da sua empresa; não apenas o custo do produto ou serviço em si. 

Aqui podemos incluir os seguintes custos:

  • aluguel de loja ou escritório;
  • conta de água, luz e internet;
  • honorários dos funcionários;
  • equipamentos;
  • ferramentas/sistemas essenciais, tal como um emissor de NF-e;
  • dentre outros.

Considere todos esses custos para aplicar a fórmula de precificação Markup.

Você pode se interessar:

Mapeie os custos do seu produto ou serviço para a empresa

Agora, mapeie o custo específico para a execução de um serviço ou compra do produto que deseja precificar.

Aqui, liste:

  • funcionários alocados;
  • equipamentos, ferramentas e sistemas específicos necessários para o produto/serviço em questão;
  • materiais de produção;
  • encargos aplicados para venda.

No que refere aos encargos é fundamental escolher o regime tributário mais vantajoso para o porte do seu negócio. Para micro e pequenas empresas, o Simples Nacional costuma ser a melhor opção para redução de tributação.

Leia também:

Variáveis de produto e mercado

Inicialmente, considere o preço médio aplicado pela concorrência para o mesmo produto ou serviço e o perfil de público que deseja atingir. Não dá pra investir em muito valor agregado, caso seu público seja classe C ou D; assim como não dá para entregar o básico com baixíssimo custo, caso queira atrair o público classe A. 

Além desses fatores, considere, também, a Elasticidade do Preço de Procura (EPP) pelo produto ou serviço em questão. Esse termo se refere à probabilidade do seu cliente substituir uma solução por outra distinta, uma vez que haja um aumento de preço significativo.

No segmento alimentício, por exemplo, já percebemos muitas pessoas reduzindo o consumo de carne vermelha, diante do aumento de preço desta carne. Podemos dizer, portanto, que se trata de um produto elástico. Já o aumento de preço na gasolina pode até estimular algumas pessoas a priorizar outros meios de transporte ao invés do carro próprio, mas ainda é um produto pouco elástico, uma vez que as pessoas tendem a continuar precisando se deslocar de carro. 

Analise a elasticidade do seu produto ou serviço para saber o quão substituível sua solução é ou não, e qual a sua margem possível de lucro.

Valor agregado

Qual o peso da sua marca diante do mercado? Se a sua empresa investe em branding, ela certamente já está à frente de muitos concorrentes. Então, diga: quais as vantagens do seu potencial cliente fechar negócio com a sua marca e não com a do seu concorrente? Quais são os diferenciais do seu serviço? 

Se o seu negócio estiver pautado na venda de produtos, quais são os diferenciais do seu atendimento? Ou, então, na forma como trata e armazena esses produtos? A sua empresa concede alguma garantia ao consumidor? Que experiência o cliente tem com a sua marca do início ao fim de sua jornada de compra?

Nesta etapa de agregar valor, concentram-se ações que podem te fazer cobrar mais do que a concorrência em resposta a uma experiência muito mais favorável e memorável ao seu cliente. O único cuidado a se ter é: investigue o que, de fato, o seu cliente tem como expectativa com o seu serviço, e o que ele entende como valor.

Investir em uma daquelas máquinas de cafés, chá e chocolate quente na recepção para um público que passa sempre às pressas na sua loja, poderia ser um investimento sem muitos benefícios. Em contrapartida, uma forma de agregar valor poderia ser estabelecer um processo de atendimento agilizado, personalizado e o mais automatizado possível, com o histórico de todos os seus clientes ativos.

Na prestação de serviços online, sua forma de agregar valor pode ser a partir da comprovação de uso de recursos e tecnologias que certifiquem a qualidade da sua entrega, tal como a partir da formação e tempo de mercado dos profissionais envolvidos.

Pesquise sobre o seu público consumidor para saber o que é importante para ele e o que faria com que ele classificasse sua empresa como insubstituível.

Evolua seus processos internos otimizando atividades com a DIGISAN

Nós somos a DIGISAN, o sistema de emissão de certificado digital e NF-e mais simplificado do mercado. Se você possui uma empresa localizada no DF, nosso objetivo é te ajudar a agilizar o dia a dia da sua empresa, reduzindo tempo com burocracias e te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio. 

Caso queira conhecer nosso sistema, inicie o seu teste gratuito e comece a emitir suas NF-e conosco hoje mesmo.

Você também pode gostar

Voltar ao blog