Gestão de negócios

8 fatores que impedem o crescimento de pequenas empresas

Se a sua pequena empresa está estagnada ou até em sinal de alerta, leia este artigo de mente aberta a todas as mudanças que podem ser realizadas no seu negócio. 

O crescimento de pequenas empresas é aquele desafio que, em geral, lida com um argumento central: a falta de orçamento. Entretanto, há muitas outras razões que podem sustentar esse cenário.

Se a sua pequena empresa está estagnada ou até em sinal de alerta, leia este artigo de mente aberta a todas as mudanças que podem ser realizadas no seu negócio. 

Fatores que impedem o crescimento da sua empresa

Não é apenas falta de dinheiro, nem apenas falta de pessoas ou falhas na gestão. Um combinado de fatores limita o crescimento do seu empreendimento. Acompanhe a leitura e mapeie formas de atuar em cima de cada fragilidade atual do seu negócio.

Falta de equipe: as principais atividades (ou todas) ficam sob a responsabilidade do(a) empresário(a)

Enquanto uma microempresa pode ter até 9 funcionários no ramo do comércio ou serviços ou 19 no ramo da indústria; uma pequena empresa pode chegar a 49 funcionários no primeiro grupo ou a 99 funcionários na indústria.

Ainda assim, o que mais se vê são empresários trabalhando sozinhos ou com, no máximo, duas pessoas auxiliando em atividades operacionais.

A questão financeira tende a ser o principal fator avaliado na contenção de time; ainda assim, vale avaliar o quanto se ganharia se o empresário passasse a assumir demandas mais estratégicas para o crescimento da empresa.

Delegar é a palavra-chave. Reveja a sua estrutura atual e libere tempo para que você planeje o escalamento do seu negócio com metas claras e de forma sustentável.

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Fragilidade no plano de negócios e planejamento estratégico

Em geral, atrelado ao item anterior, quando o(a) empreendedor(a) está com sobrecarga de trabalho dificilmente conseguirá revisitar o plano de negócios para traçar estratégias alinhadas com as dificuldades vivenciadas pela marca.

Quando se vive apagando incêndio, não sobra tempo para calcular ação para riscos previsíveis; assim como não sobre tempo para recalcular o posicionamento da marca quando as metas de venda não estão sendo atingidas ou demais problemas de gestão aparecem.

Libere espaço na sua agenda para reavaliar:

  • o que a sua empresa faz;
  • quem se beneficia com essa solução;
  • qual o seu diferencial competitivo;
  • onde sua empresa quer chegar;
  • onde sua empresa está neste momento.

Avalie as fragilidades no propósito de marca da sua empresa, bem como todo seu posicionamento e forma de funcionamento. Certamente, existem inúmeras oportunidades de melhoria.

Retorne à essência do que é empreender com este artigo:

O que é empreender?

Falhas na gestão financeira

A gestão financeira é uma das principais dores de qualquer empresário(a). Nesse caso, conte com a orientação de um contador para te guiar em uma vida financeira saudável para o seu negócio, calculando riscos, preservando um caixa de segurança e administrando bem os seus recursos.

O descuido de achar que consegue dar conta de tudo sozinho(a) é cair em erros básicos, pagando mais impostos do que deveria, ou negligenciando contas que podem ser convertidas em multas lá na frente.

Conte com a orientação profissional do contador e separe muito bem as suas contas pessoais das contas da empresa. 

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Qualidade de produto ou serviço comprometida

Na revisão do seu plano de negócios, você caiu na pergunta: quais são os diferenciais do seu serviço ou produto?

Por mais clichê que seja essa pergunta, ela reflete a fragilidade de muitos pequenos negócios que entram despreparados em seu mercado.

Entenda: se não há qualquer diferenciação na sua solução, esse pode ser o principal fator que limita o seu crescimento. Seu potencial cliente poderá ser sempre persuadido a consumir com o seu concorrente que se posiciona de forma mais atrativa.

E, para além dos diferenciais, é importante validar sempre a percepção de qualidade que o seu cliente tem sobre a sua solução. Pequenos negócios tendem a superestimar o seu produto quando, na verdade, o cliente permanece neutro em relação à empresa: ou seja, ele não descarta a sua solução; mas também não a indica com entusiasmo.

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Falta de conhecimento a respeito do próprio mercado e público consumidor

Interligado ao item anterior, quando não se conhece bem o próprio mercado a que se está inserido e o seu público consumidor, é muito comum apostar em soluções, ou até mesmo em “diferenciais” que não são percebidos como diferenciais pelo cliente.

Do que adianta estender o prazo de garantia se o cliente tem relatado problema com o produto logo na primeira semana, por exemplo?

Ou, então, você tende a dar mais opções de personalização ao seu cliente, quando o seu perfil natural de comportamento é não querer trabalho para resolver nada. Enquanto você vende personalização, seu concorrente vende eficiência, conectando-se muito melhor com a necessidade do público em questão.

Nesse ponto, vale recomendar: desapegue-se do que você considera a melhor proposta de venda e comece a ouvir mais o que o seu potencial cliente tem a compartilhar. Faça isso no contato direto com ele, através de pesquisas de satisfação ou acompanhando comentários do mesmo perfil de consumidor em canais da internet que tratem de assuntos similares aos seus.

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Ausência de processos padronizados

Por mais simples que seja a sua operação, a estruturação e documentação de processos é fundamental se você visa o crescimento do seu negócio.

Crescer inclui impactar mais gente com a sua solução, o que pode incluir gerir uma equipe maior, gerir mais dados, lidar com rotinas mais complexas, e uma série de outros desafios. Ou seja, você precisa ter estrutura para crescer.

Padronize etapas de trabalho e documente a jornada usual do consumidor na sua empresa, assim como jornadas alternativas. Nesse momento, crie manuais que direcionem o atendimento ao cliente, a gestão de qualidade dos seus produtos e serviços, assim como a operação de todos os profissionais envolvidos.

Falta de investimento em tecnologias pontuais

Independentemente do porte e complexidade do seu negócio, certamente existem tecnologias que podem otimizar o dia a dia da sua empresa. Algumas podem ter custos, enquanto outras podem exigir apenas um investimento de tempo para que as conheça.

Liste alguns trabalhos manuais que você imagina que podem ser automatizados, ou ações que te demandam certos protocolos e que poderiam ter vias alternativas para alcançarem os mesmos resultados.

Questione a forma de trabalho atual da sua empresa para conseguir inovar.

Exemplos de tecnologias que poupam tempo do pequeno(a) empreendedor(a):

  • Sistemas e dados todos na nuvem;
  • Plataformas de gestão de tarefas de produtividade;
  • Software de gestão empresarial;
  • Emissor de NF-e;
  • Emissor de contrato digital;
  • Ferramenta de CRM de vendas.

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Falta de gestão dos resultados

Inúmeras boas práticas de nada adiantarão sem uma gestão sistemática dos efeitos que elas geram no seu negócio. Planeje suas mudanças, mas acompanhe periodicamente os avanços do negócio na mesma proporção.

A rotina pode ser semanal, quinzenal ou mensal; só não deixe passar um semestre ou um ano inteiro para perceber que não saiu do lugar em relação aos objetivos que traçou.

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Como fazer um planejamento financeiro empresarial

Empreendedor sem conhecimento pára no tempo. Leituras sugeridas para ir além:

Sua empresa emite NF-e no DF? Conheça o sistema Digisan!

Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria de gestão de negócios voltada às micro e pequenas empresas. A iniciativa visa contribuir com o crescimento do seu negócio a partir de estratégias de empreendedorismo que, bem aplicadas, irão fortalecer a sua marca no mercado, assim como aumentar o faturamento e a rentabilidade da sua empresa.

Se você cresce, todo o ecossistema de pequenos negócios cresce junto. E, nesse ponto, podemos te ajudar com a emissão de notas fiscais eletrônicas de cada uma de suas vendas.

Deseja incluir tecnologia na sua gestão fiscal e contábil com total integração com seu contador? Comece a testar o sistema Digisan. Nosso objetivo é te ajudar a reduzir tempo com burocracias, te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio. 

Você pode ler mais sobre as vantagens do sistema Digisan aqui e realizar o seu teste gratuito aqui. Para solicitar a emissão de certificado digital, você também pode acionar nosso contato aqui.

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