Empreendedorismo

O que é empreender?

Empreender é a ação de decidir realizar e pôr algo em execução. Leia o artigo e identifique o quanto vivenciar este significado é importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Empreender, no sentido literal e segundo dicionários, é a ação de decidir realizar e pôr algo em execução. Ou seja, o que define o que é empreender é justamente a disponibilidade de agir a favor de uma solução, oportunidade ou necessidade.

Mas, claro, a ação por si só, não garante a sustentabilidade e relevância do empreender. Para isso, é a performance estratégica do empreendedor em questão, somada a uma série de características, que norteiam os resultados da iniciativa.

Seja você um empreendedor ou não, acompanhe este artigo para identificar o quanto vivenciar o significado contextualizado de empreender é importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O que é empreender, segundo especialistas

Segundo Marcos Hashimoto, doutor em empreendedorismo, para a Revista PEGN, “empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.”

Para o Sebrae, trata-se da “capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.”

E, no que se refere àquele que assume a missão de empreender, a Endeavor, aceleradora do empreendedorismo no Brasil, é enfática ao dizer que “o empreendedor brasileiro precisa, cada vez mais, entender seu papel de protagonista. Isso passa por estar à frente de uma empresa que cresce, soluciona problemas da sociedade, gera empregos.”

Nos três pontos de vista, podemos listar iniciativa, coragem, visão, inovação e potencial transformador como palavras-chave de um complexo combinado do que é empreender. 

Para nós, da DIGISAN, uma empresa que se conecta com mais de 5.000 empreendedores do Brasil, podemos somar mais algumas características como principais para empreendimentos prósperos. Detalhamos cada uma delas no artigo a seguir a fim de te ajudar a desenvolvê-las em prol dos seus objetivos.

Não deixe de ler!

Características essenciais de um empreendedor de sucesso

Fatores prejudiciais ao empreendedorismo

O intuito deste artigo é te orientar para uma boa performance no ato de empreender. Ainda assim, seria irresponsável abordar o tema sem considerar a imaturidade do empreendedorismo no Brasil e diversos cenários que fazem tantos profissionais migrarem para o desafio de ter um negócio próprio sem a devida estrutura.

A seguir, vamos apresentar alguns fatores mais problemáticos para o sucesso no empreendimento de um negócio.

Falta de conhecimento sobre o segmento em que está inserido

Se pretende abrir um negócio ou já está gerindo um negócio sem muito sucesso, uma etapa importante a ser considerada é fazer um estudo do seu mercado, incluindo público consumidor, concorrentes, local onde sua empresa está inserida ou onde ela comercializa seus produtos e serviços, dentre outros fatores socioeconômicos.

Parece básico dizer, mas muitos negócios não prosperam, pois nascem de crenças e achismos que não se sustentam com a realidade do mercado. Conheça o seu cenário.

Falta de conhecimento sobre o que é empreender na prática, conhecimentos relacionados e todas as responsabilidades atribuídas ao empreendedor

O empreendedorismo exige uma série de conhecimentos atrelados, envolvendo áreas de administração, finanças, marketing e vendas, relacionamento com o cliente, gestão de estoque, e muitas outras variáveis, conforme o seu segmento.

Se você está iniciando do completo zero, pode buscar cursos online e gratuitos com empresas como Sebrae, Senai, Endeavor e FGV.

Veja algumas dessas opções:

Leia rapidamente:

Os 9 problemas financeiros mais comuns nas pequenas empresas

Não ter especialistas necessários por perto

As especialidades necessárias podem variar conforme o segmento, mas tem um profissional específico que é presença obrigatória de empresas de pequeno porte para cima: o contador. Não deixe de contratar um contador para contribuir com a sua gestão de notas fiscais eletrônicas, emitir os devidos impostos fiscais e te prevenir de qualquer problema com a Receita Federal. Fugir dessa regra pode te custar muito caro.

Para se atentar!

Conheça as 4 principais obrigações fiscais das empresas

Como proteger a empresa contra fraudes fiscais?

E o que não é empreender? A diferença entre um empresário e um empreendedor

Depois de tantos conceitos sobre o universo do empreendedorismo, vale ressaltar algo que empreender não é: não é uma profissão, nem necessariamente está relacionado à gestão de uma empresa (embora este artigo esteja mais voltado a este universo).

Você pode empreender ideias e soluções de formas mais pontuais, em qualquer contexto que esteja inserido. Por esse motivo, trata-se de uma definição tão importante a qualquer pessoa que queira promover mudanças em sua vida e no seu cenário de impacto como um todo.

Seja qual for o seu caso, tenha como foco que a mente empreendedora é, ao mesmo tempo que inquieta e sedenta por transformações, resolutiva. Se usada com responsabilidade e compromisso social, poderá ter grande influência na economia local e prover impactos muito positivos para a sua comunidade.

Enquanto empresário, dono de empresa (se for o seu caso), que você trabalhe para ter cada dia mais uma mente empreendedora que busca não só aumentar o faturamento do seu negócio, como contribuir com todo o ecossistema do empreendedorismo.

Precisando de emissor de notas fiscais eletrônicas?

Nós somos a DIGISAN, o sistema de emissão de NF-e mais simplificado do mercado. Se você possui uma empresa localizada no DF, nosso objetivo é te ajudar a agilizar o dia a dia da sua empresa, reduzindo tempo com burocracias e te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio. 

Caso queira tirar a prova, inicie o seu teste gratuito e comece a emitir suas NF-e conosco hoje mesmo.

Leia também:

7 dicas para começar uma empresa do zero!

Gestão financeira para empresas recém-abertas: conheça o essencial!

Prazos para abertura de empresas: veja o tempo que demora para abrir um negócio!

Você também pode gostar

Voltar ao blog