Empreendedorismo

Características de empreendedores de sucesso: como desenvolvê-las

O que diferencia um negócio de sucesso daquele que não sai do lugar ou, no pior dos cenários, vai à falência, em muitos casos é a mente do empreendedor que está à frente dessa empresa. Avalie se você possui as características certas!

Características de empreendedores de alta performance: para aplicar e se desenvolver

Confira cada característica juntamente com uma breve orientação de como é possível começar a desenvolvê-las.

Iniciativa

Pela própria definição de “empreender” (a ação de decidir realizar e pôr algo em execução), não poderíamos iniciar por outra palavra senão essa. De nada adiantaria identificar problemas, pensar em inovação, ter ideias geniais, não fosse a habilidade de colocá-las em execução.

E, muito além da etapa embrionária de um projeto ou empreendimento, a iniciativa será fundamental para empreender com sustentabilidade, resolvendo problemas, prospectando clientes e parceiros, adaptando-se com agilidade ao mercado, dentre tantas outras vivências.

️ Para desenvolver sua iniciativa, treine-a tanto em situações banais, como em situações mais complexas. Ao identificar problemas ou oportunidades de melhoria (na vida pessoal ou profissional), seja a pessoa que se dispõe proativamente a resolvê-las ou atue rapidamente na delegação dessa missão. Perceba o seu potencial transformador em cada uma dessas oportunidades e como o “empreender ideias e soluções” está presente em inúmeras situações do dia a dia.

Visão de longo prazo, visão de oportunidades

Empreender é ser ágil na resolução de problemas atuais, mas preservando, também, uma visão de longo prazo.

Não se promove inovação reproduzindo tudo o que já é feito. A mente de quem se dispõe a empreender deve conseguir conectar necessidades com potenciais novas soluções, ainda não previstas ou ainda não aplicadas. Nessa jornada, sai à frente quem alinha visão com execução.

Para treinar a sua visão de oportunidades, comece a listar tudo o que te incomoda no seu segmento ou mercado (ou aquilo que você costuma ouvir de reclamação de outras pessoas) e faça um levantamento de possíveis caminhos para resolver ou amenizar essas queixas.

Planejamento e pés no chão (com ousadia)

Ter visão sem ter iniciativa é inútil; tal como ter iniciativa sem ter um mínimo escopo de planejamento pode ser extremamente improdutivo.

Quem realiza às cegas, sujeita-se a obstáculos facilmente previstos, caso existisse um levantamento claro de objetivos, metas e recursos disponíveis. É preciso ter ousadia para pensar em inovação, tal como é preciso ter os pés no chão para viabilizar sua concretização.

Há quem use a etapa de planejamento como forma de procrastinar a ação em si, o que invalida tudo que falamos sobre empreender até então. Por outro lado, ignorar essa etapa é igualmente prejudicial a qualquer iniciativa empreendedora.

Para um planejamento essencialista, considere os seguintes pontos:

  • Defina um MVP (Mínimo Produto Viável) para que consiga executar suas ideias o mais breve possível;
  • Defina uma META SMART (por SMART, entende-se específica, metrificável, alcançável, relevante e temporal);
  • Coloque o plano em prática.

Só pelo entendimento da Meta SMART você poderá levantar todas as principais questões para colocar seu planejamento em prática, incluindo a definição de prazo e de objetivos relevantes e viáveis; segundo seus recursos de tempo, dinheiro e pessoas envolvidas no projeto.

Consistência e adaptação

Dificilmente você irá longe, sem perseverar nos objetivos que traçou para a sua iniciativa empreendedora. Seja consistente nos seus planos, tal como rapidamente adaptável a quaisquer obstáculos e necessidades de ajustes que surjam no caminho.

Para treinar essa característica, defina uma prática rotineira e mantenha-a ativa independentemente das circunstâncias, apenas fazendo adaptações, quando necessário. Exemplo: planeje divulgar seu produto ou serviço 3 vezes por semana nas redes sociais por um mês, acompanhe os resultados em seguida e levante oportunidades de melhoria na estratégia.

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Liderança e capacidade de delegar

Especialmente quando se fala de pequenos negócios, essa costuma ser a principal dificuldade dos pequenos empreendedores: montar um time ou somar ao menos uma pessoa à equipe e delegar tarefas.

É fato que o fator financeiro tende a ser o principal entrave para a contratação de pessoas, mas é sempre importante avaliar o custo do tempo que o empreendedor passaria a ter, caso delegasse tarefas que não façam parte dos seus pontos fortes ou que não precisam de sua total atenção.

Acumular tantas características empreendedoras exige tempo criativo e prático para colocar ideias mais estratégicas em prática, enquanto ações operacionais já foram automatizadas (quando possível) ou delegadas com responsabilidade.

Levante todas as atividades que te ocupam hoje e que poderiam ser terceirizadas. Você certamente irá se surpreender com esse trabalho e poderá considerar iniciar uma equipe, contratar um estagiário ou especialista, ou simplesmente delegar mais para a equipe que já possui.

Inteligência emocional

Empreender não é fácil, sequer uma atividade linear com curva constante de crescimento. Longe disso, empreender é surfar marés instáveis, horas a favor do vento, horas contra o vento.

Saber lidar com frustrações, gerenciar problemas, gerenciar pessoas, equilibrar erros e acertos, bem como o ego ferido por uma ideia genial que não foi bem aceita pelo público.

Inúmeros fatores podem te fazer desanimar nessa jornada, especialmente quando a parte financeira do negócio ainda não se apresenta rentável ou está no completo vermelho.

Para desenvolver sua inteligência emocional, busque equilibrar seus sonhos (expectativas e projeções) em relação ao seu negócio com um planejamento pautado na viabilidade desse sonho. Além disso, conecte-se com outros empreendedores e profissionais relacionados ao seu segmento. Dialogue sempre sobre os seus desafios com o empreendedorismo e tenha mentores e especialistas para te ajudar a iluminar toda essa jornada.

Treine cada uma dessas características e busque aliados na jornada

Estimule-se no desenvolvimento dessas características de empreendedores que sabem onde querem chegar e alie-se a outros profissionais com o mesmo objetivo. A jornada do empreendedorismo pode ser bem exaustiva, então construa sua rede de apoio e sua rede de boas referências para continuar inovando.

Pensou em alguma característica que não foi listada aqui? Deixe nos comentários e vamos continuar essa discussão.

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