Abertura de empresa

A importância do contador na abertura de empresa

O caminho para o sucesso como empreendedor começa antes mesmo de chegar ao mercado. Neste artigo, vamos te explicar qual a importância do contador no momento de abertura da sua empresa.

O contador é o braço direito do empreendedor no caminho para o sucesso. Afinal, é ele quem vai orientar sobre questões financeiras e tributárias que impactam diretamente nos resultados obtidos. Mas você sabe qual é a importância do contador na abertura de uma empresa?

De forma simplificada, é esse profissional que está capacitado a te explicar sobre documentações, impostos e trâmites burocráticos para tirar seu sonho do papel e transformá-lo em realidade. Além disso, ele também é o mais apto a te aconselhar sobre decisões como o melhor regime tributário para o seu negócio, de forma que você fique legalizado e com uma carga tributária menor.

Se você tem dúvidas sobre as inúmeras contribuições que o contador pode trazer desde o nascimento da sua empresa, então, este artigo é perfeito para você. Tire suas dúvidas e veja como o contador pode ser um grande parceiro do seu negócio.

Minha empresa precisa mesmo de um contador?

É normal que, no momento de formalizar uma empresa, o empreendedor se faça essa pergunta. Afinal, contratar um contador exige mais despesas e, nem sempre, quem está iniciando um negócio entende que isso é um investimento importante.

No entanto, a Lei 10.406/2002 determina que, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), todas as empresas devem ter um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Isso vale tanto para lojas físicas quanto virtuais e independe do porte empresarial.

Então, se você não se enquadra como MEI, a resposta para a sua pergunta é “sim, sua empresa deve, obrigatoriamente, ter um contador”.

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, leia também:

Toda empresa é obrigada a ter contador?

Qual o papel do contador?

Muitas vezes, o contador é visto como alguém que vai apenas manter em dia as contas da empresa, garantindo que os prazos sejam cumpridos e que o empreendedor não tenha dor de cabeça com multas ou fiscalizações. Mas o papel do contador vai bem além disso.

Ele é um profissional qualificado a auxiliar desde tarefas operacionais, como abrir um CNPJ e atuar nas rotinas diárias, até questões estratégicas que contribuem para o desenvolvimento dos negócios, podendo ser um excelente parceiro para ajudar a escalar sua empresa.

Além disso, o contador é importante no processo tanto de abertura quanto de encerramento de um negócio, garantindo que todos os trâmites legais sejam cumpridos.

Também é por meio do contador que o empreendedor obtém informações importantes para o controle de seu empreendimento e para tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos e na realidade da empresa.

Entre as atividades que fazem parte da função do contador, podemos citar:

  • contábeis: demonstrações e balanços sobre o cenário financeiro da empresa;
  • fiscais: pagamento de taxas e impostos obrigatórios;
  • trabalhistas: elaboração de folha de pagamento e pró-labore, cálculos de férias, benefícios e rescisão contratual;
  • comerciais: auxílio na emissão de notas fiscais.

Qual a importância do contador na abertura da sua empresa?

Agora que você já viu um pouco sobre tudo o que um contador pode fazer para auxiliar os seus negócios, veja como ele pode contribuir no processo de abertura da sua empresa.

Ter o acompanhamento de um profissional especializado desde os primeiros passos pode te ajudar a definir melhor questões como localização da empresa, ramo de atividade, número de funcionários, regime tributário e previsão de faturamento mensal.

Por isso, é importante contar com a assessoria de um contador desde a criação do seu plano de negócios, pois ele terá conhecimento para indicar, por exemplo, quais as atividades ideais que devem constar em seu CNPJ e qual modelo tributário será mais econômico para a sua empresa, evitando que você pague impostos desnecessários.

Veja, a seguir, alguns motivos para ter um contador ao seu lado na hora de abrir sua empresa:

Ter uma visão realista dos negócios

Se você está pensando em abrir uma empresa, saberia responder, sem receios, quanto dinheiro inicial precisa para começar sua atividade? Caso não disponha de todo o valor, sabe onde pode conseguir investimentos para tirar a ideia do papel? E quanto tempo vai levar até que você recupere o valor investido? A sala comercial que você está de olho está apta a ser sua sede?

Ficou confuso com tantos questionamentos? Parece mesmo muitos detalhes a serem analisados antes de começar, realmente, a empreender, mas todas essas perguntas precisam ser respondidas para que você comece o seu negócio com realismo e dados concretos para se basear.

Um contador pode te ajudar a iniciar as atividades com mais segurança fazendo projeções e estimativas financeiras e te orientando sobre exigências específicas para o seu tipo de atividade.

Pagar menos impostos

A carga tributária é um dos principais problemas para o empreendedor brasileiro e, por isso, ter a possibilidade de reduzir o volume de impostos a pagar, legalmente, é uma ótima forma de começar bem os negócios.

Isso é possível com a escolha mais adequada do regime tributário, pois, embora o Simples Nacional seja a opção de grande parte dos empreendedores, nem sempre é a que atende aos critérios e às necessidades da empresa. E um contador é o profissional mais qualificado para te ajudar nessa decisão.

Dessa forma, você não paga mais impostos do que precisa e pode investir o valor economizado no crescimento da sua empresa.

Reduzir o tempo para abertura da sua empresa

A dúvida sobre por onde começar, onde ir, quais documentos reunir, que taxas pagar e outras etapas no processo de abertura de uma empresa pode deixar muitos empreendedores confusos e fazer com que percam tempo, indo de um lado para outro, até encontrar o caminho correto.

Por isso, além de questões fiscais, trabalhistas e societárias, um contador experiente pode ajudar a agilizar o processo de formalização da sua empresa, pois ele já conhece os trâmites e sabe como evitar problemas que levam a atrasos ou mesmo indeferimentos.

Como o contador pode continuar ajudando a sua empresa?

Neste artigo, você entendeu a importância do contador no processo de abertura da sua empresa. Com conhecimento e experiência, ele é o profissional ideal para te orientar sobre questões tributárias, trabalhistas, fiscais e contábeis. 

E, como um parceiro do seu negócio, o contador continua desempenhando um papel fundamental para o seu crescimento no dia a dia da sua empresa. Ter uma comunicação clara e eficiente com ele e garantir que a contabilidade esteja integrada à sua gestão fazem toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Com o sistema da Digisan, você fica totalmente conectado ao seu contador, não perde tempo com burocracias e previne falhas e atrasos de impostos a serem pagos.

Entre em contato e faça um teste grátis do sistema da Digisan.

Você também pode gostar

Voltar ao blog