Abertura de empresa

Como conseguir empréstimo para abrir empresa?

O pontapé inicial para se tornar seu próprio patrão pode ser adiado ou mesmo inviabilizado pela falta de recursos. Então, se você quer saber como conseguir um empréstimo para abrir sua empresa, preste atenção às dicas deste artigo.

Ter seu próprio negócio é um sonho para muitas pessoas, mas empreender depende de diversos fatores, entre eles, capital para tirar o projeto do papel. Nessa hora, conseguir um empréstimo bancário pode ser essencial para viabilizar a realização dos planos e abrir sua própria empresa.

Embora seja uma alternativa comum e bastante popular, o empréstimo deve ser analisado com cautela, a fim de evitar que você já inicie as atividades com dívidas além do que pode pagar. Por isso, é importante ter um bom planejamento para saber quais os riscos e quais as vantagens que o empréstimo trará para o seu negócio.

Se você está neste impasse e não sabe como conseguir um empréstimo para abrir sua empresa, acompanhe as dicas que trazemos neste artigo e tome sua decisão de forma mais racional e assertiva.

Diferença entre empréstimo e financiamento

Para começar, vamos esclarecer uma dúvida: empréstimo e financiamento não são a mesma coisa. A principal diferença está no direcionamento que você dará ao dinheiro.

Em um empréstimo, o banco concede o crédito para que você utilize como quiser: para comprar um novo equipamento, colocar as contas em dia ou investir na abertura do seu próprio negócio.

Por outro lado, o recurso obtido por meio de financiamento só pode ser utilizado para o objetivo para o qual foi concedido: comprar uma casa, um carro, pagar a faculdade… Você não pode usar o dinheiro livremente, apenas para uma finalidade específica.

Critérios para fazer um empréstimo 

Um empréstimo bancário pode ser solicitado tanto por Pessoa Física quanto por Pessoa Jurídica. No entanto, é preciso atender a alguns requisitos para ter direito ao crédito. Entre eles, estão:

  • ter entre 18 e 79 anos;
  • ser brasileiro ou morar no Brasil;
  • apresentar a documentação necessária, como CPF, RG e comprovantes de renda e de residência;
  • não ter restrições de crédito.

Opções de empréstimo para abrir sua empresa

O mercado oferece várias opções de empréstimo para abertura de empresas e, apesar de você poder solicitar o empréstimo como Pessoa Física, abrir um CNPJ antes pode garantir melhores linhas de crédito, com taxas e juros mais baixos para pequenas e microempresas.

Veja, a seguir, algumas alternativas e o que elas têm de positivo e negativo:

Empréstimo pessoal

É uma opção que não pesa tanto no bolso do empreendedor, pois permite o acesso a valores variados e a possibilidade de parcelar em muitas vezes. Se você tiver um bem para oferecer como garantia, como um carro ou um imóvel, é possível conseguir um parcelamento em até 240 meses para pagar.

Empréstimo no cheque especial

É uma forma rápida de conseguir dinheiro para abrir uma empresa, já que, muitas vezes, já existe um limite liberado na conta corrente do empreendedor. No entanto, tem um dos juros mais altos do mercado e, por isso, seu uso deve ser bem avaliado.

Microcrédito

Voltado a pessoas físicas e jurídicas com renda anual de até R$ 200 mil, é uma boa alternativa para quem está começando um negócio, pois tem juros baixos. A desvantagem é o prazo para pagamento, de no máximo 24 meses, o que pode levar a parcelas mais altas dependendo do valor solicitado.

Passo a passo para obter um empréstimo

Agora que você já conheceu alguns tipos de empréstimo que podem te ajudar a abrir sua empresa, acompanhe os passos para obter o crédito junto a uma instituição.

Calcule o valor que você precisa

Antes de mais nada, você deve saber exatamente o quanto precisa de dinheiro para viabilizar o seu negócio. Inclua no cálculo todas as despesas previstas, desde o custo para formalizar sua empresa até o necessário para manter energia elétrica, internet e mão de obra. O ideal é que essa soma não comprometa mais do que 20% do seu faturamento anual.

Escolha o tipo de empréstimo

Avalie todas as possibilidades, verifique taxas de juros, prazo para pagamento, limites e identifique o tipo de crédito que se encaixa melhor a suas necessidades e condições de pagamento. Em alguns casos, o ideal pode não ser um empréstimo, mas outra fonte de recursos, como investidores.

Pesquise as instituições financeiras

Sabendo o quanto precisa e que tipo de empréstimo deve contratar, é hora de analisar as instituições que podem conceder o crédito para a abertura da sua empresa. Como há muitas opções no mercado, não tenha pressa e evite aceitar a primeira proposta que receber. Anote as vantagens e desvantagens de cada uma e negocie até encontrar uma opção realmente vantajosa.

Elabore um plano de negócios

Ter um plano de negócios bem estruturado te ajuda a convencer bancos e outras instituições financeiras de que seu projeto é viável e, portanto, vale a pena investir dinheiro nele. Além disso, permite um planejamento a longo prazo, entendendo os riscos e oportunidades para que o empreendimento dê certo.

Verifique os fatores de restrição

Antes de liberar um empréstimo, as instituições costumam avaliar muitos fatores e, por isso, quanto mais informações você puder fornecer, mais credibilidade terá, aumentando as chances de sua solicitação ser aceita. Para entender se é seguro e viável conceder o crédito para você, é comum que se analisem fatores de restrição, como:

  • situação legal;
  • capital próprio;
  • histórico de pagamentos;
  • se você tem outras empresas em seu nome.

Reúna a documentação necessária

Ter a documentação organizada e disponível pode ajudar a acelerar a liberação do seu empréstimo. Embora haja variações de uma instituição para outra, de modo geral, os documentos exigidos são os mesmos.

Pessoa Física:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos.

Pessoa Jurídica:

  • CNPJ;
  • Contrato Social;
  • Plano de negócios;
  • Documentos de contabilidade.

Solicite o empréstimo

Como toda a documentação em mãos, procure o gerente da instituição que você escolheu e formalize o pedido de empréstimo. A situação será analisada e, se estiver tudo certo, você receberá a notificação de que seu empréstimo foi concedido.

Acompanhe os resultados

Ter um empréstimo aprovado não é o último passo na busca de sucesso para o seu empreendimento. Mantenha um acompanhamento regular do uso do dinheiro e do desempenho da sua empresa, para que você saiba quais os melhores momentos para investir e para segurar os recursos. Isso evitará que você gaste todo o valor antes de fazer o que precisa ser feito para que sua empresa comece a dar lucro.

Controle financeiro como aliado

Manter o controle financeiro é essencial para que você comece seu empreendimento com o pé direito. Desde os primeiros cálculos para saber quanto precisa de dinheiro até a aprovação e o uso do seu empréstimo, é importante estar atento a entradas e saídas para que as contas estejam equilibradas.

Para facilitar esse controle, investir na automação pode ser uma boa alternativa. As soluções oferecidas pela DIGISAN permitem emissão de NF-e ilimitada, cálculo automático de impostos e integração com seu contador, além de outros benefícios.

Entre em contato e faça um teste grátis com a DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog