Nota fiscal

DANFE simplificado: o que é e quando usar?

O DANFE simplificado é o modelo etiqueta que acompanha mercadorias vendidas online e visa facilitar o acesso às principais informações fiscais a respeito do produto. Conheça suas diferenças!

O DANFE simplificado é o modelo etiqueta que acompanha, sobretudo, mercadorias vendidas online e visa facilitar o acesso às principais informações fiscais a respeito do produto.

Entenda melhor sobre o modelo neste artigo e saiba quando usá-lo.

O que é o DANFE?

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma obrigatoriedade às empresas cujas mercadorias passam por tráfego estadual ou interestadual. O documento resume as principais informações contidas da NF-e e poderá ser solicitado (de modo impresso) por órgãos fiscalizadores durante o percurso.

Saiba mais sobre o DANFE no artigo abaixo:

DANFE online: o que é, quando e como emitir gratuitamente

Ressalta-se que o DANFE não substitui a NF-e, mas é complementar a ela. Deverá ser entregue ao destinatário sempre que chegar ao destino final. 

Emissão de notas fiscais no DF: como fazer?

E o que é o DANFE simplificado?

O DANFE simplificado, por sua vez, surgiu em 2020 a partir do aumento de vendas online em e-commerces. Embora a impressão do documento já fosse uma iniciativa de facilitar o acesso às informações da NF-e, entendeu-se a possibilidade de destacar ainda melhor informações principais, sendo um resumo do próprio DANFE completo.

Vantagens do DANFE simplificado

Uma vez que opte pela emissão do DANFE simplificado (modelo etiqueta), não será mais necessário emitir o DANFE completo, no modelo de folha A4. Desse modo, têm-se uma redução no uso de papel, assim como do plástico que embalava esse documento anexado à caixa.

A etiqueta adesiva vai colada diretamente na caixa e apresenta com mais efetividade as informações fiscais mais importantes a respeito do produto.

Informações obrigatórias no DANFE simplificado

Para este novo modelo, os seguintes dados são obrigatórios.

Dados da Empresa Emissora:

  • Nome/Razão Social
  • UF
  • CNPJ, 
  • Inscrição Estadual

Dados da NF-e:

  • Tipo de Operação
  • Série e Número da NF-e
  • Data de Emissão
  • Valor

Informações do Destinatário:

  • Nome/Razão Social
  • UF
  • CNPJ/CPF
  • Inscrição Estadual, se houver

EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência)

Quando usar o DANFE simplificado?

É uma escolha por parte da empresa emissora utilizar o DANFE completo ou simplificado. A solução é bem vista pela redução de custos e de uso de papel, tal como pela dispensa de uso de plástico na embalagem do documento A4. 

Trata-se de um modelo que cumpre com a mesma finalidade do DANFE completo.

Como emitir DANFE simplificado?

A emissão do DANFE simplificado, tal como do DANFE completo, pode ser feita na mesma plataforma que a empresa utiliza para emitir notas fiscais. 

Se você utiliza o sistema de notas fiscais da Digisan, por exemplo, já terá o seu DANFE para notas fiscais de produtos emitido automaticamente e pronto para impressão. 

No momento da impressão, no entanto, cabe a você escolher qual modelo de sua preferência. Os passos costumam ser:

  1. Emitir a NF-e da mercadoria;
  2. Selecionar a NF-e de interesse para gerar o DANFE;
  3. Escolher o modelo de impressão de sua preferência.

Para a emissão somente do DANFE de forma gratuita (sem emissão de NF-e), você também pode contar com os seguintes sites:

  1. DANFE online;
  2. FSist;
  3. e.DANFE;
  4. Web DANFE.

Sua empresa emite NF-e no DF? Conheça o sistema Digisan!

Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria que contempla todo universo das notas fiscais

Para emitir o DANFE, você precisa, inicialmente, contar com uma gestão segura de suas notas fiscais eletrônicas. 

O sistema Digisan é até 5x mais rápido que o de concorrentes e permite uma gestão muito mais segura e agilizada de todas as suas notas, com preenchimento automático dos impostos e compartilhamento facilitado com o contador.

Nosso objetivo é te ajudar a reduzir tempo com burocracias, te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio. 

Você pode ler mais sobre as vantagens do sistema Digisan aqui e realizar o seu teste gratuito aqui. Para solicitar a emissão ou renovação de certificado digital, você também pode acionar nosso contato aqui.

Você também pode gostar

Voltar ao blog