Nota fiscal

Quem é o tomador na nota fiscal?

Você sabe qual o papel do tomador e como preencher corretamente esse campo nas notas fiscais? Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema.

Começou a lidar com notas fiscais recentemente? Esse é um universo que pode ser um pouco confuso e trazer dúvidas, muitas vezes até mesmo para quem já tem uma certa experiência.

A nota fiscal representa não apenas um documento, mas um contrato social entre compradores e vendedores. Dentro desse contexto, o papel do tomador é fundamental.

Neste artigo, vamos te contar alguns detalhes sobre quem é o tomador da nota fiscal, além de explicar suas responsabilidades, deveres e direitos.

Quem é o tomador na nota fiscal?

O tomador na nota fiscal é a pessoa física ou jurídica que assume a responsabilidade pelo pagamento de um serviço ou produto. Ele pode até não ser o consumidor direto, mas sempre está formalmente envolvido no processo.

Em transações comerciais, como é o caso da prestação de serviços, ele é a pessoa contratante. No entanto, o serviço pode ser destinado a outros clientes. Ainda assim, a responsabilidade sempre recai sobre esse indivíduo ou empresa.

Qual é a diferença entre tomador e prestador de serviço?

Você sabe qual a diferença entre esses dois personagens envolvidos nas notas fiscais?

Enquanto o tomador “recebe” o serviço feito, o prestador é aquele que o fornece. Sendo assim, o primeiro é a entidade (física ou jurídica) que contrata o serviço ou adquire o produto. O prestador, por sua vez, é aquele que oferece um serviço em troca de pagamento.

Por exemplo: vamos imaginar que há uma empresa de Marketing Digital que atende clientes do setor médico. Ela pode terceirizar os serviços de designers para criação de anúncios para Internet.

Nesse caso, o tomador de serviço é a própria agência, enquanto os designers são os prestadores. Ainda assim, o consumidor final não é a empresa, mas sim os médicos que contratam os planos de Marketing Digital. Ficou mais fácil de entender?

Por que é importante que os dados do tomador estejam corretos?

A precisão nos detalhes do tomador é essencial para a legitimidade da nota fiscal. Informações incorretas podem resultar em complicações fiscais e legais, afetando tanto o tomador quanto o prestador de serviços.

Conheça alguns motivos que mostram como esse tipo de cuidado é importante, especialmente quando se trata do papel do tomador na nota fiscal:

  • A NF-e é um documento que prova a ocorrência de uma transação comercial. Assim, informações erradas podem torná-la inválida;
  • Os detalhes são essenciais para o cálculo de impostos e pagamento adequado;
  • As informações do tomador na nota fiscal também são úteis para que auditorias e outros processos sejam feitos;
  • A precisão na identificação do tomador constrói confiança nas relações comerciais, o que pode fortalecer a relação entre as partes e otimizar a reputação da empresa.

Então, lembre-se: sempre confira as informações antes de emitir sua nota fiscal!

Quais são as responsabilidades e direitos do tomador?

Confira os direitos e deveres do tomador da nota fiscal e compreenda ainda mais sobre esse universo.

Responsabilidades

As principais responsabilidades do tomador são:

  • verificar cuidadosamente todos os detalhes na nota fiscal, incluindo o valor total, descrição dos serviços ou produtos;
  • discutir qualquer discrepância com o prestador antes do pagamento;
  • realizar o pagamento devido, no prazo estipulado; 
  • fornecer informações precisas ao prestador de serviços, como detalhes de entrega, dados de contrato e outras;
  • manter registros de todas as transações comerciais, incluindo notas fiscais, para futuras referências.

Direitos

No que diz respeito aos direitos, os principais são:

  • receber um serviço ou produto que esteja de acordo com as especificações e padrões acordados;
  • receber uma nota fiscal correta e legal que inclua todas as informações necessárias;
  • ter suas informações pessoais protegidas e não ter seus dados utilizados de forma inadequada;
  • buscar uma solução em caso de inadequação do serviço prestado, que pode incluir reembolso, substituição ou reparação do serviço ou produto.

O que preencher no campo “tomador” na nota fiscal?

Ao preencher a nota fiscal, é essencial fornecer informações precisas e detalhadas sobre a empresa ou pessoa que está contratando o serviço ou adquirindo o produto. 

Entre os dados obrigatórios, estão:

  • nome completo (em caso de pessoas físicas) ou razão social (quando for uma pessoa jurídica);
  • endereço completo;
  • telefone;
  • e-mail;
  • registro (CNPJ ou CPF);
  • preço do serviço ou produto;
  • número da nota fiscal;
  • data da transação;
  • entre outros.

É importante ressaltar que, em um emissor de nota fiscal automatizado, o preenchimento é quase que automático. Basta você digitar, por exemplo, o CNPJ do tomador, e os dados aparecem. Mas, caso isso não aconteça, tenha em mente que é importante revisar as informações para evitar erros.

Uma dica: experimente copiar e colar os dados do tomador na nota fiscal a partir de uma fonte oficial de informações. Assim, não tem erro!

—-------------------------

Agora, você já sabe quem é o tomador na nota fiscal e conhece outras informações sobre esse assunto. Mais um passo foi dado em direção à emissão de notas cada vez mais corretas e eficientes. 

Contar com um sistema moderno e confiável é uma excelente alternativa para reduzir os riscos de erros e agilizar suas rotinas fiscais e contábeis no dia a dia. A DIGISAN conta com um software completo para ajudar tanto na emissão quanto no gerenciamento de suas notas fiscais.

Solicite um teste gratuito de 7 dias para saber mais!

Você também pode gostar

Voltar ao blog