Nota fiscal

O que é e onde fica o número da nota fiscal

O número da nota fiscal é muito mais do que uma série de algarismos. Ele funciona como a memória do seu negócio, guardando todas as informações de suas compras e vendas. Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas e explicar como o número da nota fiscal pode contribuir para uma gestão mais eficiente.

Se você é um empreendedor, já está acostumado a gerenciar os números das suas notas fiscais. Mas você já se perguntou o que exatamente é esse número e por que ele é tão importante para o seu negócio? 

Essa série numérica funciona como o RG das suas transações de compra e venda, te ajudando a manter o controle das operações financeiras do seu negócio. Além disso, o número da nota fiscal pode simplificar a gestão financeira e legal da sua empresa, contribuindo para o seu crescimento.

Neste artigo, vamos trazer informações importantes sobre o que é o número da nota fiscal, onde encontrá-lo nos documentos fiscais da sua empresa e por que ele é tão relevante para o sucesso do seu empreendimento. 

O que é o número da nota fiscal? 

O número da nota fiscal é uma sequência única de números que identifica cada nota fiscal emitida pela sua empresa. É como um código exclusivo que diferencia uma nota fiscal das outras. 

Formado por até 9 dígitos, que vão de 000001 a 999999, esse número funciona como controle das notas geradas e permite acompanhar todas as suas transações de compra e venda. Assim, é possível identificar facilmente quanto dinheiro está entrando e saindo da sua empresa.

Além do controle financeiro, o número da nota fiscal é essencial para cumprir suas obrigações legais, pois os órgãos governamentais usam esse número para verificar suas transações e garantir que você está pagando os impostos devidos. 

O que é a série da nota fiscal?

A série da nota fiscal é uma sequência de números que serve para diferenciar os lotes de notas fiscais que você emite. É como ter capítulos diferentes em um livro.

Trata-se de uma sequência que vai de 000.001 a 999.999 emitida automaticamente pelo emissor de notas fiscais.

Além de ser uma parte importante da identificação de notas emitidas pela sua empresa, a série da nota fiscal contribui para o controle e organização, simplificando sua gestão, e para a verificação de autenticidade das notas fiscais pelos órgãos fiscalizadores.

Como é definido o número da nota fiscal?

O número da nota é definido de forma aleatória, mas, na chave de acesso, há uma sequência numérica que segue um padrão e identifica a forma como o documento foi emitido.

Ele é formado por três partes distintas:

Modelo

Os primeiros dois dígitos indicam o modelo da nota fiscal, como modelo 55 e 65, que representam a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), respectivamente.

Série

Os próximos números na sequência representam a série da nota fiscal, que ajuda a organizar as notas dentro do mesmo modelo. Cada série começa do número 1 e pode ir até 999.999, reiniciando quando atinge esse limite.

Número

Os dígitos seguintes são o número da nota fiscal propriamente dito, sendo único dentro da série e essencial para identificar individualmente cada transação comercial.

Veja um exemplo para entender melhor:

Se você tem uma NF-e, com o modelo 55, série 001 e número da nota fiscal 12345, o número completo da nota será 55.001.12345. 

Como encontrar o número da nota fiscal?

Encontrar o número da nota em um documento fiscal é uma tarefa simples, mas crucial para o controle financeiro e a conformidade fiscal da sua empresa.

Veja, abaixo, um passo a passo para identificar corretamente o número:

1. Observe a seção superior

No documento em que você deseja encontrar o número da nota, seja uma NF-e, NFC-e ou Danfe, localize a seção superior com as informações mais importantes, como detalhes sobre o emitente e o destinatário e os valores da transação.

2. Localize o número da nota

Nesta seção superior, você encontrará o número da nota fiscal. Ele é exibido de forma clara, muitas vezes acompanhado da palavra "Número" ou "Nº". 

3. Segmente o número

Como explicamos acima, os primeiros 2 dígitos se referem ao tipo de nota fiscal e os seguintes à série. Portanto, o número da nota fiscal estará logo após os algarismos que identificam a série.

Simplifique sua gestão fiscal com um sistema eficiente

Neste artigo, você entendeu que o número da nota fiscal é um elemento relevante para o controle financeiro e a conformidade fiscal da sua empresa e que estar atento a ele pode contribuir para o bom funcionamento do seu negócio e para evitar problemas com as autoridades fiscais.

E contar com um sistema de gestão de notas fiscais eficiente é uma decisão importante para simplificar a emissão, organização e armazenamento de suas notas. Além disso, um emissor confiável te ajuda a prevenir erros e a manter seus registros fiscais em ordem, economizando tempo e reduzindo o risco de multas.

Para experimentar os benefícios de um sistema de gestão de notas fiscais, você pode testar o sistema da DIGISAN gratuitamente por 7 dias. Com nossa ferramenta, você poderá simplificar sua rotina fiscal, economizar tempo e recursos e ter mais tranquilidade para focar no desenvolvimento do seu negócio. 

Cadastre-se on-line e experimente o teste grátis do emissor de notas fiscais da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog