Nota fiscal

Modelos de nota fiscal: quando usar e como preencher cada um

Você conhece os diferentes modelos de nota fiscal e sabe quando usar e como preencher cada um deles? Neste artigo, vamos apresentar os principais, simplificando os processos e ajudando você a manter seus registros financeiros em ordem.

NF-e, NFS-e, NFC-e… A variedade de modelos de nota fiscal pode confundir qualquer empreendedor, mas é importante saber diferenciá-los. Afinal, cada tipo de nota apresenta particularidades e atende a finalidades específicas. 

Por isso, a escolha adequada e o preenchimento correto do modelo de nota fiscal indicado para o seu negócio são fundamentais para manter a regularidade fiscal de sua empresa e evitar problemas com a fiscalização. 

Para tornar esse processo mais claro e acessível, vamos mostrar, neste artigo, os principais tipos de nota fiscal e te orientar sobre quando utilizá-los e como preenchê-los corretamente.

3 modelos de nota fiscal preenchidos

Nota Fiscal de Produto (NF-e)

A Nota Fiscal de Produto (NF-e) é o modelo de nota fiscal que comprova a venda de mercadorias e registra as informações relacionadas à transação, como os impostos devidos. 

Também conhecida como nota fiscal de venda, a NF-e é obrigatória no Brasil e deve ser emitida desde a venda de produtos em lojas varejistas até operações de compra e venda entre empresas (B2B). 

Como preencher a NF-e

Para preencher a Nota Fiscal de Produto, você vai precisar de um emissor de notas fiscais. Acesse o sistema e preencha os campos obrigatórios, que incluem:

  • dados do vendedor e do comprador;
  • descrição, valor e quantidade de produtos;
  • forma de pagamento;
  • valor total da nota fiscal;
  • valor dos impostos (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, entre outros).

A seguir, trazemos um modelo de Nota Fiscal de Produto preenchido. Os dados são fictícios, mas servem para você compreender o preenchimento.

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é o documento fiscal que registra a prestação de serviços remunerada e o correto recolhimento de impostos sobre o valor recebido. 

Portanto, a NFS-e é obrigatória no Brasil e deve ser emitida sempre que o empreendedor presta um serviço e o cliente paga por ele.

Como preencher a NFS-e

Assim como a nota de produto, a NFS-e deve ser gerada em um sistema emissor de nota fiscal. O preenchimento na Nota Fiscal de Serviço inclui alguns dados obrigatórios, como:

  • dados do prestador e do tomador do serviço;
  • descrição dos serviços prestados;
  • valor dos impostos (ICMS, PIS, IRPJ, COFINS, CSLL, ISS, entre outros);
  • valor total da nota.

Veja, abaixo, um modelo de Nota Fiscal de Serviço fictício para entender melhor o preenchimento.

Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e)

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o documento que registra transações comerciais que envolvem diretamente o consumidor final. 

Esse modelo de nota fiscal tem o objetivo de simplificar e modernizar o processo de emissão e armazenamento de documentos fiscais, proporcionando maior agilidade para o comércio e garantindo a arrecadação de impostos.

Como preencher a NFC-e

A Nota Fiscal do Consumidor pode ser emitida em um PDV de forma ágil, especialmente em comércios com grande volume de vendas. Entre os dados que devem constar na nota, estão:

  • dados do vendedor;
  • código, descrição e quantidade das mercadorias;
  • unidade de medida do produto (unidade, quilo, gramas, metros, etc);
  • valor unitário do produto;
  • valor total da nota;
  • forma de pagamento;
  • valor dos impostos devidos.

Além disso, também devem constar a chave de acesso e um QR Code na nota fiscal. Em PDVs automatizados, como o da DIGISAN, essas informações são geradas automaticamente.

Diferente da NF-e e da NFS-e, a NFC-e não exige os dados do comprador, mas, em alguns casos, é possível inserir o CNPJ ou CPF do cliente.

A seguir, mostramos uma Nota Fiscal do Consumidor preenchida com dados fictícios para você visualizar.

—-----------------------

Agora, você já conhece os 3 principais modelos de nota fiscal e sabe quando utilizá-los e como preenchê-los corretamente. 

Para facilitar ainda mais a emissão de notas fiscais e otimizar a gestão fiscal de sua empresa,  conte com o sistema da DIGISAN para simplificar o processo. Com nosso software, você pode gerar notas fiscais de forma rápida e fácil, economizando tempo e evitando erros.

Ficou interessado em conhecer? Então, teste gratuitamente nosso emissor por 7 dias. Deixe a emissão de notas fiscais com a DIGISAN e concentre-se no desenvolvimento do seu negócio.

QUERO UMA AVALIAÇÃO GRATUITA!

Você também pode gostar

Voltar ao blog