Nota fiscal

Nota fiscal de serviço: o que é e como emitir

Veja como simplificar a burocracia e emitir suas notas fiscais de serviço de forma descomplicada e eficiente para ter transparência, profissionalismo e legalidade no seu negócio.

Todo empreendedor que presta serviços tem em mente oferecer o melhor que pode para seus clientes. Mas, além da qualidade do serviço prestado, é preciso garantir que tudo seja feito de forma transparente e dentro da legalidade. Por isso, em cada negociação realizada, deve ser emitida a nota fiscal de serviço.

Também conhecido como NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, esse documento traz vantagens como profissionalismo, credibilidade e legalidade para o seu negócio. É por meio dele que você comprova a prestação de um serviço e, assim, cumpre as normas fiscais, evitando problemas com a fiscalização. 

Se você acha que emitir notas fiscais de serviço é um processo burocrático e complicado, saiba que é possível simplificá-lo e torná-lo mais acessível. Neste artigo, vamos te ajudar a desmistificar esse tema e tornar a emissão de notas fiscais uma tarefa simples e integrada ao seu dia a dia como empreendedor.

O que é nota fiscal de prestação de serviço?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal que registra a prestação de serviços remunerada e o correto recolhimento de impostos sobre o valor recebido. 

Assim como a nota fiscal de produto deve ser emitida em relações de compra e venda de mercadorias, a NFS-e também é obrigatória no Brasil e deve ser emitida sempre que o empreendedor presta um serviço de qualquer tipo e o cliente paga por ele.

Mas emitir nota fiscal de serviço não é apenas uma obrigação fiscal para ficar dentro da lei. Ela traz vantagens para empreendedores que buscam uma gestão transparente, para consumidores que querem segurança em suas transações e para o governo, com a correta arrecadação de impostos.

Veja, abaixo, algumas vantagens da emissão de NFS-e:

  • Para os empreendedores: traz credibilidade, que ajuda a construir uma imagem sólida e confiável, garante o cumprimento das obrigações fiscais, facilita a gestão e o controle financeiro.
  • Para os consumidores: confere mais segurança em caso de necessidade de reclamações, trocas ou garantias e serve como comprovante de despesas para solicitar reembolsos ou deduções fiscais.
  • Para o governo: auxilia no controle e combate à sonegação fiscal e permite a identificação de irregularidades para aplicação de medidas corretivas.

Qual a diferença entre nota fiscal de serviço e nota fiscal de produto?

diferentes tipos de nota fiscal previstos pela legislação brasileira; cada um para um tipo de atividade. Se você tem dúvidas sobre qual o modelo correto para o seu empreendimento, veja, a seguir, a diferença entre nota fiscal de serviço e nota fiscal de produto.

  • Nota fiscal de serviço: a NFS-e é usada em operações de prestação de serviço, desde o conserto do carro até um atendimento médico. A NFS-e é municipal e está sob a responsabilidade da Prefeitura.
  • Nota fiscal de produto: a NF-e registra a venda de produtos mercadorias físicas. Ela tem abrangência estadual e está sob a responsabilidade da Secretaria de Fazenda (Sefaz) de cada estado.

Em alguns casos, é possível que haja tanto a venda de um produto quanto a prestação de um serviço. Para essas transações, existe a nota fiscal conjugada, mas é preciso consultar essa alternativa na Sefaz do seu estado, pois nem todos permitem o seu uso.

Quem deve emitir nota fiscal de serviço?

Como você viu, a nota de serviço deve ser emitida quando a negociação envolve a prestação de um serviço pago. E isso vale para qualquer porte de empresa, regime tributário e tipo de empreendimento.

Desde um Microempreendedor Individual (MEI) até uma grande empresa, qualquer negócio de prestação de serviços está obrigado a emitir a NFS-e, salvo em raras exceções.

Entre os prestadores de serviço que devem emitir esse modelo de nota fiscal, estão: 

  • marketplaces;
  • empresas SaaS;
  • cursos presenciais e on-line;
  • clínicas médicas e veterinárias;
  • academias;
  • oficinas.

Quais impostos devem constar na NFS-e?

Ao emitir uma nota fiscal de prestação de serviço, é importante que todos os impostos obrigatórios estejam presentes. Mas quais são eles?

No caso específico da NFS-e, ela está diretamente relacionada ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), ou simplesmente ISS, um tributo municipal sobre o valor do serviço prestado. As alíquotas variam entre 2% e 5%, de acordo com o município.

Veja, a seguir, alguns impostos que podem constar na sua nota fiscal de serviço, além do ISS:

  • ICMS: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é estadual e incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, comunicação e energia elétrica. O valor varia de 7% a 18% e, para pequenas empresas enquadradas no Simples, a alíquota varia entre 1,25% e 3,95%.
  • PIS: O Programa de Integração Social é um benefício destinado aos trabalhadores de empresas privadas para cobrir abonos e seguro-desemprego. Para prestadores de serviços no regime do Simples Nacional, a alíquota é de 0,57% sobre o valor dos serviços.
  • IRPJ: O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é calculado com base no faturamento dos últimos 12 meses. Para prestadores de serviço optantes pelo Simples Nacional, a taxa é de 0,84%.
  • CSLL: A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido varia de acordo com o regime tributário escolhido para o pagamento do IRPJ. Para prestadores de serviços optantes pelo Simples Nacional, a taxa é igual à do IRPJ.
  • COFINS: A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social é calculada sobre a receita bruta da empresa e voltada à previdência e assistência social e à saúde pública. Para empresas do Simples Nacional, a alíquota varia entre 1,6% e 2,63% sobre o faturamento.

Como emitir a nota fiscal de serviço?

A forma de emissão da nota fiscal de serviço varia de município para município e de acordo com o sistema utilizado. De modo geral, os passos são os seguintes:

1. Cadastro na Prefeitura

O primeiro passo é cadastrar a sua empresa na Prefeitura da sua cidade para ficar apto a emitir as NFS-e. Geralmente, essa inscrição pode ser feita on-line, mas, em algumas cidades, ainda é preciso comparecer à Prefeitura.

2. Certificado Digital

O Certificado Digital é usado para assinar digitalmente suas notas, garantindo a autenticidade e a validade jurídica do documento. Você pode obter o certificado com uma autoridade certificadora (AC) credenciada ao  Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

3. Sistema emissor de nota fiscal

Muitas prefeituras oferecem um emissor de notas fiscais de serviço próprio e gratuito. No entanto, devido à grande demanda, ele pode apresentar erros e instabilidades. Por isso, considere adquirir um software emissor de nota fiscal com um bom custo-benefício que não te deixe na mão quando você mais precisa

Se tiver dúvidas, veja nosso artigo com dicas para escolher um bom emissor de notas fiscais.

4. Preenchimento da nota fiscal de serviço

Acesse o sistema e preencha os campos com os dados solicitados, como:

  • identificação do tomador do serviço;
  • valor;
  • tributação;
  • descrição dos serviços prestados.

5. Emissão da NFS-e

Com todos os campos preenchidos, confira com cuidado os dados e, se estiver tudo certo, gere sua NFS-e. Lembre-se de armazenar o arquivo XML para apresentar em caso de fiscalização.

Como emitir nota fiscal de serviço como MEI?

Como mencionamos anteriormente, quem é MEI também precisa emitir NFS-e caso preste um serviço pago. A exceção é quando o tomador do serviço é uma pessoa física. Nesse caso, a legislação tributária isenta o MEI da emissão de notas.

No entanto, se o cliente for uma empresa ou órgão do governo, a nota fiscal de prestação de serviço é obrigatória. Para emiti-la, o passo a passo é o mesmo que mostramos acima.

Na hora de preencher a nota, o MEI deve especificar claramente, no campo de descrição, quais foram os serviços prestados. Isso é necessário para comprovar que a atividade exercida é compatível com a ocupação do MEI.

Em relação a impostos, não há necessidade de cálculos, pois eles já são pagos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

É possível simplificar a emissão de nota fiscal de serviço?

Emitir corretamente suas NFS-e é uma tarefa que deve fazer parte do dia a dia de empreendedores que prestam serviços. E, para garantir que não haja complicações com o aumento de demanda, é essencial otimizar os processos.

Para simplificar a emissão, com menos erros e mais produtividade, o ideal é usar um software emissor de notas fiscais confiável. O sistema da DIGISAN permite a emissão segura, ágil e ilimitada de notas fiscais de serviço, produto e conjugadas.

Teste gratuitamente o emissor de notas fiscais da DIGISAN para facilitar sua rotina e garantir uma gestão mais eficiente.

Você também pode gostar

Voltar ao blog