Nota fiscal

O que é o QR Code da nota fiscal e para que serve?

O uso de QR Code em notas fiscais traz praticidade e segurança para empresas e consumidores, mas você sabia que ele também é usado no combate à sonegação e na simplificação dos processos contábeis? Entenda neste artigo.

Na era da transformação digital, tecnologias inovadoras são peças-chave na otimização de processos e na melhoria da eficiência em diversos setores. Entre essas tecnologias, o QR Code está se tornando cada vez mais presente nas notas fiscais, mudando a forma como as transações financeiras e tributárias são conduzidas.

O QR Code da nota fiscal une a praticidade do código bidimensional à complexidade das informações fiscais, resultando em simplicidade e segurança. É como ter, na palma da sua mão, um código que traduz complexas informações fiscais em um formato descomplicado, ao alcance de um simples escaneamento.

Neste artigo, vamos te explicar o que é o QR Code, suas particularidades e por que ele tem sido cada vez mais utilizado em notas fiscais.

O que é QR Code?

QR Code é a sigla para "Quick Response Code" (Código de Resposta Rápida, em português), nome dado por sua capacidade de ser interpretado rapidamente. Trata-se de um código de barras bidimensional, em formato quadrado, que permite armazenar um grande número de caracteres em um espaço compacto.

Criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, o QR Code difere do código de barras comum porque, além da direção horizontal com apenas uma forma de leitura, ele inclui uma dimensão vertical e pode ser lido por celulares usando a câmera do telefone ou aplicativos específicos. Além disso, pode ser lido tanto de forma digital quanto impressa, o que o torna uma ferramenta acessível e de fácil uso.

No universo fiscal, o QR Code está presente na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e segue o padrão internacional ISO/IEC 18004. Ele deve ter sempre o formato de 25 mm x 25 mm e conter uma URL com informações da operação.

Quais informações o QR Code deve trazer na nota fiscal?

Quem vê aquele pequeno quadradinho na parte inferior nas NFC-e não imagina quantas informações ele carrega! Isso porque, na hora de ser criado, o código recebe uma série de dados que ajudam a identificar e detalhar uma transação comercial de forma rápida e eficiente.

Essas informações podem variar de acordo com a legislação, mas geralmente incluem:

  • Chave de acesso: identifica a NFC-e com um número único que permite acessar a nota no sistema da autoridade fiscal para verificar sua autenticidade.
  • Código da nota fiscal: diferencia cada nota emitida com um identificador único que traz informações como série, número sequencial e outros detalhes.
  • Data e hora da emissão: estabelece o momento da transação a partir de data e hora exatas em que a nota fiscal foi emitida.
  • Valor total: indica o montante financeiro correspondente à transação realizada.
  • CPF/CNPJ do emitente e do destinatário: identificam das partes envolvidas na operação.
  • Descrição de produtos ou serviços: informa detalhes como nome, quantidade, valor unitário e valor total do produto ou serviço adquirido.
  • Tributos: indica os tributos incidentes na transação, como o ICMS e o IPI, e seus valores correspondentes.
  • Assinatura digital: garante a autenticidade da nota fiscal a partir de uma assinatura que comprova a origem e a integridade das informações.
  • Informações complementares: pode conter informações como dados de transporte, informações de pagamento, entre outros.

Para que serve o QR Code da NFC-e?

Como você viu, o QR Code compacta, em um pequeno espaço, uma série de informações. Mas por que ele passou a ser utilizado em notas fiscais? Vamos explicar.

O QR Code em notas fiscais contribui para a otimização de processos, redução de burocracia e fortalecimento do controle fiscal. Além disso, ele abre portas para a modernização e eficiência nos processos das empresas, usando recursos tecnológicos para simplificar e melhorar a gestão contábil.

Veja, a seguir, algumas vantagens do uso do QR Code em notas fiscais:

Facilita a consulta e verificação de informações

O QR Code permite que consumidores, fornecedores, contadores e órgãos fiscalizadores acessem as informações da nota fiscal de maneira direta, sem a necessidade de digitar manualmente os dados.

Contribui para o combate à sonegação fiscal

Ao permitir o acesso rápido e preciso às informações das notas fiscais, o QR Code ajuda a combater a sonegação de impostos, uma vez que dificulta a manipulação e a falsificação dos documentos.

Reduz erros de digitação

A digitalização das informações pelo escaneamento do QR Code reduz erros de digitação que podem ocorrer ao inserir manualmente os dados.

Permite a integração com sistemas

Empresas e sistemas contábeis podem integrar o escaneamento do QR Code diretamente em seus processos, agilizando a inserção de dados.

Incentiva a transição para a era digital

A incorporação do QR Code nas notas fiscais faz parte do processo de modernização dos processos contábeis, ajudando as empresas a se adaptarem à era da tecnologia e da automação fiscal.

Possibilita a inserção de múltiplas informações

O QR Code pode conter não apenas os dados básicos da nota fiscal, mas também informações complementares, como detalhes do produto ou serviço adquirido.

Como emitir NFC-e de maneira descomplicada?

Agora que você já entendeu por que os QR Codes nas notas fiscais são aliados do consumidor, do empreendedor e dos órgãos fiscalizadores, saiba que é possível emitir suas NFC-e de maneira prática, rápida e segura.

Com o emissor de notas fiscais da DIGISAN, a emissão de NFC-e se torna um processo simples e eficiente. Com uma interface amigável e intuitiva, o sistema permite que você gere uma nota em menos de 2 minutos, ganhando tempo e eficiência.

Então, se você é um empreendedor em busca de uma maneira descomplicada de emitir suas NFC-e, conte com um sistema que entende suas necessidades e está pronto para te ajudar a crescer.

Cadastre-se on-line e faça um teste gratuito do emissor de notas fiscais da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog