Nota fiscal

Como fazer consulta de nota fiscal em Brasília

Conheça o passo a passo para consultar notas fiscais em Brasília e descubra como tornar esse processo ainda mais simples e seguro.

Você sabe como fazer a consulta de uma nota fiscal? Parece uma pergunta simples, mas muitas vezes gera confusão devido a informações desencontradas. 

Então, se você tem dúvidas, não se preocupe. Fazer essa consulta pode ser descomplicado, sem dor de cabeça e o melhor de tudo, gratuito. 

Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para consultar notas fiscais em Brasília e mostrar como usar o seu sistema emissor para ajudar nessa tarefa.

Por que consultar uma nota fiscal?

A consulta é uma forma de verificar a autenticidade de notas fiscais, o que é importante para a sua segurança e para evitar problemas futuros.

Veja, a seguir, algumas razões para sempre consultar a validade de suas notas.

Prevenção de fraudes

Falsificação, golpes e notas fiscais frias são um problema comum. Verificar a autenticidade ajuda a evitar que você caia em fraudes que podem resultar em perdas financeiras significativas.

Segurança nas transações

Para compradores e vendedores, a autenticidade das notas fiscais é essencial para garantir que as transações comerciais sejam seguras e confiáveis. Confirmar a validade da nota garante que ambos os lados estejam cumprindo os termos acordados.

Correção de erros

Ao consultar uma nota fiscal, é possível identificar erros ou equívocos de registro. Corrigir esses erros o quanto antes evita possíveis complicações no futuro.

Proteção da reputação

Empresas que emitem notas fiscais falsas podem prejudicar sua reputação e a confiança em sua marca. A consulta da autenticidade ajuda a proteger a imagem e a integridade do negócio.

Como consultar notas fiscais?

Para consultar uma nota fiscal, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda estadual ou municipal, dependendo de sua localização. No site oficial, há uma opção para consultar notas fiscais, geralmente na área de serviços ou consulta pública.

Ao acessar a plataforma online, as empresas devem fornecer a chave de acesso da nota fiscal que desejam consultar. Assim, terão acesso a informações detalhadas, como a data de emissão, o valor da transação, os tributos envolvidos e outros dados importantes para a contabilidade e o controle financeiro da empresa.

Passo a passo para consultar nota fiscal em Brasília

Agora, veja como fazer uma consulta de nota fiscal no Distrito Federal. Como atualmente existe um QR Code na nota fiscal, você pode consultar tanto pelo seu celular quanto pelo computador. 

Para saber qual caminho seguir, primeiro identifique o tipo de nota fiscal que deseja consultar, pois existem diferenças entre elas.

NF-e

1. Localize a chave de acesso na nota fiscal física ou digital.

2. Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, cole ou digite a chave de acesso no campo indicado, marque o captcha de segurança e clique em “Continuar”.

3. Sua nota estará disponível, com todas as informações que você precisa.

Caso você seja o vendedor ou comprador envolvido na transação, também poderá baixar a nota fiscal usando seu Certificado Digital.

NFS-e

1. Com a nota fiscal física ou digital em mãos, acesse o site da Secretaria da Fazenda do DF.

2. Preencha os dados solicitados:

  • Inscrição Municipal do Emissor: localize na parte superior da nota junto a outros dados do emissor
  • Série do Documento Fiscal: selecione a opção Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
  • Número do Documento Fiscal: é o número da nota fiscal que está na parte superior direita do documento
  • Chave de Identificação: localize na parte superior da nota, no campo Código de Autenticidade.

3. Faça a verificação solicitada e clique em “Verificar”.

4. Abrirá uma tela com as informações básicas da nota e, clicando em “Imprimir”, você terá acesso ao documento completo.

NFC-e

1. Localize a chave de acesso, cole a chave em um editor de texto ou bloco de notas no seu celular ou computador e remova todos os espaços entre os números.

2. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal e faça o login para acessar os serviços.

3. Na seção de consulta, insira a chave de acesso sem os espaços, marque o captcha e clique em “Consultar”.

4. Faça novamente a verificação do captcha e clique em “Acessar” para visualizar a nota.

Caso você tenha dificuldades, acesse o vídeo abaixo no canal da DIGISAN e veja o passo a passo detalhado para a consulta de notas fiscais.

Como consultar Notas em Brasília DF? NFE, NFS e NFC

—---------------

Agora que você já sabe como fazer consulta de nota fiscal, mantenha o hábito de sempre verificar a autenticidade das notas, garantindo mais organização e segurança para todos os envolvidos.

E com um emissor de notas fiscais como o da DIGISAN, os processos ficam ainda mais simples. Você pode emitir, acessar, cancelar e armazenar suas notas sem complicação.

Faça o seu cadastro e garanta 7 dias de teste grátis para conhecer o sistema.

Você também pode gostar

Voltar ao blog