Nota fiscal

Nota fria é crime: saiba como evitar

Ninguém gosta de problemas com a lei, certo? E a nota fria é um desses problemas que você deve evitar a todo custo. Neste artigo, vamos explicar as consequências da nota fria e como evitá-las.

Ninguém quer ter dor de cabeça com a lei, mas a realidade é que, às vezes, mesmo sem perceber, o empreendedor pode acabar em situações complicadas. A nota fria é um desses problemas, pois se trata de uma prática criminosa que pode ter sérias consequências.

Além de multas pesadas que podem afetar suas finanças, a emissão de notas frias pode levar a processos e até condenações criminais. Além disso, a imagem de sua empresa e sua reputação também podem ser manchadas, dificultando futuros negócios. 

Neste artigo, vamos explicar por que a nota fria é considerada um crime, quais são as implicações que ela pode trazer para as empresas e daremos dicas sobre como se proteger desse tipo de problema.

O que é uma nota fria?

Nota fria é uma nota fiscal falsa emitida com o objetivo de burlar a Receita e pagar menos tributos ou mesmo deixar de pagá-los. 

Ela costuma ser gerada em situações onde não houve uma transação comercial real entre as empresas envolvidas ou quando a transação ocorreu, mas o documento fiscal emitido é inválido ou falso, sem homologação dos órgãos competentes.

Por isso, notas frias não são um simples erro na emissão de notas fiscais, mas sim uma violação das leis que pode levar a sérias penalidades.

Como identificar uma nota fria?

Para identificar uma nota fiscal fria, é preciso analisar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) recebido. Observe se o emitente, o CNPJ, a inscrição estadual, a descrição dos produtos ou serviços, as quantidades e os valores correspondem ao que foi acordado. 

Além disso, é recomendado verificar a validade da chave de acesso da nota fiscal no site oficial da Secretaria da Fazenda para confirmar se a nota foi homologada pela Receita e está autorizada.

Nota fria é crime?

Sim, emitir uma nota fiscal fria é considerado crime, pois configura sonegação fiscal, um crime contra a ordem tributária sujeito a pena de seis meses a dois anos de detenção e multa. 

Além disso, conforme o artigo 172 do Código Penal, a empresa que emite uma nota fiscal fria está sujeita a pena de 2 a 4 anos de prisão e multa. 

Quais são as consequências da emissão de uma nota fria?

Você viu acima que a emissão de nota fria pode ser punida inclusive com prisão, pois se trata de um crime. Mas, mesmo que não cheguem a esse extremo, as consequências podem ser devastadoras para uma empresa. 

Confira, a seguir, algumas penalidades previstas para quem emite nota fria. 

Multas

A empresa que emite uma nota fiscal fria está sujeita a multas significativas, que podem ser calculadas com base no valor sonegado dos impostos e causar um grande rombo nas finanças da empresa.

Perda de credibilidade

A reputação de uma empresa é um de seus ativos mais valiosos. Emitir notas fiscais falsas pode levar à perda de confiança por parte dos clientes, fornecedores e parceiros de negócios. 

Ações legais

Além das penalidades civis e criminais, a empresa ou as partes envolvidas podem enfrentar processos judiciais movidos pelos clientes prejudicados ou por outras partes afetadas pelas notas fiscais frias.

Investigações 

A Receita Federal ou órgãos locais podem determinar investigações detalhadas para verificar outras possíveis irregularidades na contabilidade da empresa. Isso pode levar a fiscalizações fiscais extensas, resultando em mais problemas.

Perda de benefícios fiscais

Empresas que emitem notas frias podem perder benefícios fiscais, isenções e deduções legítimas que poderiam estar disponíveis de outra forma.

Como evitar a nota fria?

Com consequências tão sérias envolvidas, o melhor é fugir de notas frias relacionadas ao seu negócio. Mas como fazer isso?

Para evitar a emissão e o recebimento de notas fiscais falsas, as empresas podem adotar várias medidas preventivas e práticas de segurança. Veja algumas dicas a seguir.

Educação e treinamento

Eduque os colaboradores sobre os riscos associados às notas fiscais frias e instrua-os a verificar cuidadosamente todas as transações e documentos fiscais. Além disso, forneça orientações a seus clientes e parceiros.

Verificação minuciosa

Ao receber uma nota, examine cuidadosamente o Danfe para garantir que todas as informações estejam corretas. Verifique também a validade da chave de acesso da nota fiscal no site oficial da Secretaria da Fazenda.

Registros organizados

Mantenha registros fiscais e documentos relacionados arquivados de forma segura e acessível para referência futura e para apresentar em caso de auditorias.

Atualização

Fique de olho nas mudanças nas leis fiscais e regulamentações para garantir que os processos estejam sempre em conformidade com as últimas exigências legais.

Automação de processos

Utilize softwares com sistemas de verificação automática de notas fiscais. Para isso, implemente um emissor confiável de notas fiscais.

—---------------------

Quando o assunto envolve evitar notas frias ou garantir que sua empresa faça a emissão de notas de maneira prática, rápida e segura, a DIGISAN é uma grande aliada.

Facilite sua rotina e fique sempre dentro da lei com o emissor de notas fiscais da DIGISAN. Assim, sobra tempo para você se dedicar a outras tarefas da sua empresa, sempre com a consciência tranquila.

Para conhecer o sistema, faça uma avaliação gratuita por 7 dias.

Faça o seu cadastro e inicie o teste do emissor de notas DIGISAN agora mesmo!

Você também pode gostar

Voltar ao blog