Nota fiscal

Como fazer nota fiscal no DF

Está em dúvida sobre como fazer notas fiscais no Distrito Federal? Veja o passo a passo neste artigo e fique em dia com a legislação.

Você está iniciando um negócio ou já está em atividade, mas tem dúvidas sobre como fazer nota fiscal no Distrito Federal? Saiba que não está sozinho.

Mesmo com as facilidades que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) trouxe para os empreendedores, é bem comum que surjam questionamentos na hora de emitir documentos fiscais.

Se esse é o seu caso, este artigo vai te ajudar a entender de forma simples e prática o processo e contribuir para que você emita suas notas, evitando problemas como multas ou até um processo criminal. 

Por que emitir nota fiscal

Caso você não tenha familiaridade com a emissão de notas fiscais, pode procurar um profissional de Contabilidade para te ajudar. O importante é que você não deixe de fazer a nota fiscal por não conhecer o processo, pois os documentos fiscais são fundamentais na gestão do negócio.

Veja algumas razões para ficar em dia com a emissão de notas fiscais:

Cumprimento da legislação

A principal razão para emitir nota fiscal é cumprir as obrigações legais impostas pelos órgãos responsáveis, como a Receita Federal e a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. Deixar de emitir notas fiscais pode resultar em multas significativas e problemas legais.

Transparência e credibilidade

A emissão de nota fiscal demonstra transparência nas operações comerciais, pois transmite aos clientes a garantia de que sua empresa está regularizada, o que contribui para a credibilidade da sua marca.

Controle financeiro

As notas fiscais permitem o registro adequado de compras e vendas. Isso é fundamental para a gestão de fluxo de caixa, controle de estoque e planejamento tributário.

Recolhimento de impostos

Por meio das notas fiscais, é possível calcular e recolher os impostos devidos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS). 

5 passos para fazer notas fiscais no DF

Para começar a emitir notas fiscais no Distrito Federal é preciso seguir alguns passos. Veja, a seguir, qual o caminho para emitir suas notas corretamente.

1. Verifique a Regularização do CNPJ e Inscrição Estadual (IE)

Antes de começar, certifique-se de que seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição Estadual (IE), ou Cadastro Fiscal do Distrito Federal (CF-DF), estejam válidos. Esses documentos são essenciais para emitir notas fiscais.

2. Adquira um Certificado Digital

Com os documentos em ordem, o próximo passo é obter um Certificado Digital padrão ICP-Brasil. Ele será a assinatura digital de sua empresa e garantirá que suas notas tenham validade fiscal. Além disso, o certificado permite assinar suas notas com segurança e eficiência, de qualquer lugar.

3. Cadastre-se na Sefaz

O credenciamento na Secretaria da Fazenda é um passo crucial para se tornar um emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Acesse o Portal da Sefaz, preencha os dados necessários e solicite a autorização. Geralmente, após 30 minutos do credenciamento, você terá a autorização para fazer suas notas fiscais.

4. Escolha um software emissor de NF-e

No Distrito Federal, não existe mais a opção de um sistema para emissão gratuita de notas fiscais. Portanto, é necessário adquirir um software. Para escolher um bom emissor de NF-e, leve em consideração não apenas o preço, mas também a facilidade de uso, integração contábil, suporte técnico especializado e a possibilidade de emitir um número ilimitado de notas. 

5. Comece a emitir suas notas fiscais

Após adquirir o software emissor, você está pronto para emitir suas notas fiscais. Em sistemas como o da DIGISAN, ao inserir os detalhes da transação, o programa memoriza as informações. Isso facilita a criação de novas notas para o mesmo cliente, economizando tempo e reduzindo as chances de erros no preenchimento.

Como emitir nota fiscal como MEI no Distrito Federal

Até o ano passado, Microempreendedores Individuais (MEIs) do Distrito Federal podiam emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) para registrar suas transações comerciais. No entanto, as regras mudaram e, desde 1º de janeiro de 2023, essa modalidade não é mais permitida.

Além disso, com a nacionalização da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), em setembro de 2023, o MEI prestador de serviços deve obrigatoriamente emitir notas pelo Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica ou pelo aplicativo NFS-e-Mobile, desenvolvido em parceria pela Receita Federal e Sebrae.

A escolha certa para emitir nota fiscal no Distrito Federal

Neste artigo, você aprendeu todos os passos necessários sobre como fazer nota fiscal no Distrito Federal, garantindo sua regularidade fiscal e o correto recolhimento de impostos.

Agora, é o momento de selecionar o emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que melhor atende às necessidades da sua empresa e simplificar sua rotina. Com um sistema automatizado, você reduz as chances de erros humanos e libera tempo para focar em atividades estratégicas que impulsionam o crescimento do seu negócio.

O sistema da DIGISAN permite que você emita uma nota fiscal em apenas dois minutos, garantindo segurança e produtividade.

Entre em contato e solicite um teste gratuito do emissor da DIGISAN para facilitar suas tarefas e garantir uma gestão eficiente da emissão de notas fiscais.

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