Gestão contábil

CFDF (Cadastro Fiscal do Distrito Federal): o que é e como solicitar?

O CFDF é um cadastro obrigatório para empresas do DF. Conheça a sua finalidade e implicações de não mantê-lo regular.

O Cadastro Fiscal do Distrito Federal (CFDF) é uma particularidade do DF, e tem como função conceder ao distrito federativo o controle sobre as atividades econômicas exercidas por negócios locais, mediando o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), tal como o ISS (Imposto sobre Serviço).

Em outras palavras: se a sua empresa está localizada no DF e precisa pagar esses tributos (ICMS e ISS), ela precisa ter o CFDF em dia. Entenda melhor a função desse cadastro no decorrer do artigo e as implicações de não tê-lo.

Empresas que devem ter o CFDF 

Todas as empresas com cadastro no DF e contribuintes do ICMS e ISS, incluindo microempreendedores individuais (MEI), precisarão obrigatoriamente ter o CFDF. 

O cadastro substitui a Inscrição Estadual e Municipal presentes nos demais estados. Como o DF não se encaixa nas regras de estado, possui essa particularidade na mediação de impostos de mercadorias e serviços.

Penalidades para empresas com CFDF irregular

As empresas sem CFDF ou com CFDF irregular poderão sofrer penalidades e até a baixa do seu CNPJ após longo período de inadimplência. 

No dia a dia da empresa, também não será possível emitir NF-e, sequer realizar compras com fornecedores, já que o fornecedor não conseguirá emitir a NF-e no nome da empresa irregular.

Emissão de notas fiscais no DF: saiba como fazer

Como solicitar o CFDF?

O procedimento de solicitação do CFDF é online, através de formulário da Agência Net da Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Realize o seu cadastro no link acima, escolhendo a opção “Nova Ficha Cadastral”. Após preencher todos os campos, você receberá um número de protocolo para que possa consultar o andamento da sua solicitação.

Ao sinal de qualquer dúvida no processo, você também pode optar por solicitar o atendimento virtual da Agência Net. Você precisará entrar no atendimento já com o seu certificado digital cadastrado e, em seguida, preencher informações básicas da sua empresa.

Qual a diferença entre o CFDF e o CNPJ?

Sabemos que cada estado tem autonomia para estabelecer seus critérios na gestão de impostos locais. Pela particularidade do CFDF, alguns empresários têm a falsa compreensão de que o cadastro substitui a necessidade do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); o que não é verdade.

Na prática, até para abrir o CFDF será necessário apresentar o seu CNPJ. Enquanto esse cadastro é válido nacionalmente, o CFDF regula atividades exercidas dentro do território do DF.

Precisa emitir nota fiscal no DF? Conte com a Digisan!

Esse é um artigo do time Digisan, o seu emissor de NF-e no DF. 

O sistema de NF-e da Digisan é até 5x mais rápido que o de concorrentes e permite uma gestão muito mais segura e agilizada de todas as suas notas com cálculo automático de impostos. Estamos localizados no DF e, portanto, conhecemos todas as particularidades aplicadas pela Sefaz do Distrito Federal.

Nosso time de suporte está à disposição para te auxiliar na emissão de todo tipo de nota fiscal. Aposte em uma gestão financeira e de NF-e mais eficiente e inicie o seu teste gratuito em nosso sistema.

Quero testar o sistema Digisan gratuitamente

Você também pode gostar

Voltar ao blog