Gestão de negócios

O que é ROI: como calcular retorno sobre o investimento?

Você fez um investimento em alguma ação e quer saber quanto sua empresa realmente lucrou com ela? Para isso, você precisa entender o que é ROI e como essa métrica pode te ajudar a avaliar melhor seus resultados. Aprenda, neste artigo, como calcular o ROI para os negócios.

Sua empresa investiu em uma ação ou campanha diferente e, agora, você precisa entender se o resultado realmente valeu a pena. Até algum tempo, era complicado fazer essa comprovação, pois não existiam ferramentas e técnicas que te dessem um resultado preciso. Mas, depois de aprender o que é ROI e como calculá-lo, você não terá mais essa dificuldade.

O ROI, ou Retorno sobre o Investimento, é um indicador que permite avaliar como suas iniciativas contribuem para os resultados da empresa. Dessa forma, você tem uma análise precisa do desempenho de ações e canais específicos e, assim, consegue determinar quais estão efetivamente dando certo e quais precisam ser ajustados para melhorar a performance. Isso te dá mais segurança para definir metas com base em dados realistas e palpáveis.

Então, se você ainda sofre para entender se suas ações estão dando certo, este artigo é para você. Vamos te explicar o que é ROI, como calculá-lo, quais as vantagens para a empresa e como elaborar um relatório para avaliar seus resultados.

O que é ROI?

ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Com o cálculo correto dessa métrica, é possível saber quanto dinheiro a empresa realmente ganhou com algum investimento realizado.

Como esse indicador fornece resultados específicos para cada ação, você consegue identificar claramente e sem “achismos” o que funciona e o que não funciona em termos de ganhos para a empresa.

Como calcular o ROI?

Para calcular corretamente o ROI, antes você precisa entender os conceitos de receita e custos envolvidos na operação:

  • Receita: todo o dinheiro que entrou no caixa da empresa em função do investimento feito;
  • Custo: todo o valor que a empresa investiu para obter a receita (recursos financeiros, equipamentos, mão de obra, etc).

Depois de calcular tudo o que entrará na conta como receita e como custo, é hora de aplicar a fórmula para descobrir seu ROI:

ROI = (receita gerada – custos) / custos

Vamos usar um exemplo ilustrativo para demonstrar como o cálculo é feito na prática. Sua empresa investiu R$ 10.000,00 em uma nova campanha de marketing que gerou uma receita de R$ 100.000,00. O cálculo do ROI será:

ROI = (100.000 - 10.000) / 10.000

ROI = 9

Dessa forma, você pode concluir que o seu retorno financeiro foi de 9x o valor investido ou que você teve 900% de retorno com a ação.

Como criar um relatório do ROI?

Depois de identificar qual foi o ROI de uma iniciativa, é importante mantê-lo acessível para novas análises e consultas e também preparar um relatório, caso você precise apresentá-lo na empresa.

Nessa hora, é importante entender o que faz sentido para quem vai receber esse relatório e quais dados realmente precisam estar presentes. De nada adianta criar um documento com páginas e mais páginas de números, gráficos e análises se ele não trouxer o que a empresa realmente precisa saber.

Então, para ter uma apresentação mais assertiva, você deve levar em conta os seguintes elementos:

Público e objetivo

Cada pessoa dentro da estrutura da empresa tem um interesse específico no resultado do ROI. Para CEO e diretoria, foque na contribuição do indicador para a receita total da empresa. Já se for falar com o setor de marketing, também é interessante trazer um comparativo de canais, para que avaliem quais têm melhor desempenho.

Tenha claro o que você precisa demonstrar ou comprovar com o seu relatório e quais dados e métricas devem estar presentes para que você atinja esse objetivo.

Modelo

Ter um modelo básico pré-definido vai te ajudar a poupar tempo na hora de criar relatórios. Além de poder ser abastecido com facilidade, esse modelo também deve ser acessível a todos que vão ter contato com ele, para que a leitura seja intuitiva.

Lembre-se de criar modelos diferentes para cada nível hierárquico e para objetivos variados.

Análise

De nada adianta reunir tabelas e gráficos em um documento sem analisar o que todos os números e indicadores significam. Na hora de incluir os insights, tente responder a perguntas como:

  • O que foi feito e o que não foi feito que gerou este resultado?
  • Qual é a relação entre as campanhas com melhor e pior desempenho?
  • Entre as ações de alto retorno, há pontos em comum? Consigo replicá-los em outras ações?
  • Com base no resultado, o que eu devo repetir e o que devo evitar nas próximas ações?
  • A iniciativa atingiu o objetivo definido para ela? Será que é possível melhorar ainda mais o resultado?

Plano de ação

Ao responder às questões acima, você terá entendido mais profundamente como seu ROI impactou a empresa e como pode tornar o resultado ainda melhor. Assim, você deve montar um plano de ação com novas metas, que sejam desafiadoras, mas também alcançáveis, para que a equipe não se sinta desmotivada.

Quais as vantagens de trabalhar com ROI?

Como você já deve ter observado, o cálculo do ROI permite ter uma visão mais clara e precisa do que está funcionando e do que não está funcionando nas ações da empresa, em termos de lucratividade. Além disso, é um indicador que pode ser usado para atrair investimentos e conseguir um investidor-anjo, por exemplo.

O ROI também permite que você trace metas mais realistas e que contribuam para escalar o seu negócio. Veja, a seguir, algumas vantagens de ter o ROI em seu planejamento:

Aumento da receita

Ao entender o que funciona e traz receita para a empresa, você consegue identificar padrões que podem ser repetidos em outras iniciativas, aumentando o retorno financeiro. Da mesma forma, o que não funciona pode ser cortado de forma estratégica, possibilitando investir recursos e esforços no que vai trazer um resultado positivo real.

Crescimento constante

O que vale mais a pena: ter um crescimento rápido e astronômico em um mês ou manter uma regularidade durante todo o ano e ver que sua empresa está crescendo realmente? Se você pensa na saúde financeira e na longevidade dos seus negócios, com certeza, prefere a segunda opção. Com o monitoramento contínuo do ROI de suas ações e aplicação dos insights trazidos por ele, fica mais fácil ter um planejamento que leve a resultados mais duradouros.

Equipe motivada

Quando você tem dados para embasar suas decisões e para traçar metas que a equipe compreenda, fica muito mais fácil engajar seu time e motivá-lo para alcançar os resultados. E, com uma equipe envolvida nos projetos, trabalhando em um ambiente focado no sucesso, o desempenho tende a ser cada vez melhor.

Como melhorar ainda mais a performance da sua empresa?

Manter a empresa em alta é um grande desafio para os empreendedores, mas não é preciso fazer mil malabarismos para ter um faturamento consistente. Contar com ferramentas adequadas facilita muito na hora de planejar ações e estratégias e, agora que você já sabe o que é ROI e como ele pode contribuir para o seu crescimento, com certeza entendeu que vale a pena incluir os cálculos em sua rotina.

Agora, é hora de analisar suas ações e entender melhor o que está trazendo bons resultados e o que só está tomando seu tempo e levando embora seu dinheiro. Para quem está de olho nessa balança, automatizar tarefas rotineiras, como a gestão de notas fiscais, é uma excelente forma de aumentar a produtividade.

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