Nota fiscal

Nota fiscal pelo celular: quem pode emitir e como?

Usar o celular para se comunicar, enviar e receber arquivos, pagar contas e acessar serviços já faz parte do dia a dia de muitos empreendedores. Mas, será que também é possível emitir uma nota fiscal pelo celular? Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

As facilidades que o celular trouxe para a rotina das pessoas é inegável e, no mundo dos negócios, não é diferente. Usando apenas seu telefone e uma conexão com a internet, o empreendedor pode resolver várias questões do dia a dia, desde consultar sua agenda até mesmo emitir uma nota fiscal pelo celular.

Com a constante busca por praticidade e liberdade em diversos setores, as empresas já entenderam que o celular é muito mais do que um telefone móvel. Por isso, têm investido em funcionalidades que o tornam ainda mais completo. E, para a rotina corrida de um empreendedor, ter tudo o que precisa sempre à mão, em um aparelho que carrega no bolso, é uma grande vantagem, sem dúvidas.

Dessa forma, a Contabilidade também passou a investir em formas de estar disponível para o empreendedor a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo que ele acesse dados contábeis, envie documentos e emita notas com apenas alguns cliques.

Para saber mais sobre a emissão de notas fiscais pelo celular e entender se esse serviço se aplica ao seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo.

Condições para emissão de notas pelo celular

A emissão de NF-e pelo celular está disponível para empresas de todos os portes, desde um Microempreendedor Individual (MEI) até companhias de grande porte. Essa funcionalidade também independe do regime tributário adotado e do ramo de atividade, seja ele comércio ou prestação de serviços.

No entanto, para ter acesso à emissão de notas fiscais pelo celular, é necessário possuir um Certificado Digital, que vai funcionar como sua assinatura eletrônica e proporcionar mais segurança em suas operações.

Vantagens e desvantagens de emitir NF-e pelo celular

Por sua praticidade e mobilidade, a possibilidade de emitir notas fiscais pelo celular traz algumas vantagens ao empreendedor, como:

  • permite gerar uma nota fiscal a qualquer hora, de qualquer lugar;
  • torna mais ágil o processo de emissão;
  • facilita o compartilhamento das notas fiscais;
  • está disponível para qualquer tipo de dispositivo móvel.

Mas não há apenas vantagens em emitir uma NF-e pelo celular. Você deve considerar que não será possível, por exemplo, imprimir na hora o documento fiscal. Para isso, você ainda precisará do sistema instalado em um computador integrado a uma impressora.

Além disso, para algumas pessoas, preencher vários campos utilizando apenas uma tela pequena e um teclado virtual pode ser um pouco incômodo, preferindo utilizar a tela mais ampla de um computador e um teclado convencional. 

Então, é preciso analisar todas as vantagens e desvantagens e como essa funcionalidade se aplica à realidade do seu negócio antes de tornar a emissão de notas fiscais pelo celular efetivamente uma rotina na contabilidade da sua empresa.

Processo de emissão de nota fiscal pelo celular

Como citamos acima, a emissão de NF-e está disponível para qualquer tipo de dispositivo móvel, seja ele um celular ou um tablet. Em alguns casos, também será necessário ter uma conexão de internet, pois nem todos os sistemas podem ser acessados off-line.

Além disso, você precisará de uma certificação digital. Para obter o Certificado Digital modelo A1 exigido, você deve procurar uma empresa autorizada pelos órgãos reguladores do Brasil.

Com o Certificado instalado, você poderá usar 2 formas para emitir notas fiscais pelo celular:

  • baixar um aplicativo para Android ou iOs, de acordo com o seu sistema operacional;
  • acessar o sistema diretamente pelo navegador, desde que a empresa ofereça uma versão responsiva, ou seja, que se adapta a diferentes tamanhos de tela.

No primeiro caso, a usabilidade pode ser mais simples, já que aplicativos são feitos exclusivamente para dispositivos móveis. No entanto, o app vai ocupar espaço e consumir mais memória do seu celular.

Já o uso pelo navegador permitirá que você acesse o sistema e preencha os dados exatamente como faria em um computador, sem a necessidade de instalar nenhum programa.

Depois de decidir qual forma é a melhor para você, basta usar o seu Certificado Digital para acessar o emissor de notas fiscais e você poderá cadastrar produtos e clientes e emitir suas notas diretamente do celular.

Escolha do emissor de NF-e

Como você viu neste artigo, é possível ter mais liberdade para emissão de notas fiscais utilizando apenas um celular com internet e um Certificado Digital. No entanto, é preciso avaliar os prós e contras antes de estabelecer essa modalidade como padrão em sua contabilidade, pois há aspectos técnicos e comportamentais que devem ser levados em conta.

Outro fator importante para que o uso do celular se torne um aliado de sua rotina contábil é a escolha correta de um sistema emissor de notas fiscais. Um bom software para emitir NF-e deve permitir que você automatize todos os processos, desde o preenchimento de campos até o envio ao contador, além de ser simples de usar e seguro para os seus dados.

O sistema da Digisan oferece tudo isso é é uma excelente opção para quem quer emitir notas fiscais pelo celular ou computador de forma segura, ágil e descomplicada.

Se você está em busca de um parceiro para facilitar sua rotina contábil, solicite um teste grátis do emissor de NF-e da Digisan e fique despreocupado para pensar no crescimento da sua empresa.

Você também pode gostar

Voltar ao blog