Nota fiscal

Quanto custa um emissor de nota fiscal?

Contar com um emissor de nota fiscal eficiente é um investimento estratégico para impulsionar o seu negócio. Se você tem dúvidas sobre valores, fique informado com este artigo.

Todo empreendedor sabe que uma gestão fiscal eficiente é essencial para se manter em dia com as obrigações tributárias e ter controle sobre a saúde financeira do seu negócio. E, para ajudá-lo nessa tarefa, um emissor de nota fiscal é uma ferramenta indispensável.

Só que, na hora de investir em um emissor, muitos empreendedores ficam em dúvida sobre o custo-benefício e acabam caindo em ciladas por levar em conta apenas o valor. É o famoso ditado “o barato sai caro”.

Mas, afinal, quanto custa um bom emissor de nota fiscal? Acredite, esse investimento vai além do valor monetário; é um passo estratégico que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade da sua empresa. 

Se você tem dúvidas sobre valores e o que precisa analisar antes de escolher um emissor, este artigo pode te ajudar. Aqui, você vai saber:

  • O que avaliar na hora de escolher um software fiscal.
  • Benefícios de investir em um emissor de nota fiscal.
  • Vantagens e desvantagens de um emissor gratuito.
  • Quanto custa um emissor de nota fiscal.

O que avaliar na hora de escolher um software fiscal

As normas tributárias brasileiras são complexas e mudam o tempo todo. E todo empresário ou contador sabe o tempo que gasta para ficar em dia com as obrigações fiscais, sob pena de ser penalizado com multas e punições diversas.

Para facilitar essa tarefa, contar com a tecnologia vale muito. Um bom emissor de notas fiscais pode agilizar o processo e ainda reduzir as chances de erros.

Então, o que deve ser considerado antes de escolher um emissor fiscal? Para não errar, opte por um emissor que:

  • esteja adequado às necessidades da sua empresa.
  • emita notas fiscais ilimitadas, com rapidez e praticidade.
  • seja simples de usar.
  • tenha um layout amigável e intuitivo.
  • conte com suporte rápido e eficiente, que te atenda com agilidade quando você precisar.
  • ofereça integração contábil e se comunique facilmente com sistemas já instalados, para concentrar os dados em uma única plataforma.
  • calcule automaticamente impostos como ICMS, Cofins e PIS, para reduzir o tempo e os riscos de erros. 
  • tenha criptografia de dados e armazenamento em nuvem para manter os dados seguros.
  • possa ser utilizado on-line, para que você e seus colaboradores possam acessar o sistema de qualquer lugar.

Benefícios de investir em um emissor de nota fiscal

Como você viu acima, há muitos fatores que devem ser considerados na hora de escolher seu emissor de NF-e, mas tirar um tempo para fazer essa análise com calma é muito importante para evitar uma compra precipitada e que não vai te trazer os resultados esperados.

Por outro lado, ao investir em um bom emissor de nota fiscal, sua empresa terá muitos benefícios, como:

Aumento de produtividade

Menos tempo gasto em processos manuais significa mais eficiência e aproveitamento dos recursos humanos. Com um emissor de nota fiscal para fazer o serviço burocrático, os colaboradores ficam menos sobrecarregados e podem se concentrar em atividades mais estratégicas e produtivas. 

Diferenciação no mercado

Um emissor de nota fiscal moderno e integrado permite oferecer um serviço de contabilidade consultiva, diferenciando o seu serviço dos concorrentes. Isso também pode melhorar o relacionamento com os clientes a partir de informações financeiras e insights valiosos que você poderá fornecer para ajudar na tomada de decisões.

Economia de tempo

Um emissor de nota fiscal automatiza o processo de emissão, reduzindo o tempo necessário para realizar essa tarefa. Dessa forma, você emite notas fiscais de forma mais rápida e eficiente, economizando tempo que pode ser direcionado para outras atividades essenciais do negócio.

Redução de erros

Ao automatizar o processo de emissão de notas fiscais, há uma redução significativa de erros humanos. Isso evita dores de cabeça, multas, bitributação e outros problemas decorrentes de erros de preenchimento ou cálculos incorretos nas notas fiscais.

Armazenamento seguro

Um emissor de nota fiscal oferece a funcionalidade de armazenamento em nuvem dos documentos fiscais emitidos. Com isso, fica mais fácil cumprir a exigência legal de manter as notas fiscais por um período mínimo de 5 anos, evitando problemas em caso de fiscalizações e facilitando a recuperação de documentos quando necessário.

Cumprimento de prazos

Um bom emissor de nota fiscal permite enviar instantaneamente as notas fiscais para clientes e contadores. Esse recurso ajuda a garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos pela legislação fiscal, evitando atrasos ou penalidades decorrentes do envio tardio das notas.

Vantagens e desvantagens de um emissor gratuito

Depois de conhecer tudo o que um emissor de notas fiscais pode trazer de benefícios para o seu negócio, você pode estar se perguntando: “Mas eu não consigo tudo isso com um emissor gratuito?”.

A resposta mais honesta é “não”. Assim como qualquer serviço, a emissão de notas fiscais gratuita não oferece os mesmos recursos e tem limitações em relação a um sistema pago.

Por isso, a vantagem que podemos citar do emissor gratuito é o custo zero, já que você não precisará fazer nenhum investimento financeiro inicial. Isso pode ser útil para pequenas empresas ou empreendedores individuais que tenham o orçamento mais limitado, mas não significa que vai atender às necessidades diárias e pode acabar deixando a desejar. 

Agora, veja as desvantagens e avalie se vale mesmo a pena economizar e ficar sujeito aos riscos de um emissor de nota fiscal gratuito:

Recursos limitados

Os emissores gratuitos têm recursos mais restritos em comparação com as versões pagas, incluindo a emissão de relatórios detalhados e funcionalidades para controle de estoque e gestão de clientes.

Dificuldade de suporte

O suporte técnico para emissores gratuitos pode ser limitado e, em alguns casos, pode estar disponível apenas por meio de fóruns on-line ou documentação, o que dificulta a solução de problemas mais urgentes.

Sistema desatualizado

Os emissores de nota fiscal gratuitos podem não receber atualizações frequentes ou melhorias contínuas, o que pode resultar em funcionalidades desatualizadas ou falta de compatibilidade com mudanças na legislação fiscal.

Riscos de segurança

Ao optar por um emissor gratuito, você deve considerar a segurança dos seus dados e das informações financeiras da sua empresa. Plataformas que não contam com um contrato de proteção de dados não são seguras, principalmente para quem trabalha com certificados digitais ou informações de vários clientes.

Armazenamento restrito

Emissores de nota fiscal gratuitos podem ter restrições de armazenamento das notas fiscais emitidas, o que compromete o histórico e exige backup frequente dos arquivos.

Impossibilidade de customização

Os emissores gratuitos não oferecem opções avançadas de personalização de layout, como adicionar logotipos ou modificar o design das notas fiscais de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.

Dificuldade de integração

Ao optar por um emissor gratuito, você deve levar em conta que pode ter dificuldades e limitações para integrá-lo com outros sistemas contábeis, de gestão ou de vendas. Isso pode resultar em processos manuais adicionais para sincronizar os dados.

Menor escalabilidade

Empresas que emitem um volume alto de notas fiscais ou que preveem um crescimento acelerado vão enfrentar problemas ao usar um emissor gratuito e, certamente, precisarão trocar o emissor de notas fiscais por um sistema pago.

Riscos de instabilidade

Emissores de nota fiscal gratuitos podem apresentar instabilidade em seus servidores, especialmente devido à quantidade de pessoas que os utilizam. Dessa forma, há um risco maior de interrupções no serviço, impedindo a emissão de notas fiscais quando você mais precisa. 

Quanto custa um emissor de nota fiscal

Até aqui, você já deve ter entendido que adquirir um bom emissor de notas fiscais é um investimento que vale a pena. Agora, sua dúvida deve ser: “Quanto custa um emissor fiscal confiável?”.

Como acontece com outros produtos e serviços, os preços variam dependendo do fornecedor e das funcionalidades oferecidas, mas é importante ressaltar que a economia gerada por um emissor de NF-e de qualidade pode facilmente superar o investimento inicial. 

Na DIGISAN, você conta com planos a partir de R$ 49,90 mensais, que incluem benefícios como:

  • dados armazenados digitalmente em nuvem criptografada e protegidos de criminosos digitais;
  • suporte técnico personalizado e humanizado;
  • emissão rápida e ilimitada de notas;
  • sistema on-line com backup automático de todas as informações;
  • documentos facilmente acessíveis na plataforma;
  • preenchimento automático de notas;
  • cálculos automatizados;
  • banco de dados on-line e atualizado frequentemente para ficar em dia com as mudanças tributárias;
  • design interativo e de fácil acessibilidade;
  • tutoriais e treinamento para a integração da plataforma;
  • integração de sistemas contábil, financeiro e de gestão de empresas;
  • envio instantâneo de notas em xml e pdf para seus clientes e contadores.

E, para você ter certeza que o emissor de notas fiscais da DIGISAN é o melhor para você, oferecemos um teste gratuito de 7 dias.

Depois de testar nosso sistema por uma semana, você poderá tomar uma decisão informada, baseada na experiência prática e nas necessidades específicas do seu negócio. 

Aproveite esta oportunidade e solicite agora o seu teste gratuito.

Quero testar gratuitamente o emissor de notas fiscais da DIGISAN!

Você também pode gostar

Voltar ao blog