Nota fiscal

Quem vende curso online precisa emitir nota fiscal?

Você vende ou está pensando em vender cursos online? Para que tudo corra bem, é importante tirar algumas dúvidas e descobrir se é necessário emitir nota fiscal para seus alunos.

Em um cenário dinâmico como a internet, onde a informação está a poucos cliques, não é de se espantar que o ensino online tenha conquistado tanto espaço como alternativa para adquirir conhecimento.

E, com o “boom” de crescimento de produtores de conteúdo digital, que oferecem desde cursos de idiomas até de hobbies, é importante estar atento para cumprir regras e legislações. Então, se você vende ou está pensando em vender cursos online, anote essa informação: é obrigatório emitir nota fiscal.

Para ajudar produtores de conteúdo com as exigências fiscais, preparamos este guia prático com tudo o que você precisa saber sobre a emissão de notas para cursos online.

O que é um curso online?

Cursos online são oportunidades de aprendizado por meio da internet. Eles abrangem uma ampla variedade de tópicos e disciplinas, desde cursos acadêmicos tradicionais até treinamentos especializados e programas de desenvolvimento profissional. 

Existem cursos online em diferentes formatos, mas a maior parte deles inclui:

  • vídeo-aulas;
  • e-books e materiais didáticos digitais;
  • tarefas e avaliações;
  • fóruns de discussão. 

Como vender curso online?

Vender seu curso online envolve uma abordagem estratégica e a utilização de várias plataformas e técnicas de marketing.

O primeiro passo é se certificar de que seu curso seja bem estruturado, envolvente e forneça valor real aos alunos. Além disso, foque nos seguintes pontos:

  • escolha um site ou plataforma seguro para hospedar o seu curso;
  • crie uma boa página de vendas;
  • invista na presença nas redes sociais;
  • crie conteúdos gratuitos associados ao seu curso, a fim de chamar a atenção da clientela e gerar mais autoridade;
  • faça parcerias;
  • ofereça descontos e promoções;
  • capriche no engajamento.

Quem vende curso online precisa emitir nota fiscal?

Você já estruturou e divulgou seu curso e os primeiros alunos começaram a chegar. E agora? É preciso emitir nota fiscal para eles?

A resposta é: sim! Quem ministra cursos online precisa realizar a emissão de nota fiscal de serviço (NFS-e), sujeita ao pagamento do ISS.

A única exceção é para Microempreendedor Individual (MEI), caso os alunos sejam pessoas físicas. Se você prestar esse tipo de serviço para empresas, a nota é obrigatória.

Como emitir nota fiscal para curso online?

A melhor forma de fazer a emissão das suas notas para curso online é com um sistema emissor de nota fiscal, como o da DIGISAN. Dessa forma, você poupa tempo para se dedicar aos seus alunos e deixa que a tecnologia trabalhe para você nas tarefas fiscais.

Isso porque, ao automatizar a emissão de notas fiscais, todas as informações de clientes e produtos/serviços cadastradas ficam salvas no sistema, facilitando o preenchimento das notas.

Veja, a seguir, um passo a passo para emitir NFS-e pelo sistema da DIGISAN.

1. Cadastre seu cliente

O primeiro passo para emitir uma NFS-e é cadastrar o cliente. Se for uma pessoa jurídica, basta inserir o CNPJ e, automaticamente, as demais informações serão preenchidas.

Esse processo agiliza o cadastro e evita a necessidade de inserir dados manualmente a cada emissão.

2. Cadastre seu serviço

Depois, é necessário cadastrar o serviço que será incluído na nota fiscal, no caso, seu curso online. 

Esse cadastro permite que as informações fiscais e detalhes estejam previamente configurados, economizando tempo a cada emissão no futuro. Além disso, a base de dados mantém um histórico organizado para referência futura.

3. Emita sua nota

Para emitir a nota, basta preencher o nome do cliente e o serviço desejado e, em seguida, o sistema preenche automaticamente os dados fiscais, tornando o processo eficiente e livre de erros. 

A validação e o envio da nota também são automáticos, garantindo conformidade com as regulamentações fiscais.

—--------------------------------

Como mostramos neste artigo, quem vende curso online precisa emitir nota fiscal, mas o processo não precisa ser demorado e complicado.

O sistema da DIGISAN emite notas em apenas 2 minutos e é até 5 vezes mais rápido do que emissores gratuitos. Assim, você simplifica seus processos e pode focar no que faz de melhor: proporcionar conhecimento valioso a seus alunos.  

Para que você possa testar nosso emissor na prática, faça seu cadastro online e tenha acesso a 7 dias de teste grátis!

Você também pode gostar

Voltar ao blog