Nota fiscal

Como obter segunda via de nota fiscal?

Ninguém está livre de perder documentos importantes, certo? Então, descubra como obter uma segunda via de nota fiscal e mantenha seus registros em dia.

A nota fiscal é um documento vital em transações comerciais, servindo como comprovante legal e instrumento para o cumprimento de obrigações no segmento.

No entanto, há momentos em que é preciso saber como obter segunda via de nota fiscal. Seja por perda, comprovação de compra para garantia ou questões fiscais, é importante saber como proceder nesses casos.

Neste artigo, vamos te explicar os métodos, requisitos e passos para solicitar e obter uma segunda via de nota fiscal de maneira rápida e eficaz.

Quando é necessário obter a segunda via da nota fiscal?

Existem diversas situações em que pode ser necessário obter uma segunda via da nota fiscal. 

Se a nota fiscal original for perdida ou extraviada, por exemplo, é preciso obter uma segunda via para fins de registro contábil ou para apresentação em caso de auditoria.

Além disso, se um produto precisa ser reparado sob garantia, a apresentação da nota fiscal é necessária. Se a original foi perdida, uma segunda via pode ser a solução para esse tipo de situação.

Como posso obter a segunda via de nota fiscal?

Para tornar o processo acessível, várias opções estão disponíveis. Muitas vezes, as empresas (como os e-commerces) oferecem acesso online em seus sites, facilitando a obtenção da segunda via. 

Além disso, é possível solicitar por e-mail, telefone ou até mesmo presencialmente onde você fez a compra. Conhecer esses métodos ajuda a escolher a opção mais conveniente para o seu caso.

A empresa é obrigada a emitir a nova nota?

Não, ela não é.

No entanto, na maior parte das vezes, não há qualquer tipo de complicação na hora de solicitar a nova nota. Então, se você precisar solicitar uma segunda via ao seu fornecedor, não deve enfrentar dificuldades.

E o melhor é que isso não gera qualquer tipo de prejuízo para quem emite a nota fiscal. Por isso, desconfie caso você seja cobrado por uma nova emissão. Essa é uma prática considerada abusiva de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Por quanto tempo a nota fiscal fica disponível?

Toda e qualquer empresa é obrigada a manter suas notas fiscais por um período de, pelo menos, 5 anos para apresentação em caso de auditorias ou fiscalizações. Assim, solicitar o documento nesse período costuma ser ainda mais tranquilo.

Quais os requisitos para obter a segunda via da nota fiscal?

Saber como recuperar uma nota fiscal é importante, mas isso não é tudo. Para solicitar a segunda via, é fundamental ter em mãos algumas informações básicas antes mesmo de iniciar o processo.

Algumas delas são:

Lembre-se: você não precisa ter todas essas informações, mas quanto mais souber, melhor! Outro detalhe importante é garantir que os dados apresentados na hora de solicitar a segunda via estejam corretos, evitando contratempos.

Como obter segunda via de nota fiscal de forma simples?

Você está prestes a descobrir como conseguir segunda via de nota fiscal! Então, vamos lá.

Para ter acesso à segunda via da nota fiscal, nem sempre você vai precisar entrar em contato com seu fornecedor. Muitas vezes, é possível recuperar a nota que precisa sozinho mesmo. Veja algumas possibilidades:

Consulte o seu e-mail

Se você fez a compra online, verifique seu e-mail. Atualmente, a maior parte das lojas enviam a nota fiscal junto com a confirmação da compra. Você pode procurar pelo e-mail relacionado à compra e baixar a nota fiscal anexada.

Confira o aplicativo ou site da compra

Outra possibilidade é acessar o aplicativo ou site do fornecedor do produto ou serviço. É quase certo que você encontre sua nota fiscal disponível para download diretamente no sistema da empresa.

Acesse o site da Sefaz

Para obter a segunda via, você também pode acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e usar a chave de acesso da sua nota fiscal. Ela fica abaixo do código de barras no DANFE.

Se você não tem acesso a esse número, o que é muito comum, entre em contato com a Sefaz e peça o seu código. Mas, nesse caso, será necessário ter um Certificado Digital.

Entre em contato com o fornecedor

Não conseguiu encontrar a segunda via da nota sozinho? Calma! Ainda há outras opções.

A mais simples é entrar em contato direto com seu fornecedor, seja por e-mail, telefone ou chat, que muitas vezes está disponível para clientes. Escolha o modo que for mais conveniente e solicite a sua nova nota fiscal. 

O mesmo é válido para prestadores de serviço, como Microempreendedores Individuais (MEIs), que tenham emitido a nota para você. É bem provável que eles tenham uma cópia salva em seus próprios arquivos.

E se a segunda via estiver diferente da nota fiscal original?

Se você notar alguma informação diferente na sua segunda via, em relação à nota original, não deixe isso passar, pois é algo que pode gerar complicações futuras em suas contas.

Algumas atitudes que podem ser tomadas nesse caso são:

  • Entrar em contato imediatamente com o fornecedor e explicar claramente o problema, apresentando detalhes relevantes para solucionar a situação;
  • Documentar cuidadosamente essas diferenças, com capturas de tela, anotações e outras formas que julgar necessárias para comprovar as discrepâncias.

Se a empresa não resolver o problema, você pode contatar órgãos de proteção ao consumidor em busca de uma solução que não traga prejuízos para seus registros.

Como posso obter uma segunda via para um cliente?

Até aqui, você viu como conseguir uma segunda via de nota fiscal como comprador. Mas, quando um cliente solicita uma nova nota para você, como fazer para atendê-lo?

Como mencionamos acima, você não é obrigado por lei a providenciar a segunda via, no entanto, é recomendável que atenda à solicitação para manter um bom relacionamento e evitar que acabe perdendo o cliente e prejudicando sua reputação.

Além disso, como já explicamos, você não pagará nada a mais pela nova emissão. O processo também é bastante simples, então, não há motivos para a recusa.

Veja como enviar a segunda via da nota fiscal para um cliente:

Procure em seus arquivos

Se você tem o hábito de baixar suas notas fiscais, o modo mais simples é consultar seus arquivos e procurar pela nota solicitada. Depois, é só enviar o arquivo XML ou PDF para o cliente, conforme a necessidade dele.

Baixe uma nova nota

Se você não tem a nota salva no seu computador, não precisa se preocupar. Acesse seu emissor de nota fiscal e vá até a seção “Consultar Nota Fiscal”. Là, você vai encontrar a relação de todas as notas que já emitiu. Basta fazer o download e enviar ao cliente.

—-----------------------

Agora que você já sabe como obter a segunda via de nota fiscal, não perca tempo e coloque todos os seus registros em dia. Afinal, esse é um passo muito importante para manter as finanças em ordem e evitar problemas com o Fisco.

Para te ajudar na organização de suas rotinas fiscais, é importante contar com um emissor de notas fiscais confiável. Com o sistema da DIGISAN, você emite suas notas fiscais com toda a agilidade e praticidade que sua empresa precisa.

Se quiser fazer um teste prático, você pode experimentar o sistema gratuitamente por 7 dias. Faça seu cadastro online e solicite um teste gratuito do emissor de notas fiscais da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog