Nota fiscal

Como evitar golpes com nota fiscal?

Você sabe como se proteger contra golpes com notas fiscais? Conheça algumas estratégias para ficar longe deles e evitar prejuízos e dores de cabeça.

Ninguém está imune a fraudes, e golpes envolvendo notas fiscais representam uma ameaça real tanto para aqueles que emitem quanto para os que recebem esses documentos.

Um exemplo comum é a falsificação de documentos, onde golpistas criam notas fiscais fraudulentas para simular transações inexistentes, prejudicando empresas e consumidores. Ou ainda golpistas que utilizam notas fiscais legítimas, mas alteram os valores, as quantidades ou até mesmo os destinatários, buscando benefícios financeiros ilícitos. 

Para que você reconheça situações de risco, preparamos um conteúdo que vai listar alguns dos principais tipos de golpes com nota fiscal e, claro, ensinar sobre as melhores maneiras de evitá-los no dia a dia.

Quais são os golpes mais comuns com notas fiscais?

Confira algumas das modalidades de golpes mais frequentemente associadas às notas fiscais.

Emissão de notas fiscais falsas

Golpistas podem criar notas fiscais frias para justificar despesas inexistentes e, assim, reduzir o valor dos impostos a serem pagos. Isso pode ser feito tanto por empresas quanto por pessoas físicas.

Clonagem de notas fiscais

Algumas vezes, criminosos podem obter notas fiscais legítimas e criar cópias fraudulentas para serem usadas em transações ilegais. Isso pode ocorrer tanto no ambiente online quanto offline.

Fraude na substituição tributária

Empresas podem estar sujeitas ao regime de substituição tributária, onde o recolhimento do imposto é antecipado. Golpistas podem manipular informações para reduzir indevidamente o valor a ser recolhido.

Compra de notas fiscais

Alguns indivíduos ou empresas podem tentar comprar notas fiscais de outras empresas para usar como despesas fictícias em suas declarações de imposto de renda. Algo bem grave e que pode gerar muitos problemas!

Nota fiscal eletrônica (NF-e) falsa

O golpe da nota fiscal eletrônica falsa também é muito comum. Essa é uma prática que pode ser realizada por meio de softwares maliciosos. Golpistas podem criar NF-es falsas para simular transações comerciais.

Fraude na devolução de mercadorias

Empresas ou pessoas desonestas podem tentar fraudar devoluções de mercadorias para obter créditos indevidos.

Falsificação de documentos relacionados

Além da fraude em notas fiscais, outros documentos relacionados, como comprovantes de entrega e recibos, podem ser falsificados para sustentar práticas fraudulentas. Fique de olho!

Como evitar os golpes com notas fiscais?

Agora, confira algumas dicas envolvendo o processo de proteção do seu negócio e aprenda como não cair em golpe de nota fiscal.

Conscientização e treinamento

Eduque seus  colaboradores sobre os diferentes tipos de golpes relacionados a notas fiscais. Certifique-se de que eles compreendam a importância da conformidade fiscal e conheçam os procedimentos adequados.

Validação de notas fiscais

Implemente procedimentos de validação para garantir a autenticidade das notas fiscais recebidas. Isso pode envolver a verificação de assinaturas, códigos de autenticação e outros elementos de segurança.

Use a tecnologia

Utilize um sistema emissor de notas fiscais eletrônico para a emissão e armazenamento de notas. Esses softwares, muitas vezes, possuem medidas de segurança incorporadas para evitar fraudes.

Faça auditorias

Realize auditorias internas regulares para garantir que todas as transações e documentos fiscais estejam em conformidade com as leis e regulamentações. Isso ajuda a identificar irregularidades antes que se tornem problemas sérios.

Monitoramento de devoluções e créditos

Esteja atento às devoluções de mercadorias e ao uso de créditos fiscais. Certifique-se de que todas as transações sejam legítimas e que não haja manipulação para obter benefícios fiscais indevidos.

Checagem de documentos relacionados:

Não se limite apenas à verificação de notas fiscais. Certifique-se de que outros documentos relacionados, como comprovantes de entrega e recibos, sejam autênticos.

Recebi nota fiscal falsa. O que fazer?

Se você caiu em um golpe de nota fiscal por e-mail ou até mesmo presencialmente, é hora de agir! 

Faça um registro detalhado das informações contidas na nota fiscal falsa, incluindo número, data, valor e quaisquer outras informações relevantes. Esses detalhes podem ser úteis em investigações futuras.

Depois, entre em contato com o responsável. Pode ser que a emissão da nota fiscal falsa tenha sido um erro e, portanto, é sempre bom conferir antes de tomar uma atitude mais séria.

Caso não obtenha resposta ou a fraude tenha sido confirmada, informe imediatamente as autoridades fiscais sobre a situação. Isso pode ser feito por meio de uma denúncia formal. Elas poderão orientar sobre os próximos passos e conduzir investigações, se necessário.

De qualquer modo, não fique calado! Afinal, uma nota fiscal pode gerar problemas para a sua empresa. E, claro, sempre esteja de olho caso entrem em contato com você. Afinal, erros também podem ser cometidos pelo seu negócio.

—---------------------------------------------------

Agora que você já conhece os riscos de golpes em nota fiscal e sabe como lidar com eles, mantenha os olhos abertos com transações que envolvem esse tipo de documento.

E, claro, aposte no uso de um emissor de notas fiscais confiável para que as suas NF-e sejam emitidas sem erros e complicações.Nesse caso, pode contar com a DIGISAN para ter a garantia de que o processo será feito com transparência e segurança para todos os envolvidos.

Teste o sistema por 7 dias gratuitamente agora mesmo! Faça o seu cadastro e conheça nossos benefícios sem pagar nada por isso.

Você também pode gostar

Voltar ao blog