Nota fiscal

Nota fria: saiba o que é e como evitar!

O seu negócio pode ser envolvido em fraude sem que você nem saiba. Proteja o seu negócio das notas frias, e conheça as consequências impostas aos fraudadores.

Nota fria é uma nota fiscal falsa que visa encenar uma relação comercial que nunca existiu (a venda de um produto ou serviço), a fim de burlar o fisco. O ato é considerado crime e tem inúmeras consequências às empresas envolvidas. E o mais perigoso: o seu negócio pode ser envolvido na fraude sem que você nem mesmo saiba.

Saiba como proteger o seu negócio das notas frias, e conheça as consequências impostas aos fraudadores.

O que são notas frias?

Dentre as fraudes fiscais que podem prejudicar a sua empresa, as notas frias são uma das mais temidas, justamente pela facilidade com que podem passar despercebidas até começarem a causar problemas. 

As notas fiscais são importantes documentos que registram a ocorrência de transações comerciais, sejam elas referentes a serviços ou à venda de produtos. Todas as empresas devem emitir notas fiscais para estarem legalizadas frente à Secretaria de Fazenda e à Receita Federal. 

Tendo isso em mente, notas frias são NF-e falsas, emitidas por terceiros com o objetivo de possibilitar operações ilícitas e esquemas de fraude. O problema é tão sério que contabilizou apenas em 2021, um prejuízo de 400 milhões de reais aos cofres públicos do Estado de São Paulo. De acordo com as notícias sobre o caso, o esquema utilizou cerca de 20 mil notas frias.

💡Não sou fraudador. Por que devo me preocupar com as notas frias?

Porque o empreendedor não tem controle sobre elas: é uma decisão inteiramente da pessoa mal intencionada de utilizar os dados para levar a esquemas fraudulentos. O CNPJ e a Inscrição Estadual de todas as empresas são informações facilmente acessadas. Assim, qualquer estabelecimento pode ser vítima.

Para evitar o uso dos dados da sua empresa para iniciativas fraudulentas como essa, continue acompanhando o artigo.

Como identificar e evitar notas frias?

Infelizmente não dá para evitar que outra pessoa emita notas com seu CNPJ. Por isso, para se manter seguro contra os riscos de notas frias é necessário realizar a checagem diária de notas fiscais no sistema da Secretaria da Fazenda

Esse processo pode ser feito manualmente, a partir do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, a partir do botão “Consultar NF-e”, listado logo na página principal como Serviços mais acessados. 

A partir daí, com a chave de acesso dos documentos emitidos em um dia, deve-se verificar cada uma das notas, atentando-se para o número dos documentos. Essa informação costuma contar na parte direita e superior do DANFE, acompanhado da série. A razão para isso é bem simples: esses números não são aleatórios, e sim sequenciais, registrando cada uma das notas emitidas para o seu CNPJ. Assim, a sua primeira nota fiscal terá o número 000.001 e série 1, por exemplo. Apenas depois de emitir 999.999 notas, seus documentos passarão a ser classificados como série 2.

💡Mas como vou checar notas frias pela chave de acesso se nem sei que elas existem?

A resposta é: pela checagem dos números. Assim, se você checar diariamente todas suas notas e perceber que a relação crescente de números estiver pulando dígitos, é uma indicação de que algo está errado. O processo sempre irá continuar a partir da última nota emitida. Logo, se você não a tem, alguém tem. É esse o raciocínio.

Contudo, se você já pensou “quanto trabalho!”, saiba que não está sozinho(a). Muitos estabelecimentos emitem dezenas e até centenas de notas fiscais por dia, sendo inviável realizar essa tarefa sem apoio da tecnologia. Acompanhe a dica principal a seguir.

💡Como automatizar o combate às notas frias?

Para não deixar sua empresa vulnerável ao golpe de notas frias e refém de checagens manuais inviáveis, você pode (e deve!) contar com um sistema de emissão e gestão de notas fiscais especializado, como o da Digisan. Por meio da tecnologia de um gestor de NF-e, a checagem de documentos é automatizada, garantindo mais segurança e agilidade nas suas rotinas diárias e na gestão contábil do seu negócio.

Quer saber por que o emissor Digisan é a melhor opção para seu negócio? A gente te dá 10 boas razões:

10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e

Caso descubra uma nota fria, o que devo fazer?

Se você localizar uma nota fria durante suas checagens, a primeira coisa que precisa fazer é relatar o ocorrido à Receita Federal. Esse processo também pode ser realizado pelo Portal de Nota Fiscal Eletrônica, por meio da Manifestação do Destinatário. Por meio dele você indicará que não reconhece a nota fiscal emitida e que, portanto, trata-se de uma nota fria. 

Com a ciência da Receita Federal, o documento poderá ser devidamente cancelado, e a sua empresa não sofrerá nenhum tipo de sanção.

As notas frias não são as únicas fraudes que podem prejudicar a sua empresa. Veja mais sobre como proteger a sua empresa contra fraudes fiscais.

Quais são as penalidades previstas para empresas envolvidas com notas frias?

Pesadas multas, autuação pela Receita Federal, fechamento da empresa e prisão são alguns exemplos do que pode acontecer caso não se tome cuidado com as notas frias.

O ato de emitir notas frias é crime e está previsto no artigo 172 do Código Penal. Assim, a penalidade para indivíduos que realizem a atividade é de 2 a 4 anos de prisão, além de multa. 

Mas o que acontece com as empresas que são vítimas do esquema de notas frias? Elas também podem ser penalizadas? 

A resposta para essas perguntas é “sim”, e é aí que reside o grande problema da questão: se uma empresa não reportar a nota fria para a Receita Federal, ela poderá ser vista como cúmplice. Com isso, fica sujeita a sofrer uma série de ações legais, como:  

  • Cancelamento da Inscrição Estadual pela SEFAZ, impossibilitando a emissão de todo tipo de nota fiscal.  
  • Atuação pela Receita Federal, resultando em pesadas multas com base no montante subtraído pela fraude.
  • Declaração de nulidade do estabelecimento, ou seja, a empresa perde o direito legal e as permissões para funcionar e precisa fechar as portas.

Evite as notas fiscais frias e aumente a produtividade do seu negócio com a Digisan!

Além de ajudar você a checar a existência de notas frias com mais facilidade, a Digisan também possibilita que sua gestão de NF-e seja mais organizada e segura, com o armazenamento de todos os documentos em nuvem criptografada. 

Além disso, você também poderá contar com nossa equipe de suporte técnico e a possibilidade de emitir documentos fiscais mais rapidamente, sem ficar refém da instabilidade de conexão de softwares gratuitos.

Quer saber como emitir NF-e e NFC-e de forma ilimitada e barata? Clique no botão abaixo e peça seu teste grátis de 7 dias!

Quero testar sistema Digisan gratuitamente

Você também pode gostar

Voltar ao blog