Gestão contábil

Quais são as obrigações contábeis de quem está iniciando uma empresa

Está começando a empreender? Descubra quais as obrigações contábeis de quem está iniciando uma empresa e garanta mais segurança para o seu negócio!

Para quem está iniciando uma empresa, conhecer as principais obrigações contábeis é fundamental para já começar com o pé direito: isto é, formalizado, organizado e longe de problemas com o Fisco. Como sabemos, a burocracia brasileira exige dos empresários bastante atenção com diversos detalhes, mesmo antes de um negócio abrir as portas.Se você quer começar do jeito certo, mais seguro e bem informado, continue a leitura e descubra os principais pontos de atenção na área contábil para ter um negócio de sucesso!

3 obrigações contábeis de quem está começando uma empresa

Antes de iniciarmos nossa lista, é importante ressaltar que todas as empresas (novas ou não) contam com obrigações contábeis e fiscais. As duas estão muito ligadas, já que tratam do pagamento de impostos, formulação de declarações e seguem regulamentações específicas. As obrigações contábeis são muito importantes porque estão ligadas à declaração de faturamento do seu negócio para o Fisco: ou seja, a partir delas, serão calculados os valores de impostos a serem pagos em cada ano ou período. Além disso, os balanços e fechamentos contábeis permitem que o empresário possua um espelho da situação financeira da sua empresa em todos os momentos, podendo optar pelas melhores ações para preservá-la e fazê-la prosperar economicamente. Viu como é importante prestar atenção nas obrigações contábeis? Conheça mais sobre cada uma abaixo e veja como cumpri-las.

1. Formalização da empresa

As obrigações contábeis estão presentes desde o início, no processo de formalização do negócio. Essa é a parte temida por muitos: o momento de realizar registros e requisitar autorizações. Mas não se preocupe!Apesar de parecer complicado, o processo não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser mais simples, especialmente se você puder contar com a ajuda de um contador. Geralmente, os novos negócios se iniciam como MEI, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Por isso, daremos enfoque nestes processos de formalização a seguir.

👉 Formalização para MEI

É a forma mais simples de todas, podendo ser realizada quase 100% online por meio do Portal do Empreendedor. Basta encontrar e clicar na opção “Quero ser MEI”, seguida de “Formalize-se!”. Nessa etapa, você precisará dos seus documentos pessoais em mãos (endereço residencial, título de eleitor ou declaração de imposto de renda, carteira de identidade/RG) e também informações sobre o tipo de negócio que pretende abrir (atividades previstas), o local onde será realizado e o nome fantasia. Todo o processo é gratuito e ao finalizar a inscrição, você poderá emitir seu certificado MEI já com CNPJ. Com todos os documentos em mãos, uma ida à Junta Comercial (ou Secretaria de Fazenda, se estiver no DF) da sua cidade pode ser necessária para habilitar a emissão de notas fiscais. Assim, é hora de abrir as portas do seu negócio!

👉 Formalização geral para empresas

Caso o seu negócio não se enquadre como MEI, o processo de formalização envolverá alguns passos a mais. Tudo começa com a necessidade de definir o regime tributário, formato jurídico e o porte da empresa. Saiba mais sobre esses tópicos nos artigos abaixo:

Você também pode gostar

Voltar ao blog