Gestão contábil

O que é contabilidade gerencial e como pode ajudar nos negócios?

Você sabe o que é contabilidade gerencial e como pode ajudar nos negócios? Acesse o nosso blog e entenda!

O que é contabilidade gerencial? Trata-se de um método que desenvolve relatórios voltados ao público interno do seu meio empresarial.

Logo, essa ferramenta tem por objetivo gerir a sua empresa de forma eficiente, visto que detém todas as informações necessárias para realizar um planejamento organizado, tanto no quesito administrativo, quanto no quesito financeiro. Vale ressaltar, também, que esse método é um passo importante para a tomada de decisões assertivas.

Assim, apresentaremos a seguir as principais dicas para adotar essa estratégia e como ela funciona. Continue a leitura e confira!

Quais as dicas para adotar essa ferramenta?

A contabilidade gerencial funciona como uma excelente ferramenta para melhorar o processo de tomada de decisão no âmbito empresarial. Listaremos logo abaixo algumas das principais dicas para adotá-la!

Contabilize as contas bancárias

Os custos e as receitas obtidas devem ser fechados ao final ou início de cada mês, gerando automaticamente os extratos. Assim, será possível garantir a contabilização de todos os movimentos bancários para a manutenção do controle interno.

Não é viável que erros de contabilização atinjam o desenvolvimento do seu negócio. Porém, são admitidos apenas alguns tipos de pendências bancárias, como cheques não compensados, débitos e créditos que exijam ajustes.

Contabilize os custos das obras

Essa importante dica é imprescindível sobretudo para empresas vinculadas à atividade imobiliária ou à construção. Para desenvolver uma contabilidade gerencial de forma efetiva, é de suma importância que os custos de obras ou reformas sejam contabilizados. Assim, a gestão, tanto administrativa quanto financeira, vai estar preparada e apta para planejamentos futuros.

Diante da crise econômica existente, quanto mais bem estruturada a sua gestão financeira e contábil estiver, melhor ela lidará com empecilhos existentes.

Reconheça receitas, despesas e custos

Para que o regime de contabilidade gerencial ocorra de maneira efetiva, é necessário obter todos os dados da sua empresa, como as receitas, as despesas e os custos. Ao fazer isso, é possível ter à disposição análises completas diante do relatório da questão gerencial e funcional da sua empresa. Trata-se de identificar as transações que ocorrem, no momento em que ocorrem e qual o fim que de cada uma delas.

Nota-se, portanto, que o relatório de contabilização gerencial é a base para a sua empresa, visto que é o financeiro que mantém a empresa funcionando e capaz de atingir as metas estipuladas. Quanto mais organizadas e sólidas as análises estiverem, melhor estará o seu empreendimento.

Como a contabilidade gerencial funciona?

Inúmeros são os seus modos de funcionamento, e o principal objetivo desse processo é desencadear subsídios às decisões que devem ser tomadas. Posto isso, a gestão assegurará as informações corretas e as destinará às pessoas certas, no tempo devido.

Dessa forma, a contabilidade gerencial funciona realizando os seguintes passos:

  • projeta o fluxo de caixa;
  • analisa os indicadores;
  • calcula o ponto de equilíbrio, ou seja, o momento em que as despesas e as receitas possuem mesmo valor;
  • determina custo-padrões;
  • realiza o planejamento tributário;
  • elabora e controla o orçamento de forma eficiente e minuciosa.

Portanto, é notória a importância de uma contabilidade gerencial para a gestão da sua empresa, bem como os inúmeros benefícios que ela promove. Trata-se de uma ferramenta indispensável para você que deseja prosperar o seu empreendimento.

Gostou do nosso post explicando o que é contabilidade gerencial e como ela pode ajudar nos negócios? Então, compartilhe nas redes sociais e informe aos seus amigos também!

[rock-convert-pdf id="750"]

Você também pode gostar

Voltar ao blog