Nota fiscal

Passo a passo para emitir nota fiscal de garantia

Você sabe o que é nota fiscal de garantia e como é feita a emissão? Neste artigo, vamos te dar o passo a passo completo para o processo sem erros.

Você precisa emitir uma nota fiscal de garantia e não sabe por onde começar? Ficar um pouco confuso com o processo é bastante comum, especialmente quando você não tem a prática de emitir esse tipo de nota.

No entanto, é importante conhecê-la, pois a nota de garantia é essencial para criar um elo de confiança com o consumidor, que vai além do momento da compra. É como dizer ao seu cliente: "Estamos comprometidos em garantir que você tenha uma experiência satisfatória e segura."

Neste artigo, vamos explicar o que é a nota de garantia, quais os benefícios para o seu negócio e como é o processo de emissão.

O que é nota fiscal de garantia

A nota de garantia é o documento que formaliza um compromisso entre o vendedor e o consumidor, documentando que o produto ou serviço adquirido está coberto por um período específico de garantia. 

Além de ser uma garantia física, também é uma garantia de que a relação comercial é transparente e confiável.

Geralmente, ela especifica os termos da proteção oferecida, incluindo informações como o prazo de validade, os tipos de defeitos cobertos e os procedimentos para acionar a garantia, entre outros detalhes relevantes. 

Vantagens de emitir nota fiscal de garantia

A nota de garantia atesta os direitos do consumidor, deixando claros os termos e condições da proteção oferecida pela empresa. Isso facilita a resolução de conflitos e assegura que o cliente receba o suporte adequado no caso de defeitos no produto, por exemplo.

Mas quem emite esse tipo de nota também tem uma série de benefícios. Veja alguns deles a seguir.

Credibilidade da marca

Empresas que oferecem garantias formais de seus produtos e serviços são percebidas pelos consumidores como mais confiáveis, o que contribui para a construção de uma imagem mais positiva da marca.

Diferenciação no mercado

Oferecer o benefício pode ser uma estratégia de marketing para diferenciar os produtos da empresa da concorrência. Isso pode atrair consumidores que valorizam a segurança proporcionada pela garantia.

Fidelização do cliente

Quando os consumidores percebem que uma empresa assegura a qualidade e durabilidade de seus produtos, fica mais fácil criar uma relação sólida, pautada na confiança e na lealdade.

Redução de custos

Uma garantia bem estruturada pode resultar na redução de custos relacionados a devoluções, pois os problemas podem ser resolvidos dentro do prazo de garantia, evitando maiores impactos financeiros.

Geração de receita adicional

Além da garantia padrão, é possível oferecer uma versão estendida como um serviço adicional pago, o que gera receita extra para a empresa.

Como emitir nota fiscal de garantia

Agora, vamos te mostrar o passo a passo para emitir uma nota de garantia pelo emissor de notas fiscais da DIGISAN, de forma simples e segura, em apenas 5 etapas.

  1. Acesse o sistema, vá até o menu “Emitir nota fiscal” e selecione o tipo de nota: de produto ou serviço.
  2. Na tela seguinte, preencha os campos “Tipo de operação” como “Entrada” e “Natureza da operação” como Devolução ou Remessa, de acordo com a sua necessidade.
  3. Caso você tenha a nota fiscal de venda, marque o campo “Vincular NF-e/NFCE” e insira a chave correspondente.
  4. Na área de dados do destinatário, o sistema vai inserir automaticamente as informações da sua empresa.
  5. Selecione o produto para o qual será dada a garantia e revise todas as informações, incluindo preço e o CFOP, que deve ser 5915 para casos de “Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo”. Clique em “Salvar nota fiscal” e em “Emitir nota fiscal” e pronto!

Como incluir o termo “garantia” na nota

Caso você queira que o termo “garantia” conste na sua nota, é possível fazer isso com facilidade no sistema da DIGISAN.

Acesse a seção de configurações e vá até “Preferências”. Encontre a opção “Habilitar a descrição da natureza da operação?”, selecione “Sim” e clique em “Salvar preferências”.

Depois, vá até “Gerenciar notas fiscais”, clique em “Editar” e selecione “Apenas editar”. Preencha o campo “Descrição da natureza da operação” como “garantia” e clique em “Salvar nota fiscal”.

Pronto! Você continua tendo uma nota fiscal de remessa, mas discriminada como nota de garantia. 

Se ficou com dúvidas no processo, assista ao tutorial no canal da DIGISAN no YouTube, clicando no link abaixo:

Nota fiscal de garantia - como emitir

—---------------------

A emissão da nota fiscal de garantia não é apenas uma formalidade, mas uma estratégia importante para a satisfação do cliente e o fortalecimento da reputação da sua empresa.

E essa não precisa ser uma tarefa complicada. Com o sistema da DIGISAN, você emite suas notas com agilidade, sem perda de tempo com burocracias desnecessárias.

Para comprovar, faça um teste grátis do emissor da DIGISAN por 7 dias e veja como tornar a emissão de suas notas fiscais mais fácil e produtiva.

Você também pode gostar

Voltar ao blog