Nota fiscal

Impressora fiscal e não fiscal: entenda as diferenças

Conheça as principais diferenças entre as impressoras fiscais e não fiscais e identifique qual delas é a ideal para o seu negócio.

Você sabe a diferença entre impressora fiscal e não fiscal? Saber as especificações e características de cada equipamento pode facilitar muito na hora de fazer a sua escolha.

Com as informações corretas, você evita problemas, retrabalho e, claro, o gasto desnecessário em equipamentos que, no final das contas, não vão atender às demandas da sua empresa no dia a dia.

Neste artigo, você vai entender a diferença entre os tipos de impressoras, como funciona a impressão em cada uma e algumas considerações sobre qual opção é a mais vantajosa para o seu negócio.

Quais os tipos de Impressoras?

Como dono de uma empresa, é importante entender os tipos de impressoras disponíveis para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Existem dois principais tipos de impressoras que podem ser úteis para você: fiscais e não fiscais.

Conheça cada uma delas:

O que é impressora fiscal?

Uma impressora fiscal é aquela que imprime recibos detalhados das transações, incluindo informações como o valor da compra e os itens comprados. Ela é indicada especialmente para lojas e restaurantes.

Além de manter você em conformidade com as regras fiscais, esse tipo de impressora mantém um registro preciso das vendas, algo essencial para administrar um negócio de sucesso.

O que é impressora não fiscal?

A impressora não fiscal pode ser usada para imprimir notas fiscais e vários outros tipos de documentos, como faturas ou relatórios internos, sem a necessidade de seguir regulamentações fiscais estritas. 

Isso pode ser útil se você precisar imprimir uma variedade de documentos além dos recibos de vendas, ajudando na organização interna da sua empresa.

Qual a diferença entre impressora fiscal e impressora não fiscal?

A impressora fiscal é a responsável por emitir o cupom fiscal em um estabelecimento comercial, isso é, o documento usado para comprovar a venda e garantir os direitos do consumidor. Seu grande diferencial é a segurança das informações e o registro fiscal.

Já a impressora não fiscal pode ser usada para outras tarefas, como impressão de senhas, tickets para estacionamentos e, principalmente, emissão da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica - NFCe. Sua principal vantagem é o baixo custo, já que os valores de impressoras fiscais podem sair mais caros.

E qual é o ponto mais relevante da impressora não fiscal? Se você disse “praticidade”, acertou. A instalação e manutenção são processos bem simples.

A parte positiva da impressora fiscal, por outro lado, é sua tecnologia voltada a agilizar impressões de cupons fiscais. 

Portanto, cada uma delas tem suas vantagens e é preciso entender as necessidades do seu negócio para definir a melhor opção para você.

Como funciona a impressão em cada equipamento?

A impressora fiscal dispõe de uma Memória de Fita Detalhe, onde ficam salvas as informações de redução Z (fechamento de caixa) e redução X (relatório de vendas). Também é possível registrar os cancelamentos, as informações das transações e cópias dos cupons emitidos.

Geralmente, contam com um lacre que restringe o acesso às informações salvas na máquina, instalado por empresas credenciadas. Isso reduz a chance de sua empresa ser vítima de golpes ou ter a privacidade violada.

A impressora não fiscal, por outro lado, não faz uso desse tipo de memória, nem de lacres de segurança. Isso porque seu uso tem uma relação maior com a emissão de comprovantes e senhas de atendimento, dispensando a necessidade de fiscalização como uma prioridade.

Quando usar cada impressora?

Cada impressora conta com interessantes benefícios dependendo das prioridades do seu negócio.

Caso você atue no mercado varejista — que lida com alta frequência de vendas — precisa emitir cupons fiscais para manter a atividade regular. Nesse caso, a opção com mais benefícios para a segurança é a impressora fiscal. 

Agora, se você gerencia uma clínica odontológica, vai precisar imprimir senhas para o atendimento na recepção, além das NFC-e. Então, a impressora não fiscal é mais vantajosa.

Se você avaliou bem os dois tipos de impressora e ainda tem dúvida sobre qual é a melhor para seu negócio, uma dica: a tendência é que a impressora não fiscal seja a alternativa mais interessante.

Isso porque a impressora fiscal está começando a cair em desuso, devido à obrigatoriedade da emissão da NFC-e, que substitui o cupom fiscal físico.

Quais são as vantagens e desvantagens da impressora fiscal?

Uma das principais vantagens da impressora fiscal é que ela ajuda sua empresa a cumprir as leis fiscais. Para isso, ela imprime recibos detalhados, incluindo informações específicas sobre cada transação, como valor, itens comprados e data, o que facilita a contabilidade e o acompanhamento das vendas.

No entanto, essas impressoras geralmente têm um custo inicial mais elevado em comparação a impressoras não fiscais. Além disso, elas precisam de um papel específico, o que gera uma etapa extra na logística do seu negócio.

Quem é obrigado a usar impressora fiscal?

O uso de impressora fiscal é obrigatório para empresas que realizam operações de venda ao consumidor final e que estão sujeitas à tributação pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

No entanto, conforme mencionado, o uso dessa impressora está caindo em desuso, pois a tendência é reduzir cada vez mais o número de notas impressas. 

—---------------------------

Como você viu, existem várias diferenças entre impressora fiscal e não fiscal. Cada equipamento tem sua particularidade e é importante ficar atento às mudanças da lei para garantir que as emissões de nota sejam regulares.

Para tornar essa atualização mais fácil e segura, opte por um emissor de notas fiscais confiável, que esteja sempre em dia com as regras tributárias vigentes.

E a DIGISAN pode te ajudar nisso. Faça uma avaliação gratuita por 7 dias e descubra como nosso sistema pode contribuir com sua rotina fiscal.

Solicite seu teste gratuito agora mesmo!

Você também pode gostar

Voltar ao blog