Gestão de negócios

Feriados de 2022: saiba como se preparar e lucrar com as datas comemorativas!

Querse preparar para o novo ano? Confira os Feriados de 2022 e veja neste artigo como usar essas datas a favor do seu negócio e vender mais!

O ano de 2022 está chegando e trazendo consigo um total de 9 feriados nacionais, sendo que 3 deles cairão em sábados ou domingos. Além disso, também estão previstas 4 datas para pontos facultativos. Quem tem um negócio, sabe que feriados podem ser sempre boas oportunidades para promover seus produtos e serviços e lucrar mais!Para agarrar esta oportunidade, é importante organizar os calendários, rotinas e estratégias da sua empresa.Acompanhe o artigo e descubra como se preparar para os feriados de 2022 e lucrar com as datas comemorativas!

Feriados nacionais em 2022

Além dos feriados nacionais de 2022, você também deve buscar informações sobre feriados e datas comemorativas municipais e estaduais. Eles também podem ser grandes oportunidades de venda. Confira abaixo a lista de feriados e pontos facultativos no ano de 2022:

  • 01/01 (sábado): Ano-Novo (feriado nacional)
  • 28/02 (sábado): Carnaval (ponto facultativo)
  • 01/03 (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)
  • 02/03 (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14h)
  • 15/04 (sexta-feira): Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional)
  • 21/04 (quinta-feira): Feriado de Tiradentes (feriado nacional)
  • 01/05 (domingo): Dia do Trabalhador (feriado nacional)
  • 16/06 (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 07/09 (quarta-feira): Dia da Independência (feriado nacional)
  • 12/10 (quarta-feira): Nossa Senhora da Aparecida (feriado nacional)
  • 02/11 (quarta-feira): Dia de Finados (feriado nacional)
  • 15/11(terça-feira): Proclamação da República (feriado nacional)
  • 25/12 (domingo): Natal (feriado nacional)

As melhores datas comemorativas para vender mais em 2022!

A depender do seu tipo de negócio, utilizar as datas comemorativas a seu favor pode ser extremamente lucrativo. Veja quais são as datas mais favoráveis ao comércio:

  • 8 de março (terça-feira): Dia da Mulher
  • 8 de maio (domingo): Dia das Mães
  • 12 de junho (domingo): Dia dos Namorados
  • 24 de junho: Dia de São João
  • 20 de julho(sábado): Dia do Amigo
  • 14 de agosto (domingo): Dia dos Pais
  • 12 de outubro (quarta-feira): Dia das Crianças
  • 25 de novembro (sexta-feira): Black Friday
  • 31 de outubro (segunda-feira): Dia das Bruxas (Halloween)
  • 24 e 25 de dezembro (domingo): Natal
  • 31 de dezembro (sábado): Réveillon

Datas comemorativas são excelentes incentivos para trazer clientes para o seu negócio (novos e antigos). O que costuma atrair mais nesses casos é a realização de promoções e descontos. Além disso, criar uma estratégia de comunicação personalizada e comemorativa também pode trazer mais destaque para os seus produtos ou serviços.

Como se planejar para as datas comemorativas

Realizar mais vendas quase sempre é um cenário ideal para qualquer empresa: desde que você tenha se preparado com antecedência. Grandes campanhas de divulgação, aliadas aos descontos e promoções podem trazer um fluxo inesperado de clientes para a sua empresa e resultar em um verdadeiro caos, caso você não dê atenção a três fatores primordiais. Veja quais são:

👉 Estoque e recursos

Ter clientes desapontados porque não conseguiram comprar os produtos é quase tão ruim quanto ter um estoque parado. Afinal, quando episódios assim se repetem com frequência, geram uma experiência negativa que pode reduzir consideravelmente a sua clientela. E isso é ainda mais real, especialmente em datas comemorativas, quando se alia a vontade de comprar à urgência de fazer a tarefa de última hora (que é como a maioria dos brasileiros realiza suas compras em datas especiais). Mas calma!A solução não é imediatamente triplicar o seu estoque para cada data comemorativa de 2022. Afinal, fazer isso de maneira impensada pode acabar gerando dívidas. A solução está em uma boa análise combinada dos resultados da estratégia de marketing (quantas pessoas foram atingidas? Sua campanha recebeu muitas visualizações? Quais foram os produtos mais procurados?), o volume usual de clientes na sua loja e as condições financeiras da sua empresa. A resposta para cada uma dessas perguntas irá auxiliar na formulação de uma estimativa de clientes para a data. Dessa forma, cada aumento do estoque é justificado e devidamente calculado, diminuindo as chances da experiência acabar em saldo negativo.

👉 Número de funcionários

Com a estimativa de clientes para cada data comemorativa, você poderá estimar o tamanho da equipe para cada dia.Lembre-se que, para garantir um atendimento de qualidade e a saúde dos seus colaboradores, não é ideal operar com menos que o mínimo de funcionários, especialmente em dias cheios.

👉 Organize as finanças

O maior fluxo de pessoas e renda também pode ser um pesadelo para o setor fiscal e tributário, especialmente se eles não estiverem organizados.

5 dicas para otimizar a gestão contábil da sua empresa!

Além disso, caso a empresa não conte com uma boa gestão de NF-e, é comum que documentos sejam perdidos, dificultando ainda mais a situação. Por fim, a demora na emissão de notas fiscais pode ser um problema, especialmente se você estiver enfrentando uma longa fila de clientes. Este é, afinal, apenas um dos riscos de optar pelo uso de um emissor de notas fiscal gratuito.

9 riscos de usar emissor de NF-e gratuito

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