Nota fiscal

Posso emitir nota fiscal pelo celular?

Os celulares chegaram para facilitar a nossa vida pessoal e profissional. Mas será que é possível emitir notas pelos smartphones? Tire suas dúvidas sobre o assunto.

Imagine poder resolver tarefas burocráticas da sua empresa diretamente do celular, sem precisar de papel, caneta ou softwares complicados. Para os empreendedores mais adeptos da tecnologia, com certeza, isso já é uma realidade.

Mas, será que posso emitir nota fiscal pelo celular? Essa é uma dúvida muito comum, já que boa parte dos sistemas são acessados por meio de computadores de mesa ou notebooks.

Neste artigo, vamos explicar como é possível usar o smartphone para simplificar esse processo e economizar tempo e esforço ao emitir suas notas fiscais pelo celular. 

Posso emitir nota fiscal pelo celular?

A resposta é: sim! A emissão de notas fiscais pode ser feita tranquilamente pelo seu smartphone, trazendo ainda mais praticidade para o seu dia a dia.

Assim, é possível realizar esse processo de qualquer lugar e garantir a regularidade das suas transações mesmo que você não tenha um computador por perto.

Além disso, essa é uma opção interessante para evitar esquecimentos de emissão posteriores, algo que pode acontecer com uma certa frequência. Afinal, todo empreendedor tem muitas obrigações e tarefas na cabeça, certo?

Quem pode emitir nota fiscal pelo celular?

Empresas de todos os portes, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), podem emitir nota fiscal pelo celular, desde que possuam um Certificado Digital para garantir a segurança nas operações.

Também não há restrições quanto ao regime tributário adotado ou ao ramo de atividade, sendo válido para comércio e prestação de serviços.

Quais são as vantagens desse tipo de emissão?

A emissão de notas fiscais pelo celular não apenas simplifica o processo, mas também oferece benefícios como economia de tempo, organização e facilidade para cumprir as obrigações fiscais.

Conheça alguns dos principais benefícios a seguir.

Praticidade 

Com um celular na mão e acesso à Internet, é possível gerar documentos fiscais a qualquer hora, de qualquer lugar. Isso é particularmente útil para profissionais que estão sempre em movimento, como representantes de vendas, prestadores de serviços externos ou empreendedores que participam de feiras e eventos.

Agilidade

O processo de emissão de notas fiscais pelo celular é geralmente mais rápido do que métodos tradicionais e as informações dos produtos e clientes podem ser facilmente acessadas e preenchidas, reduzindo significativamente o tempo gasto na preparação dos documentos. 

Sustentabilidade

As notas fiscais emitidas pelo celular podem ser facilmente compartilhadas eletronicamente com clientes, parceiros de negócios e contadores. Assim, você reduz as impressões em papel e envios físicos, economizando recursos e contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Compatibilidade 

Não é necessário investir em hardware específico, pois a maioria dos celulares e tablets é compatível com aplicativos e interfaces responsivas para emissão de notas fiscais.

Segurança 

Os sistemas de emissão de notas fiscais pelo celular geralmente são seguros e atendem às regulamentações fiscais locais. Para tornar o processo ainda mais confiável, é utilizado o Certificado Digital, que garante a autenticidade e integridade dos documentos fiscais.

Organização

A capacidade de emitir notas fiscais instantaneamente permite que as empresas mantenham um registro organizado de todas as transações, o que simplifica o processo de contabilidade e facilita o acesso a informações cruciais para relatórios financeiros e tomada de decisões estratégicas.

Como fazer a emissão de notas fiscais pelo celular?

Para fazer a emissão de notas fiscais pelo celular, é necessário seguir alguns passos. Confira a seguir!

1. Adquira um Certificado Digital

Para emitir NF-e pelo celular, é preciso possuir um Certificado Digital, que serve como assinatura eletrônica para garantir segurança nas operações.

2. Escolha o método de emissão

Você pode optar entre:

Aplicativo

Baixar um aplicativo específico para Android ou iOS, dependendo do seu sistema operacional. 

Navegador

Acessar o sistema diretamente pelo navegador, desde que a empresa ofereça uma versão responsiva que se adapte a diferentes tamanhos de tela. 

3. Acesse o sistema

Após escolher o método, utilize o Certificado Digital para acessar o emissor de notas fiscais. Você poderá cadastrar produtos, clientes e emitir suas notas diretamente do celular.

4. Gere a nota fiscal

Para gerar a NF-e pelo celular, siga as instruções do aplicativo, que são semelhantes ao preenchimento de uma nota pelo computador, inserindo informações como:

  • Dados do cliente (nome, CPF ou CNPJ, endereço, etc.).
  • Descrição dos produtos ou serviços.
  • Valores unitários e quantidades.
  • Forma de pagamento.
  • Impostos incidentes.

5. Envie para o cliente

Assim que a nota for emitida, você poderá enviá-la diretamente do seu celular para o e-mail ou WhatsApp do cliente, de forma simples e prática.

6. Armazene a nota

Não esqueça de manter uma cópia da nota fiscal para seus registros, pois a legislação exige que ela seja armazenada por um período mínimo de 5 anos. A maioria dos aplicativos permite que você salve as notas fiscais de forma digital em seu próprio sistema ou na nuvem.

Como tornar o processo ainda mais simples?

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal pelo celular, é hora de fazer com que esse processo seja ainda mais simples ao contar com um emissor de notas fiscais confiável.

Com o sistema da DIGISAN, suas notas são emitidas de forma ágil, prática e segura, com apenas alguns cliques e em menos de 2 minutos.

Ainda não tem certeza? Oferecemos um período de teste para você conhecer os nossos serviços. São 7 dias 100% gratuitos.

Solicite agora mesmo o seu teste gratuito do emissor de notas fiscais da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog