Gestão contábil

Checklist fechamento contábil: 6 dicas práticas para economizar tempo

O fechamento contábil é uma etapa importante na rotina de todo negócio, mas pode ser confuso e trabalhoso. Confira o nosso checklist!

O fechamento contábil é essencial para a saúde financeira de toda empresa. Por meio dele é possível garantir tanto uma análise detalhada da saúde financeira do negócio quanto o cumprimento das obrigações fiscais.

Ao fazer um fechamento contábil adequado, você evita despesas desnecessárias, complicações tributárias, desentendimentos com clientes e fornecedores, multas e até consequências mais graves, que podem acarretar no fechamento do seu estabelecimento.

Em um país com uma legislação tributária tão complexa como o Brasil, a atenção com esses detalhes se torna ainda mais importante. Estima-se que empresas brasileiras gastem em torno de 1.958 horas e 1,5% do faturamento por ano, apenas para se manterem em dia com todas as obrigações tributárias.

O fechamento contábil pode parecer muito complicado, mas ele não precisa ser. Para te ajudar nessa tarefa, separamos e explicamos o processo em checklist prático e simples.

O que é fechamento contábil?

O fechamento contábil é um relatório de movimentação da empresa, que abrange e analisa informações do setor fiscal, trabalhista, contábil e financeiro do negócio. Resumidamente, é um raio X da empresa.

Na elaboração desse relatório, estão envolvidos ativamente, tanto o setor financeiro (reunindo e organizando toda documentação necessária) quanto o setor contábil (realizando cálculos, balancetes e pagamentos de tributos).

Leia mais:

Entenda como sua contabilidade deve fazer seu fechamento contábil!

Fechamento contábil: anual, mensal ou diário?

O fechamento contábil pode ser anual, mensal ou diário. Ainda que muitas empresas optem apenas pela realização do fechamento contábil anual, observa-se maior organização e precisão de dados nas empresas que também realizam o procedimento mensalmente.

Por meio do fechamento anual, você é capaz de analisar os avanços da sua empresa com uma visão mais ampla. Além disso, é por ele que são emitidas demonstrações contábeis essenciais, como a Demonstração de Resultados de Exercício e o Balanço Patrimonial.

O fechamento mensal, por outro lado, diminui o tempo de análise, possibilitando avaliar a eficiência de estratégias e decisões naquele mês. Com essas informações em mãos, sócios, gestores e gerentes são capazes de orientar e conduzir a equipe de maneira mais clara e contextualizada, além de poderem tomar decisões mais rapidamente.

Além disso, também diminui o tempo dedicado ao fechamento contábil anual, já que as informações mensais já ficam armazenadas e só precisam ser reunidas ao final do período estipulado.

Já o fechamento diário é o acompanhamento do fluxo de caixa; uma prática igualmente importante, que vai fazer toda a diferença na hora de organizar as finanças da sua empresa.

Saiba mais!

Dicas práticas para realizar o fechamento mensal da sua empresa

Checklist fechamento contábil: 6 dicas para otimizar seu tempo

Tempo é dinheiro. E para utilizá-lo da melhor forma possível, a palavra de ordem de todo fechamento contábil é organização.

Por isso, separamos algumas dicas de como se organizar melhor no seu fechamento:

1. Defina prazos e datas

O fechamento contábil envolve muitas informações. Por isso, esse processo necessita de atenção com os detalhes. Erros na contabilidade podem levar a uma série de complicações, tanto internas quanto externas para a empresa.

Mantenha em mente que você vai precisar tanto de informações financeiras quanto contábeis para a realização dos fechamentos contábeis mensais e anuais. Definir com antecedência quem fará o quê, de que forma e em quanto tempo aumenta a produtividade e diminui chances de mal-entendidos.

2. Categorize os lançamentos

Para realizar um fechamento contábil, é necessário fazer o levantamento do capital total. Com todos os valores em mãos, prepare uma tabela e divida o capital em duas categorias:

  • Ativos: são títulos financeiros, bens, mercadorias, isto é, tudo que traz algum retorno financeiro à empresa.
  • Passivos: são empréstimos, salários, tributos, despesas gerais. Ou seja, todas as transações relacionadas à saída de dinheiro na empresa.

3. Reúna os documentos necessários

Fechamento contábil é sinônimo de muita documentação. Por isso, separamos tudo o que você precisa ter em mãos, em forma de categorias, para ficar mais fácil de visualizar o todo.

Fiscal

A parte fiscal é composta basicamente por notas fiscais e comprovantes de transações realizadas pela empresa. Tome nota do que você vai precisar reunir:

  • Notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e), que tratem de toda a movimentação de produtos e serviços.
  • Modelos do SPED Fiscal, XML das notas fiscais eletrônicas e reduções Z emitidas.
  • CT-e e DANFE.
  • GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais).
  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Financeiro

Aqui entra a análise e computação de dados referente ao fluxo de caixa.

  • Comprovantes de quitação tributária, balanço de despesas e fornecimento.
  • Extratos bancários diversos.
  • Contratos.

Trabalhista

Nessa categoria, entram todos os documentos relacionados à contratação e remuneração dos seus funcionários, como:

  • FGTS e INSS (Guia de recolhimento).
  • Comprovantes de contribuição sindical.
  • Documentos que comprovem o pagamento de salário, férias, rescisões e notas emitidas.
  • Vales-transporte, vales-alimentação e atestados médicos.

4. Controle de estoque

Mesmo para uma empresa que ofereça serviços, e não produtos, manter um livro com inventário atualizado de estoque, recursos e insumos utilizados para a realização das atividades também conta na hora de fazer o fechamento contábil.

A partir daí você poderá definir o investimento destinado à renovação e manutenção de estoque e aparelhagem.

Saiba mais!

Veja os 5 documentos contábeis mais importantes para sua empresa

5. Faça os cálculos

Uma das etapas mais trabalhosas do fechamento contábil sem dúvida está na realização de cálculos, que devem ser muito criteriosos e têm tolerância muito baixa para erros.

Por essa razão, muitas empresas já aderiram a sistemas de automação de serviços contábeis, capazes de realizar os cálculos com precisão e diminuir a quase zero a taxa de erros.

A DIGISAN, por exemplo, possibilita a emissão automática, ilimitada e mais rápida de notas fiscais. Além disso, ela armazena suas informações em um sistema de dados seguro e criptografado, possibilitando o preenchimento e envio de notas com apenas um clique.

Nosso software ainda armazena especificações dos principais impostos e tributos (Cofins, PIS, ICMS) e calcula o valor exato a ser pago, possibilitando o envio automático para o contador em questão de minutos.

A automatização de serviços é um investimento essencial para manter os erros bem longe dos seus livros contábeis, suas informações seguras e as obrigações tributárias em dia, sem sustos.

Saiba mais!

10 vantagens da DIGISAN para emissão da NF-e

6. Confira e revise

Já falamos aqui o quanto é importante a precisão de um fechamento contábil para a situação geral da empresa. Por essa razão, antes de emitir o relatório, é importante separar alguns dias para checar pontos importantes que não podem passar despercebidos.

Alguns exemplos são:

  • Entradas e saídas sem identificação: todas as informações no seu fechamento precisam esclarecer datas, valores e a destinação.
  • Contas a pagar ou a receber vencidas: é um bom momento para quitar dívidas e listar débitos que devem ser movidos para meses seguintes.
  • Notas perdidas: a falta de uma única nota pode prejudicar todo seu fechamento contábil. Por isso, é essencial que sejam tratados como documentos de extrema importância.
  • Comparar os dados com meses anteriores: essa é uma boa maneira de avaliar a performance mês a mês da empresa, além de identificar erros, por exemplo ao notar discrepâncias muito grandes em valores de um mês para o outro.

Fechamento contábil: analisar e melhorar

O relatório de fechamento contábil de uma empresa é tão importante para o cumprimento de obrigações tributárias como para a análise interna de estratégias, investimentos e empréstimos da empresa.

Se você aprender a olhar para esses números de uma forma construtiva, vai perceber que poderá tirar deles muitos insights e aprendizados para melhorar a gestão financeira do seu negócio.

Depois de concluído, organize uma reunião com seus funcionários para avaliar quais foram as dificuldades, os pontos a serem melhorados e as estratégias a serem tomadas a partir daí.

Esperamos que a check-list tenha te ajudado a ficar um pouco mais tranquilo na hora de fazer o seu fechamento contábil!

Se você se interessou pelos serviços que a DIGISAN pode oferecer para sua empresa, faça um teste gratuito por 7 dias da nossa ferramenta de emissão.

Para você que é contador, a DIGISAN oferece ainda mais uma novidade. Aqui você pode aproveitar a emissão de notas fiscais gratuitamente. Basta fazer seu cadastro e convidar seus clientes.

Você também pode gostar

Voltar ao blog