Gestão de negócios

6 dicas para fechar o ano com as contas em dia

Você tem um negócio e não sabe se vai conseguir fechar o ano com as contas em dia? Separamos 6 dicas práticas de como conseguir. Confira o artigo!

Fechar o ano com as contas em dia é o presente de Natal que todo empresário espera, mas conseguir isso não depende só de pedir ao Papai Noel. Para ser capaz de cumprir com todas as obrigações de fim de ano e entrar bem no ano seguinte, o segredo é uma boa gestão financeira.Se você fez a lição de casa durante todo o ano, com certeza deve estar tranquilo. Se não fez, é hora de aprender com as falhas e corrigir o que é preciso para começar o ano no azul. Embora gere preocupação, a situação pode ser ajustada com planejamento, dedicação e disciplina.Neste artigo você confere 6 dicas práticas para implementar hoje mesmo e já começar a mudar o rumo do seu financeiro. Confira!

Como fechar o ano com as contas em dia

1 – Faça uma avaliação de fim de ano

Aquela tradicional reflexão de fim de ano não vale só para a vida pessoal. Avaliar o que deu certo e o que não funcionou para sua empresa pode (e vai) te ajudar a entender os pontos fortes e fracos de sua gestão e começar o ano seguinte com as contas sob controle.Para isso, vale fazer reuniões com a equipe, consultar seu fechamento mensal, analisar relatórios, ter uma conversa mais aprofundada com seu contador e, claro, usar todas as informações que seu sistema de gestão oferece (falaremos mais disso adiante).Se os processos forem automatizados, melhor ainda, pois você contará com mais detalhes e dados mais precisos para tirar suas conclusões e ajustar o que precisa.

2 – Planeje os gastos extras

Férias, 13º salário, confraternizações... tudo isso pesa no caixa da empresa e, por isso, esses gastos devem ser previstos e provisionados ao longo do ano para não se transformarem em problema na hora de arcar com eles.Ter uma conta exclusiva para esse tipo de despesa e ir depositando os valores mês a mês pode tornar mais fácil o gerenciamento e ainda dar um alívio nas contas de dezembro, já que você não precisará dispor de todo o dinheiro de uma só vez.

3 – Reduza os custos

Essa pedrinha no sapato do empreendedor o acompanha durante todo o ano, mas, se você achar uma solução para ela por meio de um bom planejamento, verá o retorno positivo que isso trará para seu caixa e para sua tranquilidade.Aqui, é preciso fazer um raio X de toda a parte financeira da empresa, avaliando criteriosamente quanto, como e onde você gasta o seu dinheiro. Analise a necessidade e as alternativas para, se não eliminar, pelo menos reduzir as despesas.Inclua, nessa análise, desde as contas mais altas até aquelas que parecem pequenas. Muitas vezes, são justamente as pequenas despesas que, quando somadas, fazem toda diferença no seu caixa.Se você conta com um bom sistema de automação, esse processo será muito mais simples e preciso, pois possibilitará que você tenha um cenário real de todos os seus custos e suas receitas.

4 – Reconsidere seus investimentos

Fazer uma reforma? Comprar um novo equipamento? Seja qual for o investimento que sua empresa esteja planejando, reveja a necessidade e considere pelo menos adiar se as contas estiverem apertadas.É claro que você não precisa abandonar seus projetos, mas ter bem claras suas prioridades e rever sua estratégia podem ajudar a equilibrar receitas e despesas.A regra aqui é a seguinte: precisa disso agora? Se não, deixe pro próximo ano.

5 – Negocie com clientes e fornecedores

Para fechar o ano com as contas em dia, um bom caminho é negociar com fornecedores melhores preços e condições, sempre atento ao que fica dentro da sua realidade.Com uma conversa transparente, é possível chegar a um acordo que garanta uma maior margem de desconto ou de prazos, que são importantes para dar o fôlego que a empresa precisa para não entrar no vermelho.Além disso, uma boa prática é: mesmo que seus fornecedores te ofereçam facilidades, compre apenas o suficiente. Não faz sentido gastar agora com coisas que você só vai vender (e lucrar) vários meses à frente.

Negocie com clientes e fornecedores

Já quanto aos clientes, aproveite o período de fim de ano para realizar uma ação de cobranças entre seus clientes inadimplentes. Se possível, ofereça descontos ou facilite o pagamento.Um bom argumento é sempre o crédito para novas compras de fim de ano, que ele recupera ao quitar suas dívidas.

6 – Planeje o ano seguinte

Mesmo que você esteja encerrando o ano no vermelho ou com menos folga do que gostaria, tente tirar algo positivo da experiência e utilizá-la a seu favor a partir de janeiro.Alinhe estratégias, organize seu planejamento tributário, reveja seus processos e coloque tudo no papel (ou na planilha) para orientar suas ações no ano seguinte.Mas é sempre bom lembrar que não basta ter as ações só no papel. Envolva sua equipe nas metas e trabalhe com disciplina e comprometimento durante todo o ano para que elas sejam alcançadas.Inclusive para isso, ter um bom software de gestão pode ajudar nesse controle e facilitar as avaliações periódicas.

Leia também:

Como aumentar a produtividades em escritórios de contabilidade

Um ano difícil, mas que deixa lições

É fato que este ano não foi fácil para os empresários. Mas ele deixa lições valiosas que podem resultar em uma melhor gestão no ano que vem.Se você conseguiu fechar o ano com as contas em dia, tem muito o que comemorar (você pertence a uma minoria). Se não conseguiu, use isso como aprendizado para o ano seguinte.Não tem segredo. Chegar ao fim do ano com as contas saudáveis requer controle de gastos e acompanhamento constante das finanças do negócio.E fazer esse acompanhamento se torna uma tarefa muito mais fácil quando você conta com um sistema de gestão de notas fiscais eficiente e moderno. Ter informações claras e precisas faz toda diferença na gestão financeira de todo negócio. Se você quer ter mais segurança e praticidade na emissão de suas notas e ainda contar com informações sempre à mão, conheça o sistema emissor da DIGISAN. Nós acreditamos tanto que você vai gostar, que te damos 7 dias para testar gratuitamente, e só então se decidir.

Solicite online seu teste grátis

Você também pode gostar

Voltar ao blog