Nota fiscal

Entenda as diferenças entre impressora fiscal e não fiscal

Você sabe as diferenças entre impressora fiscal e não fiscal? Cada equipamento possui diferenças que pode mudar totalmente a realidade da sua empresa

Você sabe a diferença entre impressora fiscal e não fiscal? Pode parecer que não, mas saber as especificações e características de cada equipamento pode facilitar muito na hora de fazer a sua escolha.

Neste post, você vai ver qual é a diferença entre os tipos de impressora, como funciona a impressão em cada uma e algumas considerações sobre qual opção é a mais vantajosa para o seu negócio. Preparado? Então, vamos lá!

Qual é a diferença entre a impressora fiscal e impressora não fiscal?

A impressora fiscal é a responsável por emitir o cupom fiscal em um estabelecimento comercial, isto é, o documento usado para comprovar a venda e garantir os direitos do consumidor. Seu grande diferencial é a segurança das informações e o registro fiscal.

Já a impressora não fiscal, pode ser usada para outras tarefas, como impressão de senhas, tickets para estacionamentos e principalmente emissão da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica - NFCe. Aqui, a principal vantagem é o baixo custo, já que os valores de impressoras fiscais podem sair mais caros.

Qual é o ponto mais relevante da impressora não fiscal? Se você disse “praticidade”, acertou. A instalação e manutenção são processos bem simples. A parte positiva da impressora fiscal, por outro lado, é sua tecnologia voltada a agilizar impressões de cupons fiscais. Nada como economizar um bom tempo na hora da emissão de documentos, não é?

Como funciona a impressão em cada impressora?

A impressora fiscal dispõe de uma Memória de Fita Detalhe, onde ficam salvas as informações de redução Z (fechamento de caixa) e redução X (relatório de vendas). Também é possível registrar os cancelamentos, as informações das transações e cópias dos cupons emitidos.

Geralmente, contam com um lacre que restringe o acesso às informações salvas na máquina, instalado por empresas credenciadas. Isso reduz a chance de sua empresa ser vitimada por golpes ou ter a privacidade violada.

A impressora não fiscal, por outro lado, não faz uso desse tipo de memória, nem de lacres de segurança. Isso porque seu uso tem uma relação maior com a emissão de comprovantes e senhas de atendimento, dispensando a necessidade de fiscalização como uma prioridade.

Quais são os benefícios de cada impressora?

Cada impressora conta com interessantes benefícios dependendo das prioridades do seu negócio. Vamos dizer que você atue no mercado varejista — que lida com alta frequência de vendas — e você vai precisar emitir cupons fiscais para manter a atividade regular.

Nesse caso, a opção que conta com mais benefícios para a segurança é a impressora fiscal. Por outro lado, se você gerencia uma clínica odontológica, vai precisar imprimir senhas para o atendimento na recepção e também vai precisar emitir a NFCe. Aqui, a impressora não fiscal é mais vantajosa.

Ok, vamos dizer que você avaliou bem os dois tipos de impressora e ainda tem dúvida sobre qual é a melhor para seu negócio. De forma geral, a tendência é que a impressora não fiscal seja a alternativa mais interessante. Isso porque a impressora fiscal está começando a cair em desuso, graças a obrigatoriedade da emissão da NFCe (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, a modalidade virtual que está substituindo o cupom fiscal).

Como você viu, existem várias diferenças entre impressora fiscal e não fiscal. Cada equipamento tem sua particularidade e é importante ficar antenado nas mudanças da lei para garantir as emissões de nota sejam regulares.

Não se esqueça de pesquisar bem antes de realizar a compra. Procure saber mais sobre valores, manutenção, facilidade de uso e outros pontos e funcionalidades.

E você? Já usou alguma dessas impressoras? Então, conte para a gente nos comentários como foi sua experiência!

[rock-convert-pdf id="817"]

Você também pode gostar

Voltar ao blog