Gestão de negócios

Cadastro de clientes: como fazer e gerir esses contatos

Um bom cadastro de clientes fornece informações importantes para criar estratégias para o seu negócio. Saiba como fazer o cadastro e aproveitá-lo de forma eficiente.

Se você atende a clientes, já deve ter ouvido falar - e até percebido na prática - que é mais fácil atrair do que manter compradores. Ter um bom relacionamento é a chave para  a fidelização e contar com um cadastro de clientes completo e atualizado pode te ajudar muito nessa tarefa.

Quando você registra informações sobre quem consome seu produto ou serviço, passa a ter conhecimento de quem é realmente o seu público e, assim, fica mais fácil elaborar estratégias direcionadas e eficazes para se comunicar com ele e aumentar suas chances de venda.

Por isso, mesmo que registrar dados de cliente por cliente te pareça uma atividade desgastante, inclua o cadastro em sua rotina, pois ele vai te trazer muitos benefícios. Neste artigo, vamos te mostrar como ter um cadastro eficiente e a melhor forma de utilizá-lo para aumentar suas vendas. 

Importância do cadastro de clientes

Pense no cadastro de clientes como uma ferramenta de gestão que te permite conhecer melhor o seu público e, dessa forma, atender melhor à demanda, reduzir custos de aquisição e ainda aumentar seu faturamento.

Ao avaliar os dados de quem compra seu produto ou serviço, você passa a entender o comportamento, os hábitos, os interesses e as preferências do cliente Com isso, é possível oferecer a ele um atendimento mais personalizado e aumentar o nível de satisfação. E. como você sabe, cliente satisfeito volta, compra mais e ainda indica a sua empresa.

Mesmo que pareça pouco, chamar o cliente pelo nome, lembrar da última compra e saber exatamente qual produto ele prefere faz toda a diferença para manter um bom relacionamento e, assim, fidelizar e conquistar novos compradores.

Nos últimos anos, essa estratégia ganhou tanta visibilidade que ganhou até um nome: Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento de Clientes, em uma tradução livre.

Veja, a seguir, algumas vantagens de ter um bom cadastro de clientes e como iniciar o seu próprio banco de dados.

Vantagens de cadastrar seus clientes

Conhecer seu público

Quem frequenta o seu estabelecimento? Quais são os produtos preferidos? Preferem pagar à vista ou parcelar? Essas são perguntas que precisam ser respondidas para você entender quem é sua clientela e o que ela espera de você. Leve em conta que públicos diferentes têm hábitos diferentes e, sem saber para quem você está vendendo, não há como definir quais são as necessidades.

Um cadastro de clientes fornece informações como dados pessoais, hábitos de consumo, aniversários, o que procuram e como gastam seu dinheiro. E você pode imaginar como isso é valioso para traçar um perfil mais confiável do seu cliente.

Conquistar clientes

A fidelização é uma grande vantagem do cadastro de clientes. Com as informações que você reúne, é possível trabalhar melhor o seu pós-venda e garantir que o cliente se sinta especial sempre que retornar.

Lembre-se que, com o cadastro, você pode conhecer as preferências dele e, inclusive, já conhecer o número de roupa ou sapato que usa, por exemplo, melhorando a experiência do consumidor em seu estabelecimento e aumentando as chances de que ele indique a sua empresa para novas pessoas.

Aumentar as vendas

Além de ampliar o número de clientes, o cadastro também contribui para que você venda mais para eles. Afinal, tendo os dados e preferências mapeados, é mais fácil fazer indicações e ofertas com maiores chances de fechar negócio.

Melhorar seu produto

O feedback dos clientes é uma ótima maneira de avaliar como sua empresa é vista. Muitas informações que seus compradores repassam podem te ajudar a saber como eles avaliam seu atendimento, a variedade de produtos (e qual deles é o preferido), sua estrutura e seus preços, além de outros fatores que podem fazer uma pessoa indicar ou não a sua empresa.

Passo a passo para fazer o cadastro de clientes

Entender a importância e as vantagens de ter um cadastro de clientes é o primeiro passo para incluí-lo em sua rotina. O próximo é colocar a mão na massa e iniciar o seu banco de dados e, para te ajudar, preparamos um passo a passo.

1. Defina quais dados vai coletar

Existem algumas informações básicas que precisam estar no seu cadastro de clientes, mas você pode aprofundar ainda mais e coletar dados específicos para o seu negócio. De forma geral, é importante que o cadastro inclua:

  • Nome completo (ou Razão Social e nome fantasia, se for empresa);
  • CPF ou CNPJ;
  • Data de aniversário ou fundação;
  • Endereço;
  • Dados de contato (telefone, e-mail, WhatsApp);
  • Profissão ou atividade econômica.

Se você vende para pessoa física, pode ainda incluir outros campos, como gênero, estado civil, se tem filhos, etc. Só tome cuidado para respeitar a privacidade do cliente e não ser invasivo em seus questionamentos.

Para rechear ainda mais o seu cadastro, inclua o histórico de compras do cliente, seus serviços e produtos preferidos, frequência e principais datas de compras, como ele costuma pagar, entre outras informações de interesses e hábitos.

2. Organize as informações

Agora que você já sabe quais dados vai coletar, inicie seu cadastro pelo que você já tem, reunindo informações com o setor financeiro, seus vendedores e outros bancos de dados que a empresa já tenha e concentre em um único local. 

Depois disso, inicie a coleta de novos dados implementando como rotina sempre que finalizar uma venda. Dessa forma, você consegue completar e ampliar seu cadastro, além de mantê-lo sempre atualizado.

3. Registre os dados

É claro que você pode registrar todas as informações que coletou em uma agenda ou formulário de papel, mas seria muito mais difícil manter tudo organizado e acessar os dados de forma prática, certo?

Para efetivamente iniciar seu cadastro, opte por um um software que permita a integração entre os dados que você lançar e os departamentos da empresa, o que vai possibilitar organizar, acessar e cruzar as informações com mais facilidade. Além disso, sistemas automatizados podem gerar relatórios que contribuem para você traçar padrões e, assim, conhecer melhor o perfil do seu cliente.

Aproveitamento dos dados

De nada adianta você ter um cadastro completo e atualizado se não souber o que fazer com ele. O objetivo de um cadastro de clientes é te ajudar a pensar em formas eficientes de aumentar sua clientela e, consequentemente, seu faturamento.

Veja, a seguir, algumas ideias para aproveitar as informações preciosas que você coletou em sua estratégia de vendas: 

Ofereça uma comunicação personalizada

Ter um cadastro de clientes permite que você segmente a comunicação  e fale de forma mais personalizada com eles. Separe-os por grupos de gênero, faixa etária ou interesses, por exemplo, e crie estratégias diferentes para cada um com cada um.

Informe novidades e promoções

Com os dados de contato e o histórico de compras dos seus compradores, divulgue ofertas e o lançamento de produtos ou serviços que combinem com outros que eles normalmente consomem, o que aumenta as chances de venda.

Melhore seu pós-venda

Faça contato após a compra e peça feedbacks  sobre a satisfação dos clientes. Registre tudo e, quando ele retornar, mostre que você lembra dele e de suas preferências. Enviar e-mails interessantes, oferecer brindes exclusivos ou convidá-lo para participar de alguma promoção especial são formas de encantar e fidelizar sua clientela.

Rotinas mais produtivas

Neste artigo, você viu como um cadastro de clientes pode enriquecer suas estratégias de venda e contribuir para aumentar seu faturamento. Mas, para mantê-lo sempre acessível e atualizado, é importante contar com um sistema automatizado, pois o trabalho manual, além de trabalhoso, pode levar a erros e comprometer o relacionamento com seu cliente.

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