Nota fiscal

Preciso ter um programa para emitir nota fiscal?

A emissão manual de notas fiscais sempre foi muito trabalhosa e sujeita a erros, além de dificultar a gestão dos documentos fiscais. Mas, quem não se dá muito bem com tecnologia pode abrir mão de um sistema emissor de notas fiscais? Descubra neste artigo.

Se você é um empreendedor ou está pensando em abrir um negócio próprio, sabe bem a importância de emitir notas fiscais. Afinal, é a nota fiscal que comprova a negociação de produtos ou serviços e garante a legalidade das transações comerciais. 

Mas, se você é daqueles que não se dão muito bem com a tecnologia, pode surgir a dúvida: será que é realmente necessário ter um programa de computador específico para emitir notas fiscais?

Neste artigo, vamos te mostrar como encontrar a melhor solução para atender às necessidades do seu empreendimento sem ferir a legislação fiscal moderna.

Posso emitir nota fiscal sem usar um sistema emissor de NF-e?

Então, sem rodeios, vamos logo à resposta para a sua dúvida. E ela é não.

Atualmente, não é permitida a emissão manual de notas fiscais. As notas manuais começaram a ser extintas em 2015, quando surgiu a nota fiscal eletrônica (NF-e) e, em 2018, a emissão de notas digitais passou a ser obrigatória para todas as empresas - inclusive as micro e pequenas.

Se a resposta não era bem o que você queria, fique tranquilo. Por mais que o uso de um programa para emitir suas notas fiscais pareça complexo, hoje em dia, há opções bastante descomplicadas no mercado, com interface intuitiva e que permitem que você emita notas mais rápido e com menos erros. 

A seguir, vamos te mostrar vários motivos para perder o medo da tecnologia e investir em um emissor de notas fiscais, além de te dar dicas para não errar na escolha.

Por que ter um programa para emitir nota fiscal?

Usar um sistema para emitir notas fiscais não é apenas uma exigência da legislação fiscal moderna. Com um software especializado, você tem uma série de vantagens, como:

Agilidade e eficiência

Com um programa emissor de notas fiscais você gera suas notas de forma automatizada, ganhando tempo e eficiência. A automação fiscal permite que o sistema memorize os dados de seus clientes, produtos e serviços e, assim, você não precisa digitar todas as informações novamente quando for emitir uma nota. Com o emissor da DIGISAN, por exemplo, é possível emitir uma nota fiscal em apenas 2 minutos. 

Além disso, o sistema envia automaticamente as notas para sua contabilidade e facilita o arquivamento dos arquivos XML para eventuais fiscalizações e para o seu controle como gestão.

Redução de erros

Como comentamos antes, emitir uma nota fiscal de forma manual sempre foi uma tarefa trabalhosa. Agora, imagine que seu volume de vendas exija a emissão de dezenas ou até centenas de notas fiscais por dia. Além do tempo para a emissão, o risco de erros seria muito grande.

Ao utilizar um programa para emitir as notas fiscais, você reduz as chances de falhas humanas, porque o sistema é automatizado. Além do preenchimento automático de dados salvos na memória, um software emissor também faz o cálculo de impostos automaticamente, te poupando de uma série de contas manuais.

Segurança

As regras fiscais e tributárias brasileiras mudam com muita frequência e acompanhar essas alterações não é fácil. Um sistema emissor de notas fiscais atualiza automaticamente as informações, garantindo que as notas sejam emitidas de acordo com a legislação e prevenindo dores de cabeça para você.

Além disso, a automação fiscal faz mais do que emitir notas. O software também armazena os documentos fiscais de forma segura, para que você possa acessá-los sempre que precisar apresentar à fiscalização ou fazer uma consulta.

Posso emitir gratuitamente uma nota fiscal?

Ok, você entendeu que precisa de um programa para emitir notas fiscais e quais as vantagens da automação, mas pode estar se perguntando: “Eu preciso pagar por um emissor ou posso usar um sistema gratuito?”.

Hoje em dia, alguns estados oferecem emissores gratuitos, mas você precisa saber que eles não contam com os mesmos recursos e têm limitações em relação a um sistema pago.

Além disso, há alguns riscos de usar um emissor de nota fiscal gratuito, como:

  • não conseguir respostas rápidas e eficientes se você precisar tirar dúvidas, pois os emissores gratuitos não contam com um suporte técnico acessível;
  • emitir notas com erros por falta de atualizações de segurança e correções de bugs;
  • perder arquivos, porque o emissor gratuito de NF-e não realiza backups;
  • ficar na mão na hora de emitir uma nota, pois os sistemas gratuitos podem apresentar instabilidade em seus servidores devido à alta demanda.

Então, respondendo à sua dúvida sobre a possibilidade de usar um emissor de notas fiscais gratuito, sim, é possível emitir notas com custo zero. No entanto, é preciso avaliar além do preço e considerar as necessidades do seu negócio antes de tomar uma decisão.

A seguir, vamos te dar algumas dicas para escolher um emissor de notas fiscais confiável e não ter dores de cabeça no futuro.

Como escolher um sistema emissor de nota fiscal?

Na hora de escolher um programa para emitir suas notas fiscais, é preciso levar em conta alguns fatores essenciais para ter um software adequado e que garanta conformidade legal e eficiência nas suas operações fiscais.

Para te ajudar a tomar uma decisão bem informada e escolher o emissor de nota fiscal que melhor atende às necessidades da sua empresa, temos algumas dicas abaixo:

  • Avalie o custo-benefício, analisando se o preço do sistema para emitir notas fiscais é compatível com os recursos que ele oferece e com as necessidades da sua empresa.
  • Observe se existe limite no número de notas fiscais a serem emitidas por dia ou mês;
  • Verifique a capacidade de backup e armazenamento, para evitar a perda de notas fiscais ou o comprometimento de dados;
  • Garanta que o software seja compatível com outros programas que você já utiliza para não ter problemas ou falhas na sua integração contábil; 
  • Confirme se o sistema oferece facilidade de acesso e suporte técnico especializado e disponível para tirar suas dúvidas o mais rápido possível.
  • Solicite um teste para verificar, na prática, como o programa funciona e se atende a todas as suas necessidades.

Na DIGISAN, você pode testar gratuitamente o nosso sistema emissor de notas fiscais por 7 dias e emitir notas com agilidade e segurança.  

O software da DIGISAN permite a emissão ilimitada de notas fiscais, cadastro de todos os seus clientes e envios instantâneos, com total proteção dos seus dados, pois as informações são armazenadas em nuvem e criptografadas. Clique no link abaixo e solicite o seu teste.

QUERO UM TESTE GRATUITO DO EMISSOR DE NOTAS FISCAIS DA DIGISAN!

Você também pode gostar

Voltar ao blog