O chamado marketing contábil consiste em uma série de estratégias que podem ser aplicadas por escritórios de contabilidade, visando otimizar a imagem, a percepção e os lucros do negócio.
Você certamente já ouviu expressões como “a propaganda é a alma do negócio” e “para ser notado é preciso ser visto”. Elas parecem meio óbvias e até um tanto ultrapassadas, mas de certa forma ainda fazem sentido.
Para ter um marketing eficiente em seu escritório contábil, o segredo está num bom planejamento e consistência na execução.
Acompanhe o artigo e descubra como algumas dicas podem ajudar seu escritório de contabilidade a se destacar no mundo digital.
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A comunicação é a base para termos relações bem-sucedidas em todas as áreas da nossa vida. Para oferecer serviços e soluções, o pensamento não poderia ser diferente. Afinal, você está lidando com seu público em todos os estágios da negociação.
Um dos objetivos de toda estratégia de marketing é fazer as marcas se comunicarem melhor com seu público, dar mais visibilidade a seus produtos e serviços, além de gerar sentimentos favoráveis ao negócio, como confiança e autoridade.
Conheça alguns dos benefícios de investir em marketing contábil:
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Dados do Conselho Federal de Contabilidade mostram que existem cerca de 359 mil contadores e escritórios registrados e em atividade no Brasil. Para se destacar em um meio tão disputado, ser visto e reconhecido é essencial.
Por meio do marketing contábil, estratégias são traçadas para tornar seu negócio presente em todos os canais que o seu público-alvo pode estar. Essas estratégias podem ser baseadas em aumentar a presença do seu escritório em redes sociais, otimizar seu site, criar e alimentar seu blog, dentre outros.
Ser visto é só o primeiro passo. A meta, na verdade, é que seu público-alvo percorra um caminho, que vai desde visualizar seu conteúdo, criar interesse por ele, acessar sua página/telefone/WhatsApp e contratar seus serviços.
Estratégias, como marketing de conteúdo e inbound marketing, se baseiam na produção de conteúdo para atrair o público e fazer com que a marca seja reconhecida como autoridade no seu nicho.
Pense e responda: com quem parece mais atrativo fazer negócio? Com aquele negócio anônimo, do qual você sabe quase nada, ou de uma marca conhecida, que você acessa o site e tem acesso a todas as informações?
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Após ser visto e reconhecido, o aumento de carteira de clientes se torna uma consequência natural. As pessoas passam a querer fazer negócio com seu escritório porque você oferece conteúdo de qualidade, entende seus anseios e mostra que sabe resolver problemas.
Tudo isso resulta em uma maior taxa de conversão e, por consequência, um maior número de clientes.
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Como conquistar novos clientes?
Ao contrário do que muita gente pensa, para começar uma estratégia de marketing não é necessário investir dinheiro ou ter um orçamento específico para isso. Para falar a verdade, com os conhecimentos certos, você só precisa do seu celular e de acesso à internet para começar.
Uma boa estratégia de marketing contábil deve levar em conta os objetivos, recursos e a realidade atual do negócio. E todas as ações precisam ser pautadas em números e métricas (indicadores de resultados).
Acompanhar esses indicadores e ir fazendo os devidos ajustes ao longo do tempo é o que vai garantir sempre a consciência das ações que estão sendo tomadas, os investimentos que estão sendo feitos e os resultados que estão sendo obtidos.
Agora que você já conhece os benefícios do marketing contábil, confira algumas dicas para construir um planejamento eficiente e personalizado para ser aplicado em seu escritório de contabilidade.
Para realizar um bom planejamento de marketing, é importante primeiro analisar e conhecer as reais condições do seu negócio.
Essa avaliação é importante para que você entenda o que seu escritório tem de bom e pode ser mostrado ao público, e o que pode melhorar.
Em quais áreas sua equipe se destaca? Quais tipos de informações especializadas seu escritório possui e podem ser mostradas ao público como um diferencial?
Você já sabe que o marketing digital se baseia em números, e um forte exemplo disso são os chamados KPIs (indicadores de performance, em inglês). Esses indicadores são formas de mensurar e avaliar o progresso e os resultados das estratégias implantadas.
Para estabelecer KPIs é importante que você defina primeiro quais os objetivos com aquela estratégia. É aumentar o número de clientes? Aumentar as visitas ao site? Fidelizar os clientes atuais?
Cada objetivo desse precisa ser analisado e transformado em números que possam ser acompanhados e servir como balizas para suas ações. Apenas tenha o cuidado de estabelecer metas realistas para seu negócio.
Você conhece o conceito de personas? Dentro do marketing, trata-se de uma representação semi-ficcional do seu “consumidor ideal”.
As personas são bem mais específicas que o chamado público-alvo. Elas têm nome, idade, profissão, hobbies e até mesmo uma foto. Quer um exemplo?
Se seu público-alvo são advogados entre 30-50 anos. Já sua persona pode ser o André, 32 anos, casado, dois filhos, empresário há pouco tempo, ainda sem muita experiência, precisando de um contato mais próximo com um contador.
Viu a diferença? A análise é mais profunda, se conectando com as dores dessa persona.
E como é que isso vai ajudar o seu negócio?
O consumidor hoje é bombardeado por serviços, produtos e informações por todos os lados. Por essa razão, ele se torna mais seletivo e exigente com as ofertas que recebe. Ao entender suas necessidades e se comunicar com ele numa linguagem adequada, as chances de sua empresa quebrar essa barreira são muito maiores.
Acertando nessa análise, você terá mais condições de fornecer algo muito próximo do que seu cliente deseja.
Com um bom conhecimento sobre seu negócio e suas personas definidas, agora é hora de analisar seu mercado. Como está o mercado de contabilidade na sua cidade? O que os seus concorrentes estão fazendo? Em que canais digitais eles estão (ou não estão)? Quais estratégias estão usando?
A análise de concorrência é uma ferramenta muito útil para todo planejamento de marketing, mas deve ser utilizada com cuidado. Conhecer seus concorrentes não significa copiar táticas dos outros nem entrar no leilão do preço para garantir mais clientes.
O bom marketing é feito produzindo conteúdos de valor a seu público, sendo mais consistente todos os dias e ir fazendo as adaptações necessárias, quando algo não estiver trazendo resultados.
A análise de mercado vai te ajudar a definir seu diferencial e, até mesmo, a optar por uma segmentação ou nicho de mercado.
Um relatório da TIC Domicílios de 2019 mostrou que cerca de 314 milhões de brasileiros estão conectados consistentemente à internet. A pandemia do coronavírus aumentou ainda mais esses números, disparando estatísticas e criando uma realidade onde praticamente tudo pode ser feito em “home office”, no conforto da sua casa, com o auxílio da internet.
Tudo isso torna o marketing digital uma ferramenta essencial para todos os negócios hoje em dia. É importante ter presença online, estar onde seu consumidor está, mas só isso, não basta.
A contabilidade pertence a um mercado tradicional. Muitos negócios e parcerias são estabelecidas através de conversas, indicações boca a boca, participação em eventos, e coisas do tipo.
Ao investir em marketing digital, não deixe de fora todo o potencial que essas estratégias "offline" têm para agregar a seu negócio.
O objetivo de toda empresa é proporcionar um bom serviço e deixar seus clientes satisfeitos. Essa é uma das bases para formar laços duradouros com seu público.
É após a prestação de serviço que o marketing contábil pode ser mensurado.
A regra é bem simples: um cliente feliz e satisfeito tem a tendência natural a voltar a fazer negócios com você. Clientes fiéis também têm maiores chances de fazer indicações e avaliar bem seus serviços.
Além disso, não adianta investir em uma divulgação incrível, se seu serviço não puder entregar os resultados prometidos. Por essa razão, é essencial entregar o melhor serviço possível.
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Como vimos neste artigo, fazer o seu marketing contábil é uma iniciativa que não pode ser deixada de lado. O potencial da internet para alavancar seu negócio é ilimitado.
No entanto, o bom serviço prestado ainda é o requisito principal para o sucesso de qualquer negócio. Para escritórios contábeis não é diferente. Afinal, não existe marketing bom com serviço ruim.
Uma das maneiras de otimizar seu atendimento aos clientes e agilizar suas transações contábeis é por meio da automatização de serviços.
Com a adoção, por exemplo, de um sistema integrado de emissão de notas fiscais, você garante mais segurança, acerto e agilidade nas suas transações e processos contábeis, podendo dedicar mais tempo a atender o cliente com toda a atenção que ele merece.
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