Nota fiscal

Emissor gratuito de NF-e é confiável? Tire todas as suas dúvidas!

Emissor gratuito de notas fiscais é mesmo confiável e será a melhor escolha? Neste artigo você tira todas as suas dúvidas!

A nota fiscal é um dos documentos contábeis mais importantes em qualquer empresa. E essa importância diz respeito a todos os envolvidos:

  • Para o cliente, garante a segurança de comprovar a transação e ter seus direitos garantidos.
  • Para o Fisco, assegura o cumprimento das obrigações legais.
  • Para sua empresa, é um dos principais documentos de controle fiscal e contábil.

Atualmente, o Sebrae disponibiliza um emissor de NF-e gratuito. Contudo, diante de todas as demandas e necessidades das empresas hoje em dia, ainda vale a pena confiar em um emissor gratuito?

Neste artigo, você vai conferir se um emissor gratuito de NF-e é mesmo confiável ou se você deveria buscar outras opções para as notas do seu negócio!

Emissor gratuito de NF-e é confiável?

Para responder a essa pergunta, é preciso levar em conta diversos aspectos, inclusive as necessidades do seu negócio.

Esse emissor surgiu para substituir o emissor gratuito da SEFAZ SP, descontinuado depois que as empresas migraram para emissores de notas fiscais pagos. A partir daí, o Sebrae ficou com a responsabilidade de manter essa ferramenta.

Por meio do emissor gratuito do Sebrae, você pode:

  • Emitir e administrar NF-e e CT-e.
  • Facilitar a assinatura de certificados digitais.
  • Cadastrar clientes e transportadoras.
  • Imprimir DACTE e DANFE.
  • Exportar arquivos no formato XML.

Esse emissor é a única opção gratuita, governamental, disponível hoje no mercado, sendo uma alternativa válida para microempresas, devido ao número reduzido de emissão e armazenamento de notas, dentre outras limitações.

Confira abaixo as principais limitações apontadas pelos empresários:

  1. Não calcula impostos.
  2. Não envia notas automaticamente.
  3. Não oferece um sistema de integração de gestão.
  4. Não faz backup automático.
  5. Suporte técnico demorado.
  6. Não oferece treinamento.
  7. Não oferece sistema de proteção criptografado para as informações.

Veja também:

Saiba agora mesmo como escolher o melhor emissor NF-e

A falta de automações

Sem a automatização de rotinas – como o cálculo de impostos e o envio imediato de notas para clientes e escritórios contábeis – e sem a integração de sistemas de gestão, o emissor do Sebrae requer muitas ações manuais do usuário. Isso aumenta o risco de falhas, esquecimentos e perda de documentos.

É verdade que os bancos de informação do sistema podem cadastrar certa quantidade de clientes. No entanto, é disponibilizado um espaço reduzido, além de que essas informações não são protegidas por um contrato formal de sigilo dos dados informados, bem como uma segurança criptografada.

Além disso, a falta de um sistema de backup automático em emissores gratuitos também potencializa essa vulnerabilidade, já que, na ocorrência de um ataque virtual à sua empresa, não existe garantia de que o sistema será capaz de recuperar os seus dados.

Saiba mais:

7 perguntas essenciais antes de escolher seu emissor de NF-e

Digisan: o melhor emissor de notas fiscais!

Neste artigo, você conheceu as principais características (e limitações) do principal emissor gratuito de NF-e disponível hoje no mercado. Como vimos, essa opção possui diversas limitações e carências, o que pode gerar perda de eficiência, comprometimento das informações, além do risco de prejuízos financeiros para seu negócio.

Felizmente, hoje existem opções mais seguras, completas e práticas para a emissão de suas notas fiscais. E uma das melhores é, sem dúvida, o emissor DIGISAN!

Nosso emissor digital é capaz de emitir notas fiscais e certificados digitais ilimitados, com velocidade até 5 vezes maior do que qualquer emissor gratuito.

Além disso, todas as suas informações são criptografadas e armazenadas em nuvem, ficando protegidas de criminosos virtuais e acessíveis a toda sua equipe, 24 horas por dia.

Saiba mais:

10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e

Para quaisquer problemas ou dúvidas com a plataforma, você pode contatar nossa equipe de suporte técnico, disponível por meio de chat, telefone e e-mail. Contamos com colaboradores treinados para te atender de maneira humanizada e inteligente, buscando resolver quaisquer problemas no menor tempo possível.

Outro grande diferencial no sistema da DIGISAN é a capacidade de armazenar especificações dos principais impostos e tributos (Cofins, PIS, ICMS) e calcular o valor exato a ser pago, possibilitando o envio automático para colaboradores e clientes.

A integração de sistemas também é garantida, possibilitando maior rapidez em todas as operações contábeis da sua empresa.

Queremos que você comprove por si mesmo todos os benefícios que a DIGISAN tem a oferecer. Por isso, oferecemos gratuitamente um teste de 7 dias da nossa ferramenta.

Não perca tempo e solicite online seu teste grátis!

Você também pode gostar

Voltar ao blog