Nota fiscal

Consulta de nota fiscal: sabe como funciona?

A consulta de nota fiscal é necessária em diversas situações. Saiba como ela funciona lendo este artigo!

A nota fiscal eletrônica é um dos documentos mais importantes para as empresas, hoje em dia. Além de ajudar na melhor gestão financeira do seu negócio, também é um item fundamental ao cumprimento de suas obrigações tributárias. Por isso, a consulta de nota fiscal é um processo comum em qualquer empresa, para conferência de dados.

Apesar disso, ainda existem empreendedores que não sabem como fazê-la. Com o tempo, isso pode levar a várias inconsistências nas declarações fiscais e financeiras do negócio, reduzindo seu controle e aumentando a chance de erros.

Quer aprender mais sobre as notas fiscais e como consultá-las? Então, acompanhe.

O que é e por que fazer a consulta?

De modo simples, a consulta de nota fiscal é quando você acessa o registro de NFe por meio da internet e confere todos os dados lançados. Mas, como acabamos de dizer, algumas pessoas não acham necessário fazer essa consulta, embora realizar esse processo garanta manter a autenticidade das informações que foram inseridas na nota fiscal.

Uma simples observação pode mostrar se há alguma situação irregular em seu negócio, ajudar a retificar dados e se proteger contra fraudes.

Como fazer a consulta de nota fiscal?

Agora que você entende a importância dessa consulta, é hora de aprender como fazê-la. Veja aqui um passo a passo para consultar suas NFes online.

Acesse o Portal Nacional do Sefaz com o DANFe em mãos

Primeiro, você deve visitar o portal do Sefaz. Lá, faça a inserção da chave de acesso correspondente à nota fiscal. Esse número terá 44 dígitos, que devem ser encontrados no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Apesar de ter as mesmas informações da nota fiscal, o DANFe não apresenta valor legal. Apenas serve para consulta.

Marque o código de Captcha

Para aqueles que não conhecem muito bem, um Captcha é uma ferramenta usada para distinguir se o acesso é realizado por uma máquina ou um ser humano. Para isso, ele apresenta uma imagem ou um som que contém um código, o qual você deve transcrever para o campo da senha. Como a máquina não “lê” o conteúdo da imagem nem identifica o som, apenas uma pessoa pode identificar o código certo.

Insira a resposta correta ou peça por um novo Captcha, caso não consiga identificá-lo corretamente. Ele será solicitado em todo acesso.

Consulte sua NFe

Por fim, basta verificar os dados da Nota Fiscal Eletrônica em questão. Os dados aparecem na tela e podem ser impressos, tendo valor oficial de contrato. Se você quiser acelerar essas consultas, uma solução possível é utilizar um sistema de gestão de NFe. Essa ferramenta registra automaticamente os códigos de acesso e captura as informações online para você.

Agora que você sabe como fazer a consulta de nota fiscal, é hora de começar a fazer suas verificações. Logo você verá como isso facilita bastante seu trabalho de manter o controle financeiro e fiscal da empresa.

E para ajudar um pouco mais com essa tarefa, confira também nosso artigo explicando como calcular o imposto de nota fiscal.

Leia também:

Como fazer a gestão de NF-e?

Você também pode gostar

Voltar ao blog